BIOLOGIA EVOLUTIVA
O arquipélago de Galápagos (VIDE Figura) que inspirou a criação da teoria da evolução é um surpreendente santuário das faunas terrestres e marinha.
Representa a fauna reptiliana de Galápagos, alimenta-se de algas que nascem no fundo do oceano e é capaz de mergulhar a grandes profundidades e ficar uma hora submersa. Uma glândula na cabeça processa a água do mar e espirra o sal pelas narinas. Assinale a alternativa CORRETA:
iguana terrestre.
leões-marinhos.
iguana marinha.
cormorão-de-Galápagos.
cágado gigante.
Leia o texto a seguir.
[...] Desde a sua apresentação inicial em A origem das espécies (Darwin, 1859), a teoria darwinista da evolução sofreu diversas modificações. Apesar de tais mudanças, uma série de legados dos trabalhos de Darwin permanece central no pensamento evolutivo até hoje, tais como: (1) os argumentos convincentes sobre a realidade da transformação das espécies ao longo do tempo, ou seja, sobre a ideia de evolução que Darwin reuniu em seu livro; (2) a proposta da seleção natural como mecanismo da mudança evolutiva, cuja autoria ele compartilha com o naturalista Alfred Russel Wallace; e (3) a ideia de ancestralidade comum e, logo, a narrativa da evolução como um processo aberto, contingente, sem meta ou objetivo definido, que se mostrou uma das contribuições de Darwin de apreensão mais difícil. É esse último processo que Darwin representava por meio de uma árvore, sem qualquer tronco principal, em franca oposição à ideia de uma grande cadeia dos seres, que, remontando ao pensamento platônico e aristotélico, situava as coisas naturais em uma linha única de progresso, desde as coisas inanimadas mais simples até os animais mais complexos e perfeitos, culminando em nossa espécie. Após um período de controvérsias na década de 1860, Darwin e seus seguidores conseguiram convencer grande parte dos naturalistas contemporâneos de que diversas características dos seres vivos podem ser explicadas pela transformação das espécies por um processo de descendência com modificação. A partir da década de 1870, a ideia de evolução gozou, ao menos na comunidade científica, de grande aceitação. No caso da teoria da seleção natural, contudo, a história foi mais conturbada. Para muitos cientistas do final do século XIX, restavam dúvidas sobre o papel da seleção natural (BOWLER, 1983, 2003). Entre as décadas de 1890 e 1920, várias teorias evolucionistas explicitamente antidarwinistas, porque negavam o papel da seleção natural no processo evolutivo, foram populares entre os cientistas. Nesse período, a aceitação da teoria darwinista diminuiu tanto que o historiador da biologia Peter Bowler o denomina "eclipse do darwinismo" (mas cf. Largent, 2009). O darwinismo ressurgiu das cinzas, entretanto, com a síntese evolutiva dos anos 1930 e 1940, construída a partir de sua fusão com o mendelismo, na esteira de contribuições da genética de populações e dos estudos de naturalistas de campo. Desde a década de 1940, a teoria sintética da evolução tem sido dominante na biologia evolutiva. Mas, a partir dos anos 1980, ela tem sido também objeto de crescente debate [...].
Considerando o texto, a abordagem e os estudos sobre as evidências da evolução, julgue as asserções a seguir.
I) A evolução por meio da seleção natural, a concepção fundamental de toda a obra de Charles Darwin, é uma teoria sobre a origem da adaptação, complexidade e diversidade dos seres na Terra.
II) Para Darwin, as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
III) A seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Lamarck, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais, que tenderiam à extinção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Somente as asserções I e III estão corretas.
Somente as asserções I e II estão corretas.
Somente as asserções II e III estão corretas.
Somente a asserção III está correta.
Somente a asserção I está correta.
Analise o texto e as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os artrópodes
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta. Esta incomparável diversidade é indicada pelas mais de um milhão e duzentas mil espécies conhecidas para o grupo, representando cerca de 85% de toda a diversidade animal e isto deve-se ao impressionante sucesso evolutivo apresentado pelo táxon. Estudos mais recentes sugerem que este número pode, de fato, até mesmo ultrapassar os cem milhões de espécies. Como comparação, todos os mamíferos não alcançam o número de cinco mil espécies conhecidas. Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam. Tais caracteres surgiram durante a evolução dessa espécie ancestral em um processo que pode ser denominado de artropodização e parecem ter proporcionado a construção de um plano-básico extremamente eficiente e que a partir dele, embasado nele, ocorreu uma imensurável diversificação com extremo sucesso. Entre os artrópodes são encontrados os Quelicerados, cujo grupo principal são os Aracnídeos, como as aranhas os escorpiões e os carrapatos, os Crustáceos, como o camarão, o siri e a lagosta, os Miriápodos, como as lacraias e os piolhos-de-cobra, e os Insetos, como as baratas, os piolhos, as abelhas, as borboletas e as moscas. Além destes quatros grandes grupos, também são artrópodes os Trilobitos, grupo de animais fósseis que apresentaram grande diversidade (algo em torno de 4.000 espécies) a cerca de 400 milhões de anos atrás.
