ENADE - FORMAÇÃO GERAL


A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.

“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.

 

(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)

 

Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.

 

I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.

II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.

III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.

IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.

 

É correto o que se afirma em:


II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir.

 

O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com

hospitalizações

 

“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana.  Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.

 

Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.

 

O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.

 

PORQUE

 

II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

TEXTO 1

 

A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.

 

TEXTO 2

 

Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.

 

RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).

 

Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.

 

A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo. A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19. Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais. Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.

 

É correto o que se afirma em:


III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.

“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”. 

(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)

 

Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.

 

Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro. As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia. Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.

 

É correto o que se afirma em


I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.

 

(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)

 

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

 

I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.

II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.

III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.

IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.

A maioria dos relatos da mídia sobre os efeitos no emprego da pandemia de COVID-19 se concentrou na possibilidade de demissões e nas consequências financeiras para os funcionários. Houve menos discussões sobre o que acontece com os trabalhadores que não são demitidos oficialmente, mas cujos contratos não são renovados, cujas horas são reduzidas a zero ou cuja agência de emprego simplesmente lhes pede desculpas, dizendo não haver mais trabalho disponível. Dependendo do país, o trabalhador pode não estar coberto pelo seguro-desemprego ou outras proteções essenciais, como licença médica remunerada”.

(Disponível em: , publicado em 20/03/2020)

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), além da exposição de dificuldades de governos e sistemas de saúde ao redor do mundo, outra questão se tornou evidente: o problema da vulnerabilidade dos trabalhos informais e terceirizados.

PORQUE

II) Nas últimas décadas, em todo o mundo, houve um aumento significativo do número de pessoas ocupadas em trabalhos classificados como autônomos, além de temporários e outras formas de subcontrato, sem proteção de nenhuma forma de seguridade social.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. Sobre os objetivos do ENADE analise as opções a seguir:

Aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Aferir o desempenho dos estudantes em relação às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Aferir o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Os dados, além de servirem de base para o desempenho pessoal, também são utilizados pelo governo para definir políticas públicas educacionais.

 

Marque a alternativa correta:


Apenas a opção II constitui objetivo do Enade.
As opções I, II e III constituem objetivos do Enade
Apenas as opções II e III constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e II constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e III constituem objetivos do Enade.

Texto 1

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.

 

OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

 

Texto 2

As cidades de que trata o caput deste artigo devem elaborar plano de rotas acessíveis, compatível com o plano diretor no qual está inserido, que disponha sobre os passeios públicos a serem implantados ou reformados pelo poder público, com vistas a garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes, inclusive as que concentrem os focos geradores de maior circulação de pedestres, como os órgãos públicos e os locais de prestação de serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, correios e telégrafos, bancos, entre outros, sempre que possível de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros.     

 

BRASIL. Lei 10.257, de 10 julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília, 10 jul. 2001.

 

Considerando os textos acima com as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

 

É correto o que se afirma em


I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.

O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.

[...] A pandemia também revelou o risco da confiança nas cadeias globais de produção e fez ressurgir o protecionismo. Antes mesmo da crise do coronavírus, o governo Trump já promovia uma guerra comercial contra a China, cujo objetivo era o “desacoplamento” das duas economias que funcionaram como motor do crescimento global nas últimas décadas. As dificuldades práticas dessa meta ficaram óbvias quando a China se viu obrigada a interromper a produção, paralisando as cadeias globais.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.

 

Conforme o texto a pandemia do coronavírus fez ressurgir o protecionismo. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra com prioridade para a compra da produção interna.    Em relação ao protecionismo é correto afirmar.

 

O protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros. O protecionismo pratica a taxação mais elevada sobre os produtos importados. O protecionismo se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de Barreiras fitozoossanitárias.

 

É correto o que se afirma em:


III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.

As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social.

 

Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.

 

I. As perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.

 

PORQUE

 

II. Os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Páginas: 123