DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


A criança por si só já representa a ação em movimento. Dessa forma, precisamos nos preocupar constantemente com as diferentes estratégias que contribuem para o seu desenvolvimento, sem atropelar as especificidades que lhes são próprias. E assim, compreender a relação entre a prática pedagógica e a psicomotricidade.

 

Considerando o fragmento acima apresentado analise o seguinte enunciado.

 

É importante desenvolvermos atividades psicomotoras para as crianças em idade pré-escolar a partir de exercícios repetitivos em folhas xerocadas com curvas, retas, bolinhas, ondinhas, etc.

 

PORQUE

 

o conjunto de movimentos realizados pela criança contribui para a estruturação do seu desenvolvimento integral, ou seja, corpo, linguagem e socialização.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Uma teoria que contribuiu para o avanço da neurociência e abriu novas possibilidades de analise do tema é a teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner na década de 80. Essa teoria ampliou a visão da inteligência e relativizou a importância dada aos testes psicométricos. Propondo que a inteligência humana não é única, mas múltipla, apontou inicialmente sete tipos de inteligência, e depois ampliou para nove. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I - A  inteligência lógico-matemática se caracteriza pela capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações.

II- A inteligência linguística se caracteriza pela  capacidade de dominar idiomas.

III- A inteligência espacial se caracteriza pela  capacidade de compreender o mundo visual.

IV - A inteligência cinestésica-corporal se caracteriza pela  capacidade de controlar e organizar os movimentos corporais.

V- A inteligência interpessoal se caracteriza pela capacidade de se conhecer.

VI - A inteligência intrapessoal se caracteriza pela  capacidade de entender as intenções, motivos e se relacionar.

 

As  afirmativas corretas estão contidas em:


II e IV, apenas.


V e VI, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


I, II, III, IV, V  e VI.


I , III , VI,  apenas.

Você realizou leituras, estudou sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, os diferentes aspectos desse desenvolvimento e que existem elementos psicomotores que são constantemente utilizados durante o processo de aprendizagem. Pensando nisso, analise as afirmativas a seguir:

I – Um educador, a partir de um bom conhecimento sobre o desenvolvimento do aluno, poderá estimulá-lo de maneira que todas as áreas como psicomotricidade, cognição, afetividade e linguagem estejam interligadas.

II - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.

III - A lateralidade representa o domínio que a criança tem para utilizar um lado do corpo mais do que o outro nos níveis: mão, olho e pé.

IV - A orientação temporal diz respeito à capacidade da criança de se situar no tempo.

V - A Psicomotricidade estuda exclusivamente os problemas motores da criança. Fica a cargo de outra ciência a questão relacionada com a lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e esquema corporal.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


III e IV apenas.


I, II, III e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, II e V apenas.


I, II, III e IV apenas.

Em seu material de estudos sobre os processos pedagógicos e a prática da psicomotricidade, a autora do texto proposto ressalta que: Brincando também se aprende! Sobre essa afirmação analise as assertivas abaixo:

1 - É importante que os educadores propiciem atividades diferenciadas, interdisciplinares e criativas que vislumbrem o desenvolvimento psicomotor da criança.

2 - Por meio dos diferentes movimentos do brincar intencional, o desenvolvimento psicomotor estará atuando como mediador no processo de aprendizagem da criança  e contribuindo para a organização das suas habilidades perceptivas, intelectuais e emocionais.

3 - A influência do brincar no processo de desenvolvimento psicomotor está justamente em não deixar que o recrear-se seja algo que apenas ocupe o tempo e sim que possibilite ao professor estar atento às conquistas e dificuldades que cada criança poderá apresentar em dada ocasião, ou fase de seu desenvolvimento.

4 - As atividades no âmbito escolar devem ir além do divertimento englobando o sistema sócio-emocional e cognitivo da criança que se desenvolve ao brincar, pois, nesse momento, a criança precisa pensar para que possa ocorrer a referência daquilo que está reproduzindo, ou seja, utilizando ou mudando as ideias surgidas no grupo.

- As brincadeiras são uma importante oportunidade para o saber fazer do professor em relação ao desenvolvimento psicomotor da criança. Existem brincadeiras que são espontâneas e brincadeiras que são intencionais e ambas possuem os mesmos fins.

 

Agora, escolha a alternativa que represente o conjunto das respostas.


1, 3 e 4 são falsas, 2 e 5 são verdadeiras.


2, 3, 4 e 5 são verdadeiras, e 1 é falsa.


1, 2, 3 e 4 são verdadeiras, e 5 é falsa.


5 é verdadeira, 1, 2, 3 e 4 são falsas.


1 e 2 são verdadeiras, 3, 4 e 5 são falsas.

Segundo Vygotsky “o aprendizado sistematizado, formal, produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança. Por meio dele, os conceitos espontâneos que a criança elaborou em contato com o mundo e com seus pares são transformados em conceitos científicos, estes últimos, frutos da aprendizagem escolar".

 

Com base nos estudos e contribuições de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:

I) São evidentes as transformações cognitivas pelas quais as crianças passam durante a vida escolar.

