CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA
Leia com atenção:
A manifestação dos orixás em terreiros como guerreiros, caçadores e dançarinos talentosos e bem-sucedidos; como protetores poderosos dos mares, dos rios, das matas, das montanhas, confere valor à ancestralidade e fortalece a autoestima da descendência. O culto ao orixá no terreiro estimulou, sobretudo, a criação de um espaço de pertencimento mútuo, cuja função predominante era e é a de conservar o patrimônio simbólico comum, enaltecer as origens, livrar a ancestralidade do estigma da submissão e consolidar um espírito de cooperação na comunidade afrobrasiliera. (ELIAS, Aluizio F. Cultura afro-brasileira: arte, religião e literatura. In: Cultura indígena e afro-brasileira. Uniube, 2019, p. 132-133)
A partir do trecho e dos estudos realizados sobre a religiosidade afro-brasileira, compreende-se por orixás:
grupos de origem bantu e iorubá responsáveis por certos rituais de iniciação de jovens africanos dentro dos terreitos de candomblé.
entidades representantes das nações africanas, criadas com objetivo de devoção, caridade e propagação da doutrina católica.
instrumento de representação religiosa que surgiu a partir da miscigenação cultural entre africanos e indígenas.
entidades religiosas e suportes simbólicos que preservaram e fortaleceram estratégias de sobrevivência e regras sociais.
representação xamânica e pagã para o sincretismo religioso entre os santos católicos e os deuses africanos.
A prática do preconceito étnico-racial é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas Ciências Humanas e Sociais, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática desse tipo de preconceito podemos associar corretamente os conceitos de:
Intolerância racial e etnocentrismo.
Multiculturalismo e intolerância racial.
Relativismo cultural e integração cultural.
Etnocentrismo e identidade cultural.
Tolerância étnica e diversidade cultural.
Leia com atenção:
O ensino das histórias e das culturas das populações indígenas, assim como afro-brasileiras e africanas, deve, pois, transversalizar os conteúdos já abordados em disciplinas como História, Artes e Literatura. Espera-se com essa medida – além de outras – seja revertido, paulatinamente, um quadro sombrio de desconhecimentos a respeito da presença de sociedades que há muito vivem nos atuais territórios americano e brasileiro e que sobreviveram física e culturalmente através dos tempos, lutando, inclusive, contra o próprio extermínio. (SILVA, Giovani José da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 67)
Em relação à Lei n. 11.645/2008, assinale a afirmativa correta:
Altera o art. 26-A da Lei n 9.394/1996 e institui como conteúdo programático o estudo dos povos indígenas e afro-brasileiros no Brasil.
Tornou obrigatória a criação de uma disciplina específica para o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos da educação básica.
Orienta o sistema de ensino privado na produção de materiais didáticos que valorizem as culturas, tradições e histórias dos povos indígenas e afro-brasileiros.
Ratifica a Convenção n. 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais, de 1989.
Torna obrigatório o ensino dos conteúdos de história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da rede pública.
Leia o trecho abaixo:
A Lei 10.639 e, posteriormente, a Lei 11.645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. (HADDAD, F.; SANTOS, E. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC, 2009, p. 5).
É correto, portanto, afirmar que a aplicação de tais leis contribui para:
Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.
Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.
Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.
Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.
Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.
De acordo com Marçal (2015, p. 118), “é possível compreender que o conteúdo da educação das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e indígena se situa no cotidiano escolar e social.”
Com isso, o autor quer dizer que:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
grupos de origem bantu e iorubá responsáveis por certos rituais de iniciação de jovens africanos dentro dos terreitos de candomblé.
entidades representantes das nações africanas, criadas com objetivo de devoção, caridade e propagação da doutrina católica.
instrumento de representação religiosa que surgiu a partir da miscigenação cultural entre africanos e indígenas.
entidades religiosas e suportes simbólicos que preservaram e fortaleceram estratégias de sobrevivência e regras sociais.
representação xamânica e pagã para o sincretismo religioso entre os santos católicos e os deuses africanos.
A prática do preconceito étnico-racial é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas Ciências Humanas e Sociais, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática desse tipo de preconceito podemos associar corretamente os conceitos de:
Intolerância racial e etnocentrismo.
Multiculturalismo e intolerância racial.
Relativismo cultural e integração cultural.
Etnocentrismo e identidade cultural.
Tolerância étnica e diversidade cultural.
Leia com atenção:
O ensino das histórias e das culturas das populações indígenas, assim como afro-brasileiras e africanas, deve, pois, transversalizar os conteúdos já abordados em disciplinas como História, Artes e Literatura. Espera-se com essa medida – além de outras – seja revertido, paulatinamente, um quadro sombrio de desconhecimentos a respeito da presença de sociedades que há muito vivem nos atuais territórios americano e brasileiro e que sobreviveram física e culturalmente através dos tempos, lutando, inclusive, contra o próprio extermínio. (SILVA, Giovani José da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 67)
Em relação à Lei n. 11.645/2008, assinale a afirmativa correta:
Altera o art. 26-A da Lei n 9.394/1996 e institui como conteúdo programático o estudo dos povos indígenas e afro-brasileiros no Brasil.
Tornou obrigatória a criação de uma disciplina específica para o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos da educação básica.
