DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Você realizou leituras, estudou sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, os diferentes aspectos desse desenvolvimento e que existem elementos psicomotores que são constantemente utilizados durante o processo de aprendizagem. Pensando nisso, analise as afirmativas a seguir:

I – Um educador, a partir de um bom conhecimento sobre o desenvolvimento do aluno, poderá estimulá-lo de maneira que todas as áreas como psicomotricidade, cognição, afetividade e linguagem estejam interligadas.

II - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.

III - A lateralidade representa o domínio que a criança tem para utilizar um lado do corpo mais do que o outro nos níveis: mão, olho e pé.

IV - A orientação temporal diz respeito à capacidade da criança de se situar no tempo.

V - A Psicomotricidade estuda exclusivamente os problemas motores da criança. Fica a cargo de outra ciência a questão relacionada com a lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e esquema corporal.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:




  • III e IV apenas.

  • I, II, III e V apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • I, II e V apenas.

  • I, II, III e IV apenas.