Fonte: Disponível em: http://www.mzufba.ufba.br/WEB/MZV_arquivos/artropodes.html. Acesso em: 17 nov.2016.
I) Os primeiros artrópodes terrestres foram os miriápodes e escorpiões que surgiram no período Siluriano. No período seguinte, o Devoniano, apareceram insetos sem asas e no Carbonífero, os insetos alados.
II) Os primeiros insetos eram apterigotos (sem asas), como as traças de livro atuais (tisanuros).
III) Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam.
Considerando as informações do texto e os estudos do capítulo: As chaves da vida, é correto afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Empédocles de Agrigento (484 - 421 a.C.)
Para a filosofia de Empédocles o nascer e o morrer não existem se entendermos o nascer e o morrer como um vir do nada e um ir para o nada. Ele pensa dessa forma porque acredita que o ser é e o não ser não é. Assim não existe o nascimento e a morte de algo. Para ele o que chamamos de nascimento e morte é simplesmente a aproximação e a separação de algumas substâncias. Essas substâncias são indestrutíveis e eternamente iguais. Para Empédocles (cf. Figura), a água, o ar, a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes.
Fonte: Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=17. Acesso em: 12 out.2016.
Figura: Empédocles de Agrigento.
O filósofo Empédocles (século V a.C.) admitia que:
as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.
todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.
as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.
"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem." Esta reflexão sobre os deuses é uma das mais conhecidas entre os pensamentos que chegaram até nós do filósofo Xenófanes. Sem residência fixa, levou uma vida errante. Passou parte dela na Sicília. Foi poeta, sábio e cantou seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em versos. Xenófanes afirmou a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que suas desconfianças lançadas sobre os mitos não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro". Com sua filosofia panteísta , dedicou-se a demonstrar a unidade e perfeição de deus e exerceu influência sobre a escola filosófica da cidade de Eléia, nos séculos posteriores, que se tornaria célebre por grandes filósofos como Parmênides e Zenão.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/xenofanes-de-colofao.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Figura: Xenófanes.
Analise o texto acima, correlacione com as informações do capítulo: As chaves da vida (Livro: A vida na Terra) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Xenófanes, embora tenha vivido no século V a.C., foi a primeira pessoa a reconhecer:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
iguana terrestre.
leões-marinhos.
iguana marinha.
cormorão-de-Galápagos.
cágado gigante.
Leia o texto a seguir.
[...] Desde a sua apresentação inicial em A origem das espécies (Darwin, 1859), a teoria darwinista da evolução sofreu diversas modificações. Apesar de tais mudanças, uma série de legados dos trabalhos de Darwin permanece central no pensamento evolutivo até hoje, tais como: (1) os argumentos convincentes sobre a realidade da transformação das espécies ao longo do tempo, ou seja, sobre a ideia de evolução que Darwin reuniu em seu livro; (2) a proposta da seleção natural como mecanismo da mudança evolutiva, cuja autoria ele compartilha com o naturalista Alfred Russel Wallace; e (3) a ideia de ancestralidade comum e, logo, a narrativa da evolução como um processo aberto, contingente, sem meta ou objetivo definido, que se mostrou uma das contribuições de Darwin de apreensão mais difícil. É esse último processo que Darwin representava por meio de uma árvore, sem qualquer tronco principal, em franca oposição à ideia de uma grande cadeia dos seres, que, remontando ao pensamento platônico e aristotélico, situava as coisas naturais em uma linha única de progresso, desde as coisas inanimadas mais simples até os animais mais complexos e perfeitos, culminando em nossa espécie. Após um período de controvérsias na década de 1860, Darwin e seus seguidores conseguiram convencer grande parte dos naturalistas contemporâneos de que diversas características dos seres vivos podem ser explicadas pela transformação das espécies por um processo de descendência com modificação. A partir da década de 1870, a ideia de evolução gozou, ao menos na comunidade científica, de grande aceitação. No caso da teoria da seleção natural, contudo, a história foi mais conturbada. Para muitos cientistas do final do século XIX, restavam dúvidas sobre o papel da seleção natural (BOWLER, 1983, 2003). Entre as décadas de 1890 e 1920, várias teorias evolucionistas explicitamente antidarwinistas, porque negavam o papel da seleção natural no processo evolutivo, foram populares entre os cientistas. Nesse período, a aceitação da teoria darwinista diminuiu tanto que o historiador da biologia Peter Bowler o denomina "eclipse do darwinismo" (mas cf. Largent, 2009). O darwinismo ressurgiu das cinzas, entretanto, com a síntese evolutiva dos anos 1930 e 1940, construída a partir de sua fusão com o mendelismo, na esteira de contribuições da genética de populações e dos estudos de naturalistas de campo. Desde a década de 1940, a teoria sintética da evolução tem sido dominante na biologia evolutiva. Mas, a partir dos anos 1980, ela tem sido também objeto de crescente debate [...].
