CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


De acordo com dados da ONU, estima-se que 18,2% da população mundial possuem “deficiências graves ou moderadas”. No Brasil, segundo dados do Censo IBGE 2010, há cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 23,92% da população brasileira. Considerando esse número significativo é preciso assegurar às pessoas com deficiência o direito à cidadania, dentre os quais destacam-se:

 I. As pessoas com deficiência devem gozar de alguns direitos exclusivos, em função de sua incapacidade, devendo ter tratamento privilegiado.

 II. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, devendo ser assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida.

 III. O trabalho destinado à pessoa com deficiência deve se restringir a funções relativas às suas limitações, para que não prejudique a empresa.

 IV. O direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

É CORRETO apenas o que se afirma em:


I e II.
II e IV.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.

No Brasil, a chamada “Constituição Cidadã” (1988) determinou a implantação de medidas legais relativas aos direitos de alguns grupos. Dentre estes, destacamos:

I) Os direitos especiais para a Criança e o Adolescente.

II) Fim das vagas especiais para deficientes físicos.

III) A criminalização do homossexualismo.

IV) A demarcação das terras indígenas.

Assinale:


Se apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Se apenas a afirmativa I está correta.
Se todas as afirmativas estão corretas.
Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Leia com atenção:

“Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”. (MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264).

A solução para a subsistência de uma população mundial que passa dos 7 bilhões de seres humanos está no conceito de:


Sustentabilidade
Esgotamento
Rendimentos
Progresso
Exploração

Leia com atenção:

Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social. (BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. Brasília. 2015.)

Dentro dessa conceituação, podemos apontar como deficiente físico, apenas: (Assinale a alternativa correta)


Gestante
Cadeirante
Idoso
Canhoto
Criança

O Brasil é um país multicultural. Toda a epopeia civilizatória brasileira, se pauta na diversidade; na polifonia étnica; no pluralismo policromático de nossas festas e ritos. Assim, responda: O que é multiculturalismo?


É o reconhecimento da diferença, bastando isso para que haja harmonia entre os cidadãos de uma dada comunidade.
É a chamada "democracia racial" responsável pela ascensão dos afrodescendentes.
É o necessário convívio entre sociedades e cada vez mais esse convívio se dá em paz e harmonia.
É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, com no mínimo uma predominante.
É a situação de determinada cultura posta em contato com outra, no entanto, nunca essa cultura vai se adaptar a outra para não ser sufocada ou modificada.

Dentre as alternativas seguintes assinale aquela que possa ser caracterizada como uma violência contra a mulher prevista na Lei Maria da Penha.


Dano moral, patrimonial e físico no âmbito da unidade doméstica.
Venda de drogas ilícitas para jovens entre 15 e 30 anos. 
Formas de rejeição afetiva em que a mulher se sinta abandonada pelo parceiro.
Qualquer furto praticado contra mulher que esteja desacompanhada.
Preferência dos pais pelo filho homem sem que a preferência seja disfarçada. 

Definição de deficiente físico:

Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social. (BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. Brasília. 2015.)

Considerando essa definição do Estatuto do Deficiente, é possível afirmar que, dentre os seguintes portadores de necessidades especiais, só pode ser considerado deficiente físico aquele que consta na alternativa:


Mulher gestante
Adolescente superdotado
Jovem com tetraplegia 
Criança de dois anos
Homem da Terceira Idade

Assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as falsas:

(  ) A ecologia sinaliza para uma tomada de consciência em todos os níveis e setores da vida social. A mobilização ambiental, sobretudo, passa pela necessidade de se pensar o desenvolvimento das forças econômicas de forma sustentável.

(  ) Não basta solucionar todos os problemas ligados à preservação do meio ambiente. É preciso, ainda, conseguir zelar pelo solo, pelo ar, pelo mar... sem deixar de atender a demanda social.

(  ) Segundo alguns relatórios d importantíssimos na mobilização mundial pela preservação do meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável pode ser definido como: Apenas uma “fórmula vazia” que acarretou muitos prejuízos para a civilização de nosso tempo.

Assim sendo, está correta a alternativa:


V; V; F
F; F; F
V; V; V
V; F; V
F; V; F

Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações etnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com os deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.

Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que defina com exatidão o que vem a ser o conceito-chave Cidadania.


Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política. 
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.

Leia o trecho seguinte:

E possível dizer que no Brasil desenvolveram-se formas de sociabilidade diversas, nas quais a afirmação do igualitarismo das Luzes e dos Direitos dos Homens pode existir de maneira difusa por causa da ausência da noção de direitos dos cidadãos. (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculo da miscigenação. In: Estudos Avançados, São Paulo, vol 8, n. 20, abr. 1994.)

A expressão “igualitarismo das luzes” e os “Direitos dos Homens” remetem às especificidades (características mais marcantes; valores e crenças sociais) de um dado período da História humana. A que nos referimos? Assinale a alternativa correta:


Idade Antiga
Idade do Bronze
Idade Média
Idade Moderna
Idade da pedra