EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS
O modelo de gestão participativa requer do gestor conhecimento, capacidade, flexibilidade, organização, integração, dentre outras habilidades, além disso, a intencionalidade é fundamental para a projeção e execução dos objetivos no rumo em que se deseja alcançar. Assim sendo, o processo de gestão participativa requer do administrador uma postura de liderança em que o envolvimento com as partes interessadas ocorra de maneira colaborativa, não impositiva, há maior valorização com o coletivo. A Gestão Participativa tem sua origem na administração, e traz como concepção a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo, tanto no compartilhamento de decisões e méritos, quanto nas responsabilidades. Essa prática evidencia:
I) o aumento do comprometimento de toda a equipe, uma vez que todos são responsáveis pelos processos.
II) a hierarquização da gestão para determinação de tarefas e responsabilidades durante os processos.
III) o envolvimento inicial das equipes operacionais como forma de envolver os demais colaboradores nos processos.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Felipe, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Essa política do laboratório possibilita ao colaborador compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Felipe a respeito da prática organizacional denominada de empowerment é caracterizada por:
Centralização do líder e autonomia dos liderados.
Descentralização e autonomia.
Gestão participativa e comunicação vertical.
Centralização e comunicação horizontal.
Gestão participativa e heteronomia.
Fonte: https://coodesh.com/blog/candidates/metodologias/design-thinking-abordagem-focada-no-processo-criativo/
O design thinking é uma abordagem caracterizada por um conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de estratégias nos mais diversos ambientes. Com foco no ambiente orgnanizacional, essa abordagem pode contribuir para projetos inovadores (Jéssica Rossi et al , 2021). Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. Analise as seguintes assertivas.
I) A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II) Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III) Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I, II, III.
I e II, apenas.
Segundo Zimerman ( 1997), o ser humano é social por natureza e somente existe e subsiste em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Os grupos passam por um processo evolutivo, que segundo Chiavenato é constituído pelas fases de Formação, tormenta, normalização e desempenho. Analise as seguintes assertivas:
I) No estágio desempenho, o grupo transfere o esforço voltado à compreensão mútua dos seus membros para o cumprimento de tarefas.
II) Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.
III) O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.
IV) O estágio normatização é caracterizado principalmente pela falta total de sentido de identidade coletiva e de camaradagem e, por isso, regras, normas e padrões de comportamento são colocados, visando a ordenar o funcionamento do grupo.
A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta:
todas alternativas estão corretas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.
A área denominada "Eu Fechado" inclui
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Felipe, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Essa política do laboratório possibilita ao colaborador compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Felipe a respeito da prática organizacional denominada de empowerment é caracterizada por:
Centralização do líder e autonomia dos liderados.
Descentralização e autonomia.
Gestão participativa e comunicação vertical.
Centralização e comunicação horizontal.
Gestão participativa e heteronomia.
Fonte: https://coodesh.com/blog/candidates/metodologias/design-thinking-abordagem-focada-no-processo-criativo/
O design thinking é uma abordagem caracterizada por um conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de estratégias nos mais diversos ambientes. Com foco no ambiente orgnanizacional, essa abordagem pode contribuir para projetos inovadores (Jéssica Rossi et al , 2021). Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. Analise as seguintes assertivas.
I) A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II) Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III) Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I, II, III.
I e II, apenas.
Segundo Zimerman ( 1997), o ser humano é social por natureza e somente existe e subsiste em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Os grupos passam por um processo evolutivo, que segundo Chiavenato é constituído pelas fases de Formação, tormenta, normalização e desempenho. Analise as seguintes assertivas:
I) No estágio desempenho, o grupo transfere o esforço voltado à compreensão mútua dos seus membros para o cumprimento de tarefas.
II) Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.
III) O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.
IV) O estágio normatização é caracterizado principalmente pela falta total de sentido de identidade coletiva e de camaradagem e, por isso, regras, normas e padrões de comportamento são colocados, visando a ordenar o funcionamento do grupo.
A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta:
todas alternativas estão corretas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.
A área denominada "Eu Fechado" inclui
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
Centralização do líder e autonomia dos liderados.
Descentralização e autonomia.
Gestão participativa e comunicação vertical.
Centralização e comunicação horizontal.
Gestão participativa e heteronomia.