Considerando o texto, a abordagem e os estudos sobre as evidências da evolução, julgue as asserções a seguir.
I) A evolução por meio da seleção natural, a concepção fundamental de toda a obra de Charles Darwin, é uma teoria sobre a origem da adaptação, complexidade e diversidade dos seres na Terra.
II) Para Darwin, as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
III) A seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Lamarck, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais, que tenderiam à extinção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Somente as asserções I e III estão corretas.
Somente as asserções I e II estão corretas.
Somente as asserções II e III estão corretas.
Somente a asserção III está correta.
Somente a asserção I está correta.
Analise o texto e as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os artrópodes
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta. Esta incomparável diversidade é indicada pelas mais de um milhão e duzentas mil espécies conhecidas para o grupo, representando cerca de 85% de toda a diversidade animal e isto deve-se ao impressionante sucesso evolutivo apresentado pelo táxon. Estudos mais recentes sugerem que este número pode, de fato, até mesmo ultrapassar os cem milhões de espécies. Como comparação, todos os mamíferos não alcançam o número de cinco mil espécies conhecidas. Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam. Tais caracteres surgiram durante a evolução dessa espécie ancestral em um processo que pode ser denominado de artropodização e parecem ter proporcionado a construção de um plano-básico extremamente eficiente e que a partir dele, embasado nele, ocorreu uma imensurável diversificação com extremo sucesso. Entre os artrópodes são encontrados os Quelicerados, cujo grupo principal são os Aracnídeos, como as aranhas os escorpiões e os carrapatos, os Crustáceos, como o camarão, o siri e a lagosta, os Miriápodos, como as lacraias e os piolhos-de-cobra, e os Insetos, como as baratas, os piolhos, as abelhas, as borboletas e as moscas. Além destes quatros grandes grupos, também são artrópodes os Trilobitos, grupo de animais fósseis que apresentaram grande diversidade (algo em torno de 4.000 espécies) a cerca de 400 milhões de anos atrás.
Fonte: Disponível em: http://www.mzufba.ufba.br/WEB/MZV_arquivos/artropodes.html. Acesso em: 17 nov.2016.
I) Os primeiros artrópodes terrestres foram os miriápodes e escorpiões que surgiram no período Siluriano. No período seguinte, o Devoniano, apareceram insetos sem asas e no Carbonífero, os insetos alados.
II) Os primeiros insetos eram apterigotos (sem asas), como as traças de livro atuais (tisanuros).
III) Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam.
Considerando as informações do texto e os estudos do capítulo: As chaves da vida, é correto afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Empédocles de Agrigento (484 - 421 a.C.)
Para a filosofia de Empédocles o nascer e o morrer não existem se entendermos o nascer e o morrer como um vir do nada e um ir para o nada. Ele pensa dessa forma porque acredita que o ser é e o não ser não é. Assim não existe o nascimento e a morte de algo. Para ele o que chamamos de nascimento e morte é simplesmente a aproximação e a separação de algumas substâncias. Essas substâncias são indestrutíveis e eternamente iguais. Para Empédocles (cf. Figura), a água, o ar, a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes.
Fonte: Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=17. Acesso em: 12 out.2016.
Figura: Empédocles de Agrigento.
O filósofo Empédocles (século V a.C.) admitia que:
as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.
todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.
as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.
"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem." Esta reflexão sobre os deuses é uma das mais conhecidas entre os pensamentos que chegaram até nós do filósofo Xenófanes. Sem residência fixa, levou uma vida errante. Passou parte dela na Sicília. Foi poeta, sábio e cantou seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em versos. Xenófanes afirmou a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que suas desconfianças lançadas sobre os mitos não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro". Com sua filosofia panteísta , dedicou-se a demonstrar a unidade e perfeição de deus e exerceu influência sobre a escola filosófica da cidade de Eléia, nos séculos posteriores, que se tornaria célebre por grandes filósofos como Parmênides e Zenão.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/xenofanes-de-colofao.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Figura: Xenófanes.
Analise o texto acima, correlacione com as informações do capítulo: As chaves da vida (Livro: A vida na Terra) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Xenófanes, embora tenha vivido no século V a.C., foi a primeira pessoa a reconhecer:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
Somente as asserções I e III estão corretas.
Somente as asserções I e II estão corretas.
Somente as asserções II e III estão corretas.
Somente a asserção III está correta.
Somente a asserção I está correta.
Analise o texto e as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os artrópodes
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta. Esta incomparável diversidade é indicada pelas mais de um milhão e duzentas mil espécies conhecidas para o grupo, representando cerca de 85% de toda a diversidade animal e isto deve-se ao impressionante sucesso evolutivo apresentado pelo táxon. Estudos mais recentes sugerem que este número pode, de fato, até mesmo ultrapassar os cem milhões de espécies. Como comparação, todos os mamíferos não alcançam o número de cinco mil espécies conhecidas. Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam. Tais caracteres surgiram durante a evolução dessa espécie ancestral em um processo que pode ser denominado de artropodização e parecem ter proporcionado a construção de um plano-básico extremamente eficiente e que a partir dele, embasado nele, ocorreu uma imensurável diversificação com extremo sucesso. Entre os artrópodes são encontrados os Quelicerados, cujo grupo principal são os Aracnídeos, como as aranhas os escorpiões e os carrapatos, os Crustáceos, como o camarão, o siri e a lagosta, os Miriápodos, como as lacraias e os piolhos-de-cobra, e os Insetos, como as baratas, os piolhos, as abelhas, as borboletas e as moscas. Além destes quatros grandes grupos, também são artrópodes os Trilobitos, grupo de animais fósseis que apresentaram grande diversidade (algo em torno de 4.000 espécies) a cerca de 400 milhões de anos atrás.
Fonte: Disponível em: http://www.mzufba.ufba.br/WEB/MZV_arquivos/artropodes.html. Acesso em: 17 nov.2016.
I) Os primeiros artrópodes terrestres foram os miriápodes e escorpiões que surgiram no período Siluriano. No período seguinte, o Devoniano, apareceram insetos sem asas e no Carbonífero, os insetos alados.
II) Os primeiros insetos eram apterigotos (sem asas), como as traças de livro atuais (tisanuros).
III) Análises da morfologia e/ou baseadas em dados moleculares têm indicado fortemente a origem única para os artrópodes (origem monofilética para o grupo). Isto porque as muitas espécies do táxon compartilham características únicas e exclusivas (sinapomorfias), ou seja, características que só os artrópodes apresentam.
Considerando as informações do texto e os estudos do capítulo: As chaves da vida, é correto afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Empédocles de Agrigento (484 - 421 a.C.)
Para a filosofia de Empédocles o nascer e o morrer não existem se entendermos o nascer e o morrer como um vir do nada e um ir para o nada. Ele pensa dessa forma porque acredita que o ser é e o não ser não é. Assim não existe o nascimento e a morte de algo. Para ele o que chamamos de nascimento e morte é simplesmente a aproximação e a separação de algumas substâncias. Essas substâncias são indestrutíveis e eternamente iguais. Para Empédocles (cf. Figura), a água, o ar, a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes.
Fonte: Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=17. Acesso em: 12 out.2016.
Figura: Empédocles de Agrigento.
O filósofo Empédocles (século V a.C.) admitia que:
as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.
todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.
as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.
"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem." Esta reflexão sobre os deuses é uma das mais conhecidas entre os pensamentos que chegaram até nós do filósofo Xenófanes. Sem residência fixa, levou uma vida errante. Passou parte dela na Sicília. Foi poeta, sábio e cantou seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em versos. Xenófanes afirmou a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que suas desconfianças lançadas sobre os mitos não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro". Com sua filosofia panteísta , dedicou-se a demonstrar a unidade e perfeição de deus e exerceu influência sobre a escola filosófica da cidade de Eléia, nos séculos posteriores, que se tornaria célebre por grandes filósofos como Parmênides e Zenão.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/xenofanes-de-colofao.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Figura: Xenófanes.
Analise o texto acima, correlacione com as informações do capítulo: As chaves da vida (Livro: A vida na Terra) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Xenófanes, embora tenha vivido no século V a.C., foi a primeira pessoa a reconhecer:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Empédocles de Agrigento (484 - 421 a.C.)
