BIOLOGIA EVOLUTIVA


Analise atentamente os dois trechos a seguir, contidos na Revista Scientific American Brasil, 2002.

“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”

“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”

Fonte:Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.

Em relação ao texto acima, foram feitas as seguintes afirmações sobre a Biologia evolutiva.

I)  A teoria sintética da evolução associa as ideias darwinistas às mudanças na estrutura genética das populações e também aos fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.

II) As teorias darwinistas e lamarckistas são baseadas na seleção natural e na diversidade genética intrapopulacional, e não afirmam que os seres vivos se adaptam ao meio.

III) Para Darwin, as espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo e o agente que produz as modificações é a seleção natural.

IV) Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passíveis de serem transmitidos às futuras gerações e que a seleção natural traz a variabilidade, visto que abrange somente a conservação das variações por acaso produzidas.

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:




  • I, II, III e IV.
  • II e IV, apenas.
  • I, III e IV, apenas.
  • I e II, apenas.
  • III, apenas.