DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Em seu material de estudos sobre os processos pedagógicos e a prática da psicomotricidade, a autora do texto proposto ressalta que: Brincando também se aprende! Sobre essa afirmação analise as assertivas abaixo:

1 - É importante que os educadores propiciem atividades diferenciadas, interdisciplinares e criativas que vislumbrem o desenvolvimento psicomotor da criança.

2 - Por meio dos diferentes movimentos do brincar intencional, o desenvolvimento psicomotor estará atuando como mediador no processo de aprendizagem da criança  e contribuindo para a organização das suas habilidades perceptivas, intelectuais e emocionais.

3 - A influência do brincar no processo de desenvolvimento psicomotor está justamente em não deixar que o recrear-se seja algo que apenas ocupe o tempo e sim que possibilite ao professor estar atento às conquistas e dificuldades que cada criança poderá apresentar em dada ocasião, ou fase de seu desenvolvimento.

4 - As atividades no âmbito escolar devem ir além do divertimento englobando o sistema sócio-emocional e cognitivo da criança que se desenvolve ao brincar, pois, nesse momento, a criança precisa pensar para que possa ocorrer a referência daquilo que está reproduzindo, ou seja, utilizando ou mudando as ideias surgidas no grupo.

- As brincadeiras são uma importante oportunidade para o saber fazer do professor em relação ao desenvolvimento psicomotor da criança. Existem brincadeiras que são espontâneas e brincadeiras que são intencionais e ambas possuem os mesmos fins.

 

Agora, escolha a alternativa que represente o conjunto das respostas.




  • 1, 3 e 4 são falsas, 2 e 5 são verdadeiras.

  • 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras, e 1 é falsa.

  • 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras, e 5 é falsa.

  • 5 é verdadeira, 1, 2, 3 e 4 são falsas.

  • 1 e 2 são verdadeiras, 3, 4 e 5 são falsas.