II) Um exemplo de conceito científico é quando uma criança de quatro anos atribui funções biológicas básicas somente aos seres humanos ou a seres inanimados.

III) Durante a vida escolar as estratégias tornam-se cada vez mais complexas e abstratas e os conceitos espontâneos se transformam em conceitos científicos.

IV) Um exemplo de conceito espontâneo é quando uma criança de dez anos é capaz de atribuir funções biológicas básicas a todos os animais, por serem funções gerais de todos os seres vivos, ou seja, todos eles comem, respiram, dormem, possuem órgãos internos.

V) Os conceitos espontâneos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois estes se transformam em conceitos científicos.

 

Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:


I, II, III, IV e V.


III, IV e V apenas.


I, II e III apenas.


II, III e IV apenas.


I, III, IV e V apenas.

“A Neurociência é o estudo do ser vivo, suas estruturas, suas relações internas e externas com o meio ambiente, numa visão multidisciplinar cujo eixo central é o sistema nervoso, em especial o sistema nervoso humano”. (Oliveira, 2011).

Considerando a citação acima apresentada e os estudos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo ensino-aprendizagem na infância, analise o seguinte enunciado.

 

O estudo da Neurociência no curso de Pedagogia contribui na formação do professor e desenvolve a interdisciplinaridade

PORQUE

 

proporciona entender como ocorre a aprendizagem, a melhor forma de ensinar e auxilia no desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas para o ensino aprendizagem dentro das particularidades de cada aluno.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 

 


Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

O final do século XX foi marcado por novas e valiosas descobertas no campo da Neurociência. Desde então, a Neurociência tem contribuído significativamente com o desenvolvimento da Pedagogia agregando importantes conhecimentos para a compreensão do fenômeno da aprendizagem. Com base nos estudos a respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I)   - O aprendizado significa uma modificação do neurônio, que cria prolongamentos ou sinapses novas.

II) - Os neurônios podem se desenvolver no indivíduo adulto, embora sem a mesma eficiência e frequência do início da vida.

III) - O modo como o cérebro responde aos estímulos externos é influenciado pelas experiências anteriores resultantes das situações de aprendizado. 

IV) - A base do aprendizado são as mudanças que ocorrem no cérebro através das experiências e estimulações externas. 

V) - O aprendizado é a modificação do cérebro em função das experiências. 

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


IV e V apenas.


III, IV e V apenas.


I, II e III apenas.


I, II, III, IV e V.


I, II, IV e V apenas.

Na relação com o mundo, necessitamos uns dos outros, na convivência e na interação. Assim, esse processo de interações torna-se fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial do ser humano. Com base nos estudos sobre a condição humana e a construção moral na perspectiva de Jean Piaget, analise as seguintes afirmativas:

I- Nas sociedades humanas primitivas, em resposta à necessidade dos homens de regulação das atividades cooperativas de trabalho e ao fortalecimento da coletividade como forma de preservação da espécie, surgiram os rudimentos da moralidade.

II- A moralidade, dos primórdios da humanidade, era compreendida como um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos em uma determinada comunidade social.

III- Um dos códigos normativos mais antigos que se tem notícia é o Hamurabi. Constituído de um conjunto de leis que regulavam a vida e a cultura local.

IV- Desde as primeiras sociedades humanas até a contemporaneidade, os códigos normativos passaram por inúmeras mudanças e o conceito de moral sofreu várias transformações, recebendo diferentes interpretações.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


II e IV.


II, III e IV.


I, II e IV.


I, III e IV.


I, II, III e IV.

Você percebeu, ao realizar o estudo sobre a "Condição social humana e a construção da moral na perspectiva de Piaget", que essa construção é um processo que implica ação e participação ativa da criança, principalmente nas situações de conflito interpessoal e na construção e reconstrução das regras sociais. No entanto, esse fato não isenta o adulto de exercer seu papel de promotor dessa construção.

Nessa perspectiva, analise qual ou (quais) afirmativas são consideradas ações pedagógicas no processo de construção da moralidade infantil:

 

 (    ) Promover o trabalho em equipe.

 (    ) Definir as regras de convivência da sala de aula.

 (    ) Estimular a cooperação e o comportamento solidário.

 (    ) Aplicar sanções coletivas, independente da situação ocorrida.

 (   ) Intermediar situações de conflito interpessoal ocorridas no espaço escolar.

 

A sequência correta é:



V, V, F, F, V


V, F, F, V, F


F, V, F, V, F


V, F, V, F, V


V, V, V, F, F

“A discriminação auditiva diz respeito à capacidade do ser humano se perceber e discriminar auditivamente todos os sons existentes” (OLIVEIRA, 2011, p. 25). 

 

Considerando a citação acima apresentada analise o seguinte enunciado.

 

É necessário, desde cedo, auxiliar os alunos na discriminação dos sons dentro da linguagem oral. No aprendizado da leitura, os alunos terão de associar o som percebido a uma grafia.

 

PORQUE

 

Assim, os alunos terão menos dificuldades em associar o som à grafia e confundirão bem menos os sons de algumas letras como: P por B ou B por P; C por G ou G por C; F por V ou V por F, entre outros.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.



As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.