ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA
O policiamento é uma das atividades de Segurança Pública mais conhecida da sociedade, pois fica "exposta" pela apresentação constante dos seus agentes (policiais). Cabe ressaltar, entretanto, que a atividade de policiamento é muito mais complexa que apenas o posicionamento de agentes nas ruas, ou a abordagem de criminosos / suspeitos. As atividades de policiamento se consolidaram há séculos, principalmente com a diferenciação das polícias Administrativa e Judiciária, na França. Enquanto a primeira trabalhava com o policiamento preventivo, a segunda investigava e auxiliava o poder judiciário por intermédio da abertura de inquéritos. Por todo o relatado, expõe-se as seguintes assertivas:
I - A atividade de policiamento abarca não apenas a investigação e a repressão, mas também a prevenção e inteligência;
II - A atividade de policiamento pode ser dividida entre ações investigativas e repressivas, nas quais não há "exposição explícita" dos agentes, e ações ostensivas / repressivas nas quais os agentes trabalham expostos (muitas vezes uniformizados);
III - A atividade de policiamento é exercida pelas polícias, bombeiros e exército, e na falta do último, da guarda nacional.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
I, II e III;
Apenas II e III;
Apenas III;
Apenas I e II;
Apenas I e III;
Os modais são os meios de transporte disponíveis à sociedade de um país para transporte de mercadorias e, em alguns casos de pessoas. Um exemplo é o transporte "Dutoviário", que possui baixíssimo custo por km, mas que só transporta grandes volumes (ou não se paga o investimento inicial); apesar disso abarca distâncias médias e longas. Sabendo da definição dos modais, e do exemplo dado, leia com atenção a questão a seguir e faça o que se pede:
Marque a alternativa que apresenta algumas das características do transporte "Rodoviário":
Possui baixo custo unitário por km, transporta apenas pequenos volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui baixo custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta médios e grandes volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui alto custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
A sociedade faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.
As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral.
Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade e seus diversos grupos (a SCO) são limitados ou escassos. Como consequência, os bens e serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos se transformam em motivo de disputa. Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Como decorrência, surgem conflitos e disputa, pois, durante a apresentação de suas reivindicações os grupos tentam obter apoio de outros grupos, mas também sofrem oposição daqueles que têm outras reivindicações contrárias. O interesse público reflete as demandas e expectativas da sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas conseguir perceber, compreender e selecionar as diversas demandas. (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 6 - 7. Adaptado).
Da leitura do texto, depreende-se que:
I. Os conflitos e disputas são estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei e não colocarem em risco as instituições.
II. O interesse público se forma por meio da disputa de todos os grupos da Sociedade Civil Organizada (SCO).
III. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está voltado para o interesse público (ou seja, para o interesse da sociedade).
Estão corretas as afirmações.
- I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...).” Nesse contexto, o processo de política pública configura-se como um ciclo, cujo ponto de partida é um problema ou demanda social existente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta desse ciclo.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
No que diz respeito a políticas públicas, a Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, assim determina:
“I – Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ”
Considerando o ciclo das políticas públicas — definição de agenda, formulação, implementação e avaliação, qual fase do ciclo está contida no texto da Lei?
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
I, II e III;
Apenas II e III;
Apenas III;
Apenas I e II;
Apenas I e III;
Os modais são os meios de transporte disponíveis à sociedade de um país para transporte de mercadorias e, em alguns casos de pessoas. Um exemplo é o transporte "Dutoviário", que possui baixíssimo custo por km, mas que só transporta grandes volumes (ou não se paga o investimento inicial); apesar disso abarca distâncias médias e longas. Sabendo da definição dos modais, e do exemplo dado, leia com atenção a questão a seguir e faça o que se pede:
Marque a alternativa que apresenta algumas das características do transporte "Rodoviário":
Possui baixo custo unitário por km, transporta apenas pequenos volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui baixo custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta médios e grandes volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui alto custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
A sociedade faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.
As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral.
Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade e seus diversos grupos (a SCO) são limitados ou escassos. Como consequência, os bens e serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos se transformam em motivo de disputa. Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Como decorrência, surgem conflitos e disputa, pois, durante a apresentação de suas reivindicações os grupos tentam obter apoio de outros grupos, mas também sofrem oposição daqueles que têm outras reivindicações contrárias. O interesse público reflete as demandas e expectativas da sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas conseguir perceber, compreender e selecionar as diversas demandas. (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 6 - 7. Adaptado).
Da leitura do texto, depreende-se que:
I. Os conflitos e disputas são estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei e não colocarem em risco as instituições.
II. O interesse público se forma por meio da disputa de todos os grupos da Sociedade Civil Organizada (SCO).
III. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está voltado para o interesse público (ou seja, para o interesse da sociedade).
Estão corretas as afirmações.
- I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...).” Nesse contexto, o processo de política pública configura-se como um ciclo, cujo ponto de partida é um problema ou demanda social existente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta desse ciclo.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
No que diz respeito a políticas públicas, a Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, assim determina:
“I – Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ”
Considerando o ciclo das políticas públicas — definição de agenda, formulação, implementação e avaliação, qual fase do ciclo está contida no texto da Lei?
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
Possui baixo custo unitário por km, transporta apenas pequenos volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui baixo custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui médio custo unitário por km, transporta médios e grandes volumes, com uma grande variedade de cargas;
Possui alto custo unitário por km, transporta pequenos e médios volumes, com uma pequena variedade de cargas;
A sociedade faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.
