CONTABILIDADE AVANÇADA


A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade. 

Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(    ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.

(    ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.

(    ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.

(    ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.


V, V, V, F.


V, F, V, V.


V, V, F, F.


V, V, F, V.


V, F, F, V.

Mercado Futuro é uma modalidade de mercado a prazo onde são negociados contratos de lotes padronizados, de determinado ativo, com data de liquidação futura previamente acordada, ou seja, enquanto um investidor se compromete a realizar a compra do mercado futuro, outro se compromete a realizar a venda. 

Sabendo disso, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

(    ) É exigida do comprador e do vendedor uma margem (depósito) para garantir eventual oscilação de preço do ativo.

(    ) A realização de compra e venda no mercado futuro de ações são intermediadas por corretoras.

(    ) O valor do Ajuste Diário é a diferença diária, sempre negativa, que será paga ou recebida pelos investidores posicionados no Mercado Futuro de Ações, obtida pela comparação dos preços de ajuste de cinco pregões consecutivos, ou entre o preço de ajuste e o preço do negócio realizado no dia.

(    ) O mercado futuro de ações é caracterizado por ser uma aplicação eficiente, já que existe a necessidade de desembolsar valores significativos quando da abertura da ação, como ocorre no caso de mercado à vista, por exemplo.


V, V, F, V.


V, F, F, F.


V, V, V, V.


V, V, V, F.


V, V, F, F.

De um modo geral, equivalência patrimonial é a alteração do valor contábil das participações societárias registradas no Ativo Não Circulante - Investimentos, pela investidora, conforme o aumento ou a diminuição do Patrimônio Líquido da investida. 

Sobre o Método de Avaliação de Investimentos pela Equivalência Patrimonial, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 (    ) O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização do valor dos investimentos feitos em sociedades controladas, coligadas e em suas equiparadas situadas no Brasil ou no exterior, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das respectivas sociedades controladas, coligadas e de suas equiparadas.

(    ) Trata-se de um método de avaliação de investimentos, assim denominado pela Lei nº 6.404/76, que consiste na avaliação pelo valor do Patrimônio Líquido, de modo que o valor do investimento se mantenha equivalente ao percentual de participação da investidora no valor do Patrimônio Líquido de sua investida.

(    ) O método é obrigatório, de acordo com o determinado no art. 248 da Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09) para os investimentos em controladas, coligadas, sociedades que fazem parte de um mesmo grupo e sociedades que estejam sob controle comum.

(    ) A avaliação de investimentos pelo método do custo de aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, e quando couber, acrescer a correção monetária, a variação cambial e os juros, e deduzir a provisão para ajustá-lo ao valor de mercado ou à Provisão para Perdas.


F, F, V, F.


V, F, F, F.


V, V, V, V.


V, V, F, V.


F, F, F, V. 

A DVA procura demonstrar a parcela de contribuição da entidade na formação do Produto Interno Bruto (PIB), bem como o valor agregado aos insumos adquiridos pela entidade e que são vendidos ou consumidos. O cálculo do valor adicionado possui diferença entre os modelos contábil e econômico, ou seja, para cálculo do PIB, enquanto a economia se baseia na produção, a contabilidade evidencia a realização da receita com base no regime de competência. 

Com base nesses conceitos e no que estudamos sobre DVA, sobre a riqueza e sua distribuição, assinale a alternativa INCORRETA:


As normas e diretrizes determinam que a DVA apresente a distribuição do valor adicionado para apenas três grupos de pessoas: empregados, governos e sócios.


O valor adicionado gerado é a diferença entre a receita gerada e os insumos utilizados para produzir a receita.


Existe também a determinação dos insumos utilizados para gerar a receita, onde deve ser considerado o valor das mercadorias mais as despesas com contratação de serviços de terceiros e materiais diversos.


A receita bruta na DVA é o valor que a empresa fatura incluindo todos os impostos de venda (IPI, ICMS, PIS e COFINS), deduzindo as devoluções, abatimentos, a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) e perdas de Capital, somando a eventual reversão de PCLD e ganhos de Capital.


O conceito para o cálculo do valor dos insumos consiste em somar ao CMV materiais diversos e todas as despesas que não sejam pagamentos diretos ou indiretos aos empregados, nem impostos ou remuneração por utilização de um Ativo de terceiros (aluguéis).

Existem algumas situações especiais que afetam a elaboração da DVA; por exemplo, a depreciação de itens avaliados ou reavaliados ao valor justo, na qual a avaliação de ativos ao seu valor justo ou a reavaliação provoca mudanças na estrutura patrimonial da empresa. As referidas alterações promovem efeitos tributários que devem ser registrados contabilmente. Desta forma, a realização de ativos reavaliados ou avaliados ao seu valor justo afeta os resultados da empresa, e por consequência a DVA. 

Sabendo que existem outras situações que afetam diretamente a elaboração da DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


As normas legais vigentes permitem a transferência da responsabilidade (parcial ou total) tributária a um terceiro, desde que vinculado ao fato gerador do tributo, por meio de duas formas, onde uma delas é a Substituição Tributária Progressiva, onde ocorre a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.


Substituição Tributária Regressiva: ocorre com a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.


Os ajustes de exercícios anteriores dispensam adaptação na DVA relativa ao período mais antigo apresentado, da mesma forma que os valores comparativos apresentados.


A construção de ativos na empresa destinada a uso próprio é procedimento comum e engloba a utilização de recursos externos (materiais etc.) e internos (mão de obra). Na elaboração da DVA, o valor contábil dessa construção não será considerado receita, pois não se equipara à produção vendida para a própria empresa.


