ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA
A sociedade faz solicitações (pedidos ou demandas) para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.
As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada (SCO), a qual inclui sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral.
Os recursos para atender a todas as demandas da sociedade e seus diversos grupos (a SCO) são limitados ou escassos. Como consequência, os bens e serviços públicos desejados pelos diversos indivíduos se transformam em motivo de disputa. Assim, para aumentar as possibilidades de êxito na competição, indivíduos que têm os mesmos objetivos tendem a se unir, formando grupos. Como decorrência, surgem conflitos e disputa, pois, durante a apresentação de suas reivindicações os grupos tentam obter apoio de outros grupos, mas também sofrem oposição daqueles que têm outras reivindicações contrárias. O interesse público reflete as demandas e expectativas da sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas conseguir perceber, compreender e selecionar as diversas demandas. (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 6 - 7. Adaptado).
Da leitura do texto, depreende-se que:
I. Os conflitos e disputas são estímulos a mudanças e melhorias na sociedade, se ocorrerem dentro dos limites da lei e não colocarem em risco as instituições.
II. O interesse público se forma por meio da disputa de todos os grupos da Sociedade Civil Organizada (SCO).
III. Quando o governo busca atender as principais (na sua percepção) demandas recebidas, diz-se que ele está voltado para o interesse público (ou seja, para o interesse da sociedade).
Estão corretas as afirmações.