Para a filosofia de Empédocles o nascer e o morrer não existem se entendermos o nascer e o morrer como um vir do nada e um ir para o nada. Ele pensa dessa forma porque acredita que o ser é e o não ser não é. Assim não existe o nascimento e a morte de algo. Para ele o que chamamos de nascimento e morte é simplesmente a aproximação e a separação de algumas substâncias. Essas substâncias são indestrutíveis e eternamente iguais. Para Empédocles (cf. Figura), a água, o ar, a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes.
Fonte: Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=17. Acesso em: 12 out.2016.
Figura: Empédocles de Agrigento.
O filósofo Empédocles (século V a.C.) admitia que:
as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.
todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.
as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.
"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem." Esta reflexão sobre os deuses é uma das mais conhecidas entre os pensamentos que chegaram até nós do filósofo Xenófanes. Sem residência fixa, levou uma vida errante. Passou parte dela na Sicília. Foi poeta, sábio e cantou seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em versos. Xenófanes afirmou a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que suas desconfianças lançadas sobre os mitos não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro". Com sua filosofia panteísta , dedicou-se a demonstrar a unidade e perfeição de deus e exerceu influência sobre a escola filosófica da cidade de Eléia, nos séculos posteriores, que se tornaria célebre por grandes filósofos como Parmênides e Zenão.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/xenofanes-de-colofao.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Figura: Xenófanes.
Analise o texto acima, correlacione com as informações do capítulo: As chaves da vida (Livro: A vida na Terra) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Xenófanes, embora tenha vivido no século V a.C., foi a primeira pessoa a reconhecer:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.
todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.
as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.
"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou se fossem capazes como os homens de pintar obras com as mãos, os cavalos como os cavalos, os bois como os bois pintariam o aspecto dos deuses, e fariam o corpo deles tal qual cada um deles o tem." Esta reflexão sobre os deuses é uma das mais conhecidas entre os pensamentos que chegaram até nós do filósofo Xenófanes. Sem residência fixa, levou uma vida errante. Passou parte dela na Sicília. Foi poeta, sábio e cantou seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em versos. Xenófanes afirmou a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que suas desconfianças lançadas sobre os mitos não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro". Com sua filosofia panteísta , dedicou-se a demonstrar a unidade e perfeição de deus e exerceu influência sobre a escola filosófica da cidade de Eléia, nos séculos posteriores, que se tornaria célebre por grandes filósofos como Parmênides e Zenão.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/xenofanes-de-colofao.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Figura: Xenófanes.
Analise o texto acima, correlacione com as informações do capítulo: As chaves da vida (Livro: A vida na Terra) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Xenófanes, embora tenha vivido no século V a.C., foi a primeira pessoa a reconhecer:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
que as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.
que um fóssil é mais parecido com o organismo que lhe deu origem se o corpo morto for depositado num ambiente sem oxigênio.
que os fósseis, tais como conchas petrificadas, engastadas em rochas, representam restos de animais que existiram algum dia.
que os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos de calcário ou de sílica.
que os homens foram formados como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.
Classificação dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (Ca, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção. De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleoide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofíceas. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Fonte: Disponível em: http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm. Acesso em: 16 out.2016.
Analise as informações do texto acima e considerando a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
convergência adaptativa.
evolução das espécies.
especiação.
mutação.
irradiação adaptativa.
Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria a seleção natural para explicar o mecanismo da evolução.
Ele descreveu em The Descent of Man: Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (
) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (
) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas.
Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo uso são transmitidas de geração a geração.
Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a escolha é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.
Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.
Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.
I) A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.
III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.
IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.
Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia atentamente o texto.
[...] a girafa vivendo em um solo seco e quase sem capim, teria como alimento as folhas das árvores, e de tanto esticar o pescoço para capturar as folhas, este cresceria um pouco e essa nova característica teria sido transmitida aos descendentes [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.
Leia o texto a seguir.
[...] ao reptar pela grama, a cobra teria seu corpo constantemente estirado para passar por espaços estreitos e as pernas não seriam usadas. Pernas longas interfeririam na reptação e quatro pernas curtas não conseguiriam mover o corpo. Apesar de os répteis terem caracteristicamente pernas, as cobras as perderam. Os olhos tornaram-se laterais para ver melhor quando sobre o solo e a língua desenvolveu-se num órgão sensitivo protátil para perceber objetos à sua frente [...].
A respeito dessas informações, é correto afirmar que trata-se de um exemplo da:
teoria lamarckiana.
teoria darwiniana.
teoria mendeliana.
teoria neodarwiniana.
teoria criacionista.