BIOLOGIA EVOLUTIVA


Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Empédocles de Agrigento (484 - 421 a.C.)

Para a filosofia de Empédocles o nascer e o morrer não existem se entendermos o nascer e o morrer como um vir do nada e um ir para o nada. Ele pensa dessa forma porque acredita que o ser é e o não ser não é. Assim não existe o nascimento e a morte de algo. Para ele o que chamamos de nascimento e morte é simplesmente a aproximação e a separação de algumas substâncias. Essas substâncias são indestrutíveis e eternamente iguais. Para Empédocles (cf. Figura), a água, o ar, a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes

Fonte: Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=17. Acesso em: 12 out.2016.

FiguraEmpédocles de Agrigento.

O filósofo Empédocles (século V a.C.) admitia que:




  • as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

  • existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.

  • todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.

  • as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.

  • mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador.