DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Segundo Vygotsky “o aprendizado sistematizado, formal, produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança. Por meio dele, os conceitos espontâneos que a criança elaborou em contato com o mundo e com seus pares são transformados em conceitos científicos, estes últimos, frutos da aprendizagem escolar".

 

Com base nos estudos e contribuições de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:

I) São evidentes as transformações cognitivas pelas quais as crianças passam durante a vida escolar.

II) Um exemplo de conceito científico é quando uma criança de quatro anos atribui funções biológicas básicas somente aos seres humanos ou a seres inanimados.

III) Durante a vida escolar as estratégias tornam-se cada vez mais complexas e abstratas e os conceitos espontâneos se transformam em conceitos científicos.

IV) Um exemplo de conceito espontâneo é quando uma criança de dez anos é capaz de atribuir funções biológicas básicas a todos os animais, por serem funções gerais de todos os seres vivos, ou seja, todos eles comem, respiram, dormem, possuem órgãos internos.

V) Os conceitos espontâneos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois estes se transformam em conceitos científicos.

 

Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:




  • I, II, III, IV e V.

  • III, IV e V apenas.

  • I, II e III apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • I, III, IV e V apenas.