Fonte: https://coodesh.com/blog/candidates/metodologias/design-thinking-abordagem-focada-no-processo-criativo/
O design thinking é uma abordagem caracterizada por um conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de estratégias nos mais diversos ambientes. Com foco no ambiente orgnanizacional, essa abordagem pode contribuir para projetos inovadores (Jéssica Rossi et al , 2021). Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. Analise as seguintes assertivas.
I) A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II) Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III) Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I, II, III.
I e II, apenas.
Segundo Zimerman ( 1997), o ser humano é social por natureza e somente existe e subsiste em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Os grupos passam por um processo evolutivo, que segundo Chiavenato é constituído pelas fases de Formação, tormenta, normalização e desempenho. Analise as seguintes assertivas:
I) No estágio desempenho, o grupo transfere o esforço voltado à compreensão mútua dos seus membros para o cumprimento de tarefas.
II) Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.
III) O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.
IV) O estágio normatização é caracterizado principalmente pela falta total de sentido de identidade coletiva e de camaradagem e, por isso, regras, normas e padrões de comportamento são colocados, visando a ordenar o funcionamento do grupo.
A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta:
todas alternativas estão corretas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.
A área denominada "Eu Fechado" inclui
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I, II, III.
I e II, apenas.
Segundo Zimerman ( 1997), o ser humano é social por natureza e somente existe e subsiste em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Os grupos passam por um processo evolutivo, que segundo Chiavenato é constituído pelas fases de Formação, tormenta, normalização e desempenho. Analise as seguintes assertivas:
I) No estágio desempenho, o grupo transfere o esforço voltado à compreensão mútua dos seus membros para o cumprimento de tarefas.
II) Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.
III) O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.
IV) O estágio normatização é caracterizado principalmente pela falta total de sentido de identidade coletiva e de camaradagem e, por isso, regras, normas e padrões de comportamento são colocados, visando a ordenar o funcionamento do grupo.
A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta:
todas alternativas estão corretas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.
A área denominada "Eu Fechado" inclui
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
todas alternativas estão corretas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.
A área denominada "Eu Fechado" inclui
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.
coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.
nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.
nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.
A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.
PORQUE
II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Estudiosos da Teoria Comportamental sobre liderança argumentam que não existem características capazes de identificar exclusivamente um líder. Segundo essa Teoria, os líderes podem ser formados a partir de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais. Nesse caso, admite-se que a liderança possa ser exercida por pessoas dispostas a aprender e colocar em prática habilidades e competências de líderes. Como dizem Marinho e Oliveira (2005), o foco deixa de ser quem o líder é para ser o que o líder faz! ( Carvalho, G, et al, 2018). Os estilos de liderança democrática, liberal e autoritária são enquadrados nessa teoria comportamental.
Analise as seguintes assertivas sobre esses estilos:
I) No estilo liberal de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado pelo líder, o qual define regras e comanda a equipe, exercendo o seu papel de maneira solitária, recompensando e punindo comportamentos da equipe.
II) Na liderança democrática, o líder é permissivo, passivo, deixando em aberto o seu papel e concedendo total autonomia aos membros de sua equipe.
III) No sistema democrático de liderança, tanto o líder como os liderados participam da tomada de decisões em igualdade de condições.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
II, apenas.
I, II, III.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)
Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.
PORQUE
II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A LIDERANÇA é uma competência milenar, instalada sempre que há um agrupamento humano, independente da atividade desenvolvida. Observem os contextos em que fazemos parte: sempre há alguém liderando um almoço familiar, um aniversário, a limpeza doméstica, etc. Existem definições e correntes teóricas que explicam a liderança nos diversos contextos. Ela pode ser compreendida como um processo, uma interação ou influência entre as pessoas.
Analise as seguintes assertivas sobre o papel de um líder no ambiente organizacional:
I) Um dos papéis executados por um líder é o recrutamento de pessoas, cuja atribuição é captar candidados de acordo com o perfil de determinado cargo.
II) Na política de desenvolvimento e treinamento, cabe ao líder executar ou participar do treinamento, enfatizando a importância das atividades e aplicação no dia a dia de trabalho dos funcionários.
III) Uma função essencial do líder é atuar na gestão estratégica de pessoas com atividades funcionais exclusivas de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.