BIOLOGIA EVOLUTIVA


Os evolucionistas foram claros a respeito da diferença entre fato e teoria, desde o começo; se por mais não fosse, só porque sempre admitimos quão longe estamos do completo entendimento da mecânica (teoria) pela qual a evolução (fato) ocorreu. Darwin continuamente enfatizou a diferença entre suas grandes e distintas realizações: o estabelecimento do fato da evolução e a proposta de uma teoria – a seleção natural – para explicar o mecanismo da evolução.

Ele descreveu em The Descent of Man: ”Eu tinha dois objetivos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não foram criadas separadamente e, em segundo lugar, que a seleção natural tem sido o agente principal da mudança. (…) Assim, se errei ao ter exagerado seu poder (da seleção natural) (…) pelo menos, como espero, prestei um bom serviço ao ajudar e derrubar o dogma das criações separadas”.

Fonte: GOULD, Stephen Jay. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Stephen Jay Gould; tradução David Dana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Analisando o texto acima e considerando que Darwin trazia a convicção de que os seres vivos alteram em sua adaptação, assinale a alternativa CORRETA.




  • Segundo Darwin, as características que se desenvolvem nos seres vivos pelo “uso” são transmitidas de geração a geração.
  • Para Jean Baptiste de Lamarck, o aumento da disponibilidade de recursos naturais não acompanha o crescimento populacional e, a seleção natural tem sido o principal agente na formação de novas espécies.
  • A explicação proposta por Darwin foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a ”escolha” é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
  • A explicação proposta por Jean Baptiste de Lamarck foi que, dentro de cada espécie, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados; a ”escolha” é realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.
  • Para Darwin e Lamarck, os isolamentos geográficos de populações de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies.