EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA


 

“A mobilização nacional de vacinação contra sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, termina no dia 13 de março. Dados preliminares apontam que, a partir do início da ação (10/2) até o dia 2 de março, foram vacinadas 28.783 pessoas nessa faixa etária. Este é o número informado, até o momento, pelas secretarias estaduais de saúde. Nesta terceira etapa, a meta é vacinar 3 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, em janeiro, até o dia 02 de março, 99,6 mil pessoas receberam a vacina. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério da Saúde enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos Estados. ”

 

Fonte: Ministério da Saúde. Site consultado: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46481-criancas-e-jovens-tem-ate-13-03-para-se-vacinar Acesso em: 20 jun. 2020.

 

De acordo com o modelo de prevenção das doenças desenvolvido por Leavell e Clark, o programa de vacinas com campanhas para vacinação contra Sarampo é uma ação de:

 




  • promoção da saúde

  • prevenção secundária

  • prevenção terciária                

  • prevenção quaternária

  • prevenção primária