Orienta o sistema de ensino privado na produção de materiais didáticos que valorizem as culturas, tradições e histórias dos povos indígenas e afro-brasileiros.
Ratifica a Convenção n. 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais, de 1989.
Torna obrigatório o ensino dos conteúdos de história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da rede pública.
Leia o trecho abaixo:
A Lei 10.639 e, posteriormente, a Lei 11.645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. (HADDAD, F.; SANTOS, E. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC, 2009, p. 5).
É correto, portanto, afirmar que a aplicação de tais leis contribui para:
Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.
Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.
Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.
Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.
Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.
De acordo com Marçal (2015, p. 118), “é possível compreender que o conteúdo da educação das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e indígena se situa no cotidiano escolar e social.”
Com isso, o autor quer dizer que:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
Intolerância racial e etnocentrismo.
Multiculturalismo e intolerância racial.
Relativismo cultural e integração cultural.
Etnocentrismo e identidade cultural.
Tolerância étnica e diversidade cultural.
Leia com atenção:
O ensino das histórias e das culturas das populações indígenas, assim como afro-brasileiras e africanas, deve, pois, transversalizar os conteúdos já abordados em disciplinas como História, Artes e Literatura. Espera-se com essa medida – além de outras – seja revertido, paulatinamente, um quadro sombrio de desconhecimentos a respeito da presença de sociedades que há muito vivem nos atuais territórios americano e brasileiro e que sobreviveram física e culturalmente através dos tempos, lutando, inclusive, contra o próprio extermínio. (SILVA, Giovani José da. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 67)
Em relação à Lei n. 11.645/2008, assinale a afirmativa correta:
Altera o art. 26-A da Lei n 9.394/1996 e institui como conteúdo programático o estudo dos povos indígenas e afro-brasileiros no Brasil.
Tornou obrigatória a criação de uma disciplina específica para o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos da educação básica.
Orienta o sistema de ensino privado na produção de materiais didáticos que valorizem as culturas, tradições e histórias dos povos indígenas e afro-brasileiros.
Ratifica a Convenção n. 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais, de 1989.
Torna obrigatório o ensino dos conteúdos de história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da rede pública.
Leia o trecho abaixo:
A Lei 10.639 e, posteriormente, a Lei 11.645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. (HADDAD, F.; SANTOS, E. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC, 2009, p. 5).
É correto, portanto, afirmar que a aplicação de tais leis contribui para:
Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.
Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.
Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.
Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.
Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.
De acordo com Marçal (2015, p. 118), “é possível compreender que o conteúdo da educação das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e indígena se situa no cotidiano escolar e social.”
Com isso, o autor quer dizer que:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
Altera o art. 26-A da Lei n 9.394/1996 e institui como conteúdo programático o estudo dos povos indígenas e afro-brasileiros no Brasil.
Tornou obrigatória a criação de uma disciplina específica para o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos da educação básica.
Orienta o sistema de ensino privado na produção de materiais didáticos que valorizem as culturas, tradições e histórias dos povos indígenas e afro-brasileiros.
Ratifica a Convenção n. 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais, de 1989.
Torna obrigatório o ensino dos conteúdos de história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da rede pública.
Leia o trecho abaixo:
A Lei 10.639 e, posteriormente, a Lei 11.645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. (HADDAD, F.; SANTOS, E. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC, 2009, p. 5).
É correto, portanto, afirmar que a aplicação de tais leis contribui para:
Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.
Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.
Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.
Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.
Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.
De acordo com Marçal (2015, p. 118), “é possível compreender que o conteúdo da educação das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e indígena se situa no cotidiano escolar e social.”
Com isso, o autor quer dizer que:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.
Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.
Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.
Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.
Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.
De acordo com Marçal (2015, p. 118), “é possível compreender que o conteúdo da educação das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e indígena se situa no cotidiano escolar e social.”
Com isso, o autor quer dizer que:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
O conhecimento deste tema só é possível ser acessado através de trabalhos reconhecidamente científicos.
Os conteúdos trabalhados podem ser extraídos da experiência vivida de educandos e educadores.
O ensino das relações étnico-raciais só é possível ser realizado no espaço escolar.
O estudo deste tema requer pesquisa de campo e estudo de fontes primárias.
Os conteúdos só podem ser devidamente trabalhados através de um material didático de qualidade.
Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:
I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país.
III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.
IV - A Lei nº 10.639/2003 estabelece que o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e II.
A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:
I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.
III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.
IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas
III e IV, apenas.
Leia com atenção:
Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)
O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:
I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.
II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.
III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.
IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Para a eficaz implantação da Lei 11.645/08 nas escolas, algumas iniciativas e propostas educacionais devem ser discutidas e implementadas, no sentido de contribuir de forma efetiva com o fim dos equívocos, preconceitos e omissões sobre a temática indígena. Entre elas destacam-se:
I – Estimular e capacitar os professores sobre o conhecimento dos povos indígenas, através de cursos, seminários, encontros de estudos específicos e interdisciplinares, possibilitando uma melhor abordagem ao tratar da temática em sala de aula.
II – Abordar a temática indígena na perspectiva da pluralidade cultural, historicamente existente no Brasil e na sociedade em que vivemos.
III – Priorizar o estudo dos povos indígenas vinculado ao processo colonizador, visto que este é o período mais importante da história indígena no Brasil.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.