CONTABILIDADE AVANÇADA


O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização do valor dos investimentos feitos em sociedades controladas, coligadas e em suas equiparadas situadas no Brasil ou no exterior, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das respectivas sociedades controladas, coligadas e de suas equiparadas.

Trata-se de um método de avaliação de investimentos, assim denominado pela Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09), que consiste na avaliação pelo valor do Patrimônio Líquido, de modo que o valor do investimento se mantenha equivalente ao percentual de participação da investidora no valor do Patrimônio Líquido de sua investida.

Com base nas afirmações acerca do MEP, assinale a alternativa correta.

I - Investidora é a companhia que aplica recursos no capital de outra(s) companhia(s).

II - Investida é a companhia que possui em seu capital recursos de outras companhias denominadas investidoras.

III – Não deve ser avaliado pelo MEP o investimento em cada coligada ou sua equiparada, quando a investidora tenha influência significativa na administração ou quando o percentual de participação, direta ou indireta, da investidora representar 20% ou mais do capital votante.

IV - Para a determinação do valor da equivalência patrimonial, um dos quesitos para a investidora é excluir o montante correspondente às participações recíprocas.

Assinale a alternativa correta:




  • Estão corretas apenas as alternativas II e IV.

  • Estão corretas apenas as alternativas I e III.

  • Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.

  • Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.

  • Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.