ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA


A sociedade faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as deman­das da população.

As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públi­cos por meio de grupos organizados, no que se denomina de So­ciedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui sindicatos, entidades de representação empresarial, asso­ciação de moradores, associações patronais e ONGs em geral.

Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade e seus diversos grupos (a SCO) são limitados ou escas­sos. Como consequência, os bens e serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos se transformam em motivo de disputa. Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Como decorrência, surgem conflitos e disputa, pois, durante a apresentação de suas reivindicações os grupos tentam obter apoio de outros grupos, mas também sofrem oposição daqueles que têm outras reivindicações contrá­rias. O interesse público reflete as deman­das e expectativas da sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas conseguir perceber, compreender e selecionar as diversas demandas. (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 6 - 7. Adaptado).

 

Da leitura do texto, depreende-se que:

 

I. Os conflitos e disputas são estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei e não colocarem em risco as instituições.

II. O interesse público se forma por meio da disputa de todos os grupos da Sociedade Civil Organizada (SCO).

III. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está vol­tado para o interesse público (ou seja, para o interesse da socie­dade).

 

Estão corretas as afirmações.

 

 




    1. I, apenas.


    2.  
  • I, II e III.

  • II e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • II, apenas.