EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA


 

“A epidemia em curso pelo SARS-COV-2 deve ser entendida no contexto atual do impacto dos fenômenos que envolvem as inter relações do homem com a natureza, e a oportunidade para avaliar e compreender as necessidades para alcançar uma Saúde Única com abordagem da relevância das interações entre saúde ambiental, animal e humana como elemento chave para muitas doenças emergentes. ”

Fonte: Chaves TSS, Bellei N. SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma re exão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógeno. Rev Med (São Paulo). 2020 jan.-fev.;99(1):i-iv. Site consultado: https://core.ac.uk/download/pdf/288188626.pdf Acesso em: 20 jun. 2020.

 

Com relação à Saúde Única, é correto afirmar:

 




  • Não existem barreiras à criação de serviços de saúde voltados para a Saúde Única, que são tradicionalmente realizados por setores individuais com pouca ou nenhuma colaboração ou interação entre eles.

  • Melhora em nível mundial a saúde humana por meio da colaboração dos profissionais de saúde, especialmente médicos e médicos veterinários, sem reflexos na saúde dos animais.

  • É um conceito ampliado para abranger a exploração dos ecossistemas para o bem da saúde humana, dos animais domésticos e selvagens.

  • Tem entre seus fins a segurança alimentar, inspeção sanitária, resistência antimicrobiana, mudança climática e ligação animal-humanos.

  • São facilitadores da promoção da Saúde Única o orçamento restrito, incapacidade institucional e diferenças culturais, comunicação limitada de informação, ausência de visão compartilhada e falta de incentivo ao trabalho horizontalmente.