As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral.
Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade e seus diversos grupos (a SCO) são limitados ou escassos. Como consequência, os bens e serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos se transformam em motivo de disputa. Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Como decorrência, surgem conflitos e disputa, pois, durante a apresentação de suas reivindicações os grupos tentam obter apoio de outros grupos, mas também sofrem oposição daqueles que têm outras reivindicações contrárias. O interesse público reflete as demandas e expectativas da sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas conseguir perceber, compreender e selecionar as diversas demandas. (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 6 - 7. Adaptado).
Da leitura do texto, depreende-se que:
I. Os conflitos e disputas são estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei e não colocarem em risco as instituições.
II. O interesse público se forma por meio da disputa de todos os grupos da Sociedade Civil Organizada (SCO).
III. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está voltado para o interesse público (ou seja, para o interesse da sociedade).
Estão corretas as afirmações.
- I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...).” Nesse contexto, o processo de política pública configura-se como um ciclo, cujo ponto de partida é um problema ou demanda social existente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta desse ciclo.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
No que diz respeito a políticas públicas, a Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, assim determina:
“I – Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ”
Considerando o ciclo das políticas públicas — definição de agenda, formulação, implementação e avaliação, qual fase do ciclo está contida no texto da Lei?
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
- I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...).” Nesse contexto, o processo de política pública configura-se como um ciclo, cujo ponto de partida é um problema ou demanda social existente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta desse ciclo.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
No que diz respeito a políticas públicas, a Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, assim determina:
“I – Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ”
Considerando o ciclo das políticas públicas — definição de agenda, formulação, implementação e avaliação, qual fase do ciclo está contida no texto da Lei?
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; percepção e definição das questões públicas; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
Percepção e definição das questões públicas; diagnóstico e desenho das possíveis soluções; produção de bens e oferta de serviços; análise de resultados e decisão sobre continuidade.
No que diz respeito a políticas públicas, a Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, assim determina:
“I – Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ”
Considerando o ciclo das políticas públicas — definição de agenda, formulação, implementação e avaliação, qual fase do ciclo está contida no texto da Lei?
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
Avaliação.
Formulação e avaliação.
Formulação.
Definição de agenda.
Implementação.
A Constituição de 1988 além de ter provocado grandes expectativas na população brasileira, também, marcou as políticas educacionais, pois seus artigos dispõem o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Sobre as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, é correto afirmar que:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, mesmo com todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas, as Políticas Educacionais Brasileiras não garantem a responsabilidade do Estado, na execução das políticas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, com base nos artigos da Constituição de 1988, reformulou leis para conduzir a educação brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e os Quatro Pilares da Educação do Século XXI: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, não são Políticas Educacionais para o século XXI (Unesco), mas sim sugestões da Constituição de 1988.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, não estabelece o agrupamento nos princípios de inclusão, Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, merece destaque, por seu caráter abrangente, somente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pois os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais, não são direcionados aos segmentos da educação.
A Constituição de 1988 marcou também as políticas educacionais brasileiras. Em seus artigos 205 e 214, firmou o compromisso do Estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade.
Com base nesta temática reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os artigos 205 e 214 da Constituição Federal nortearam a criação de uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
( ) As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
( ) Após a Constituição Federal de 1988 observamos uma lacuna na legislação brasileira sobre a educação pois nenhuma outra normativa foi criada para regulamentar este direito social.
( ) O conjunto de legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas deveria fortalecer as Políticas Educacionais Brasileiras e garantir a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
V,V,V,F
F,V,F,V
V,V,F,V
V,F,V,F
F,F,V,F
Ao conhecer a dimensão das Políticas Públicas educacionais nos âmbitos: federal, estadual e municipal, o gestor público compreende o processo de desenvolvimento da educação brasileira e se torna partícipe da construção de novas tendências, novos caminhos que acompanham a evolução e a prática social, em busca de uma educação de qualidade e para toda a sociedade. Com base nesta afirmação assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Por constituir-se em termo com amplos e diferentes significados, a palavra política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.
( ) Encontramos frequentemente expressões como “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”. Nos casos das expressões “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical” não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.
( ) As políticas públicas definem os rumos da educação e das possibilidades de formação do indivíduo para a vida coletiva, para o mundo do trabalho e para a construção do ser humano.
( ) O conceito de política está estreitamente ligado à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade, de um povo.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
Neste sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Por alicerçar-se na diversidade humana, numa perspectiva do direito para todos, podemos ainda afirmar que a política existe para administrar, organizar e regular o convívio também dos diferentes e não somente dos iguais, tanto nas questões individuais quanto nas questões que envolvem toda a sociedade, com toda a sua pluralidade.
( ) Podemos afirmar que a política é ciência do bem comum pautada, principalmente, na dignidade humana e na justiça social para todos. Daí, a importância da política como vertente de uma democracia em construção.
( ) A concepção de política como algo que nasce para organizar, administrar, estabelecer diretrizes, assegurar o rumo das decisões em favor da vida e da liberdade humana, de forma a assegurar o bem comum é imprescindível para a gestão pública eficiente.
( ) É de grande importância para a gestão pública, o conhecimento sobre as políticas públicas e sobre os papéis do Estado e do cidadão que vive as consequências da política na vida individual e coletiva.
( ) O conceito de política distancia cada vez mais à arte de governar, de gerir os rumos de uma cidade e de um povo quando se almeja uma democracia.
A sequência correta é:
F,V,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V