A DVA, embora elaborada a partir da DRE, também se estrutura a partir da Demonstração dos Fluxos de Caixa na parte em que movimentações nesta conta dizem respeito à distribuição do resultado do exercício apurado na demonstração própria. Embora seja permitida pela entidade a distribuição de lucros relativos a exercícios anteriores ou vigentes para a elaboração da DVA, deverão ser considerados apenas os dividendos apurados com base nos resultados do próprio período.

Por suas características naturais, alguns itens não afetam diretamente o caixa. O fato contábil deles decorrentes não gera entradas ou saídas de caixa. Os itens referentes às transações de investimento e financiamento que não afetam o uso de caixa ou equivalentes de caixa não são objeto de inclusão na demonstração dos fluxos de caixa, mas são divulgadas em notas explicativas. 

Sobre os itens que não afetam diretamente o caixa, analise os itens a seguir:

 I - Alguns exemplos de transações que não envolvem o caixa ou o equivalente de caixa são a transferência de direitos a receber ou de valores a pagar do longo para o curto prazo.

II - Temos ainda os encargos de depreciação, amortização ou exaustão de bens e direitos do ativo imobilizado que geram a diminuição dos ativos por sua utilização ou desgaste natural e o consequente aumento de despesas ou custo de produção sem transitar pelo caixa.

III - O resultado de equivalência patrimonial decorrente da avaliação de investimentos em coligadas e controladas, que também não afetam o caixa.

IV - Amortização de empréstimos e financiamentos, incluindo debêntures emitidas, hipotecas, mútuos e outros empréstimos de curto e longo prazo também são operações que não afetam diretamente o caixa ou seus equivalentes.

 Está correto o que se afirma em: 


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.

Uma entidade pode apresentar suas demonstrações contábeis em qualquer moeda (ou moedas). Mas aqui vale uma observação: nada impede da apresentação ser em qualquer moeda, desde que respeitada as legislações vigentes no território em que a empresa esteja instalada, por exemplo, uma empresa com diversos investimentos e que precisa demonstrar seus relatórios contábeis no Brasil, deverá respeitar as legislações aqui vigentes. 

Sabendo disto, é INCORRETO afirmar que:


Para as entidades que possuem entidades no exterior, os resultados e os balanços são convertidos para uma moeda de apresentação para receber os valores das demonstrações desta entidade e na aplicação da equivalência patrimonial, a investidora irá reconhecer diretamente em seu patrimônio líquido o resultado de equivalência.


As variações cambiais tratadas neste item não são reconhecidas no resultado, pois as mudanças nas taxas cambiais têm grande efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros de operações.


Quando a moeda de apresentação das demonstrações contábeis for diferente da moeda funcional da entidade, seus resultados e seu balanço patrimonial serão convertidos para a moeda de apresentação.


As variações cambiais na conversão do balanço patrimonial serão reconhecidas em conta específica no patrimônio líquido.


As variações cambiais são decorrentes de diferença entre a conversão de receitas e despesas pelas taxas cambiais em vigor nas datas das transações e a de conversão de ativos e passivos pela taxa de fechamento, inclusive de registros efetuados diretamente no patrimônio líquido.

Sabendo que a fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades, para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. 

Sabendo disto, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F), e em seguida marque a alternativa que representa a sequência correta:

(    ) As operações de fusão abrangem apenas as sociedades mercantis, não se aplicando às firmas mercantis individuais.

(    ) Para o arquivamento dos atos de fusão, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários a ata da assembleia geral extraordinária ou a alteração contratual de cada sociedade envolvida, com a aprovação do protocolo, da justificação e da nomeação dos três peritos ou de empresa especializada e ata da assembleia geral de constituição ou o contrato social.

(    ) A fusão de sociedades de qualquer tipo jurídico deverá obedecer ao seguinte procedimento: a assembleia geral extraordinária, ou instrumento de alteração contratual de cada sociedade, deverá aprovar protocolo, a justificação e nomear três peritos ou empresa especializada para a avaliação do patrimônio líquido das demais sociedades envolvidas.

(    ) As Juntas Comerciais não têm a necessidade de informar ao DNRC sobre os registros de fusão efetuados, a fim de que ele possa comunicar, no prazo de cinco dias úteis, o fato à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça para, se for o caso, serem examinados.


F, F, F, V.


F, F, V, F.


V, V, F, F.


V, V, V, F.


F, V, V, V.

Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades (grupo econômico), apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica. Seu principal objetivo é a facilidade que os sócios e toda diretoria terá para a visualização das operações e a posição financeira da sociedade Controladora e de suas Controladas, como se fosse uma única empresa. 

Nesta linha, analise as duas afirmativas a seguir:

1)    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

2)    Unidade Contábil Consolidada: a soma ou a agregação de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas.

Assinale a alternativa correta:


As duas afirmativas estão incorretas.


Apenas a primeira afirmativa está correta.


As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não complementa a primeira.


Apenas a segunda afirmativa está correta.


As duas afirmativas estão corretas, e a segunda complementa a primeira.

Vimos em nossos estudos que existem procedimentos específicos para a elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, inclusive para a DRE. Para a elaboração da demonstração consolidada do resultado do exercício, a investidora deverá:

1)    Incluir os resultados de sociedade controlada, adquirida ou vendida no transcorrer do exercício social, tomando por base a data do respectivo registro ou baixa nos seus investimentos permanentes.

2)    Excluir todas as receitas e despesas decorrentes de negócios entre a investidora e as sociedades controladas, bem como entre estas.

Assinale a alternativa correta:


Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.


Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.


Apenas a primeira afirmativa está correta.


Nenhuma das afirmativas está correta.


Apenas a segunda afirmativa está correta.

Páginas: 1234