EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS
Para Chiavenato (2014), a “Gestão de Pessoas” pode assumir vários significados: a) um conjunto de políticas e práticas ligadas às pessoas; b) uma função administrativa ligada ao recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e avaliação de pessoas; c) um conjunto de decisões sobre relações de emprego; d) um conjunto de atividades, como agregar, aplicar, desenvolver pessoas, visando competência e competitividade; e) uma construção de talentos por meio de um conjunto integrado de processos organizacionais. Na Gestão de Pessoas, o líder:
I) Elabora, monitora e atualiza o plano de cargos e salários da empresa, garantindo a concessão de salários justos e equilibrados com o mercado e com os demais cargos da empresa.
II) Avalia a curto, médio e a longo prazo as atividades realizadas e seus impactos no trabalho, na produtividade e desempenho organizacionais.
III) Planeja o processo de avaliação de desempenho, analisa os resultados obtidos, realiza entrevistas devolutivas ou feedbacks aos avaliados, reforçando ou punindo, conforme o desempenho obtido e traçando planos de melhoria e aprimoramento do funcionário.
Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: