EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA


 

Observe a imagem a seguir:

Fonte: Sato e Fugimori, 2015.

 

Considerando a idade gestacional em semanas e o índice de massa corporal, temos a distribuição normal destacado em cinza. Com relação ao gráfico, leia atentamente as afirmativas:

 


  1. A distribuição normal não auxilia a determinação do peso ideal da gestante.

A gestante está obesa, com peso acima do normal esperado.


A gestante esteve com peso normal e depois acima do esperado.


A gestante está com bom o peso abaixo do esperado.


A gestante está com peso dentro da normalidade.

 

Muitas pessoas que trabalham na área de vendas já podem ter ouvido falar na profissão de propagandista médico, interessando-se pelos benefícios que esta oferece. Mais que simplesmente vender, o propagandista médico representa comercialmente o laboratório para o qual trabalha. Desenvolve uma relação próxima com seus clientes e entende profundamente sobre o que está vendendo. Ele lida com um mercado em constante inovação e expansão e é a profissão indicada para pessoas dinâmicas, independentes e que querem ganhar mais e em melhores condições.

 

Fonte: Site consultado: https://blog.bmarking.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-o-vendedor-e-o-propagandista-medico/ Acesso em: 24 jun. 2020.

 

Um estudo sobre desempenho dos propagandistas farmacêuticos em hospitais de uma grande cadeia de varejo foi planejado. Para descrever o perfil dos funcionários, houve a necessidade de realização da amostragem, sendo adicionados ao estudo homens e mulheres. Foi realizado o sorteio ao acaso, onde considerou que a cada três propagandistas, homem ou mulher, que entravam no hospital, o quarto era contabilizado para amostragem. Esse modelo segue o tipo de amostragem:

 


Amostragem estratificada


Amostragem não probabilística


Amostragem sistemática


Amostragem por conglomerados


Amostragem aleatória simples

 

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. 

É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.

 

Fonte: Ministério da saúde. 2020. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-transmitidas-por-alimentos Acesso em: 26 jun. 2020.

 

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. O surto é uma variação atípica de distribuição temporal da doença, caracterizada pelos casos relacionados entre si em uma mesma área geográfica.

II. Os indicadores de saúde estão relacionados com parâmetros de doença, como mortalidade e morbidade, mesmo que seja apenas um caso para DTA.

III. A frequência e distribuição de doenças no espaço e tempo procura fornecer subsídios par ao planejamento e ações em saúde, com medidas pontuais no local de contaminação em DTA.

 

Estão corretas as afirmativas:

 


I e II estão corretas


I, II e III estão corretas


II apenas


II e III estão corretas


I apenas

 

Com o início da Pandemia de Covid19, todos os países organizaram suas vigilâncias em saúde e sistemas de notificação para conhecer a distribuição desta doença e organizar seus sistemas de saúde. A doença causada pelo Novo Coronavírus é de notificação compulsória no Brasil e foi especialmente construída, em 2020, uma plataforma on line do Ministério da Saúde brasileiro para esta notificação. Os sistemas de notificação são as principais fontes de dados e informações que alimentam os Sistemas de Vigilância Epidemiológica.

 

Fonte: Ministério da saúde. Coronavírus. 2020. Site consultado: saúde.gov.br Acesso em: 20 jun. 2020.

 

Assinale a alternativa que contém os critérios para incluir uma doença nas listas de notificação:

 


Doenças raras.


Agravos listados no Regulamento Sanitário Internacional.


Agravos genéticos de baixa incidência.


Doenças crônicas severas, de alta relevância social e econômica.


Doenças com baixo potencial de disseminação.

 

Observe o mapa de Kenel referente a quantidade de casos de Leishmaniose visceral no Estado de São Paulo:

Fonte: Cardim et al., 2016.

Leia atentamente as afirmativas:

 

  1. A quantidade de casos descrita por diferenças de cores permite identificar a progressão geográfica da doença
  2. A rodovia Marechal Rondon foi a porta de entrada da Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo
  3. Verificar geograficamente as cidades de Araçatuba e Bauru permite impor medidas de prevenção mais efetivas

 

São corretas as afirmativas:

 


II e III, apenas


I e III, apenas


I, apenas.


I, II e III, apenas


I e II, apenas

 

“A mobilização nacional de vacinação contra sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, termina no dia 13 de março. Dados preliminares apontam que, a partir do início da ação (10/2) até o dia 2 de março, foram vacinadas 28.783 pessoas nessa faixa etária. Este é o número informado, até o momento, pelas secretarias estaduais de saúde. Nesta terceira etapa, a meta é vacinar 3 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, em janeiro, até o dia 02 de março, 99,6 mil pessoas receberam a vacina. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério da Saúde enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos Estados. ”

 

Fonte: Ministério da Saúde. Site consultado: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46481-criancas-e-jovens-tem-ate-13-03-para-se-vacinar Acesso em: 20 jun. 2020.

 

De acordo com o modelo de prevenção das doenças desenvolvido por Leavell e Clark, o programa de vacinas com campanhas para vacinação contra Sarampo é uma ação de:

 


promoção da saúde


prevenção secundária


prevenção terciária                


prevenção quaternária


prevenção primária                 

 

“A epidemia em curso pelo SARS-COV-2 deve ser entendida no contexto atual do impacto dos fenômenos que envolvem as inter relações do homem com a natureza, e a oportunidade para avaliar e compreender as necessidades para alcançar uma Saúde Única com abordagem da relevância das interações entre saúde ambiental, animal e humana como elemento chave para muitas doenças emergentes. ”

Fonte: Chaves TSS, Bellei N. SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma re exão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógeno. Rev Med (São Paulo). 2020 jan.-fev.;99(1):i-iv. Site consultado: https://core.ac.uk/download/pdf/288188626.pdf Acesso em: 20 jun. 2020.

 

Com relação à Saúde Única, é correto afirmar:

 


Não existem barreiras à criação de serviços de saúde voltados para a Saúde Única, que são tradicionalmente realizados por setores individuais com pouca ou nenhuma colaboração ou interação entre eles.


Melhora em nível mundial a saúde humana por meio da colaboração dos profissionais de saúde, especialmente médicos e médicos veterinários, sem reflexos na saúde dos animais.


É um conceito ampliado para abranger a exploração dos ecossistemas para o bem da saúde humana, dos animais domésticos e selvagens.


Tem entre seus fins a segurança alimentar, inspeção sanitária, resistência antimicrobiana, mudança climática e ligação animal-humanos.


São facilitadores da promoção da Saúde Única o orçamento restrito, incapacidade institucional e diferenças culturais, comunicação limitada de informação, ausência de visão compartilhada e falta de incentivo ao trabalho horizontalmente.

 

“As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas, sendo essenciais para definir o tipo de distribuição estatística”.

 

Fonte: Pós-graduando. Variáveis quantitativas e qualitativas. 2012. Site consultado: https://posgraduando.com/as-variaveis-quantitativas-e-qualitativas-e-os-testes-estatisticos/ Acesso em: 24 jun. 2020.

 

Considerando as variáveis e suas distribuições:

I. Variáveis numéricas discretas consideram números inteiros e contínuas utilizam escala de números fracionários.

II. Variáveis numéricas discretas são utilizadas para distribuições Binomial e Poisson

III. Variáveis qualitativas discretas são aplicadas para distribuição Qui-quadrado e Normal.

 

São verdadeiras as afirmativas:

 


II, apenas


III, apenas


I e II, apenas


II e III, apenas


I, apenas

 

O gráfico demonstra as taxas de mortalidade de adolescentes envolvidos em acidentes de trânsito ao longo dos meses, entre os anos de 1990 a 1994.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. 1997. Taxas de mortalidade por acidentes de trânsito entre adolescentes de 10 a 19 anos. 1997. Site consultado: https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/1997.v1n5/389-398/ptAcesso em: 20 jun. 2020.

 

De acordo com o gráfico, podemos dizer melhor tipo de gráfico para verificar a possibilidade de correlação ou não é o gráfico de:

 


Setores


Barras


Colunas


Linhas


Dispersão

 

O politrauma, a ingestão de corpo estranho e a intoxicação exógena são exemplos de acidentes de causas evitáveis, que exigem medidas preventivas por parte dos cuidadores destas crianças. A equipe de enfermagem tem um papel primordial na promoção e prevenção dos fatores de risco relacionados a estes acidentes, devendo prestar um cuidado singular centrado na família, mediado pelas ações de educação em saúde.

 

Fonte: Arrué AM, Neves ET, Buboltz FL. Demanda de um pronto-socorro pediátrico: caracterização dos atendimentos de enfermagem. Rev enferm UFPE on line., Recife, 7(4):1090-7, abr., 2013.

 

Um estudante estagiário de enfermagem foi realizar um estudo investigativo sobre quais pessoas procuravam atendimento pediátrico. Sobre a amostragem realizada por este estudante, leia atentamente as afirmativas:

 

I. O estudante abordou todos os seus colegas da faculdade que entravam no pronto atendimento.

II. O estudante ficou na única porta de entrada do pronto atendimento abordando todos os seus conhecidos.

III. O estudante ficou na única porta de entrada do pronto atendimento e cada 12 pessoas que entravam, eu abordava uma.

São exemplos de amostragem não probabilística os itens:

 


I, apenas


I e II, apenas


II, apenas


II e III, apenas


III, apenas

Páginas: 1234