ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS


A avaliação de desempenho pode ser utilizada pelas organizações como uma estratégia de administração de recursos humanos e um meio de socialização dos seus membros. As utilidades da Avaliação incluem o (a):

I-Promoção do colaborador e seu enquadramento no plano de cargos e salários.

II- Indicar o desempenho e os resultados alcançados para manter as pessoas na organização.

III-Informações para o recrutamento e seleção.

IV-Transferência e realocação de pessoal.

V- Necessidade de treinamento e administração de salário.

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:


I, III e IV, apenas.


I e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


Todas  alternativas estão corretas.


I, II e III, apenas.

Avaliação do desempenho é a maneira pela qual os fornecedores e clientes internos avaliam as competências individuais de uma pessoa com a qual mantêm relacionamento de trabalho e que fornecem dados e informações a respeito do seu desempenho e competências individuais para sua melhoria.

 

I) A avaliação deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos organizacionais.

 

II) A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos  pessoais observados no trabalho.

 

III) A avaliação deve ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado.

 

IV) A avaliação de desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.

 

Está correto o que se afirma em:

 


III, apenas.


I, II e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, II, III e IV. 


I e III, apenas.

Leia a reportagem abaixo:

Desafios da avaliação de desempenho

30 Setembro 2017 | 15h43

Por Marcelo Treff*

 

Um dos grandes desafios das organizações na gestão da carreira dos profissionais, nos últimos anos, relaciona-se à avaliação de desempenho. Considerando-se que gestores necessitam definir o que deve ser valorizado nos subordinados/avaliados em determinado contexto: inovação; cumprimento de prazos; capacidade analítica; visão de negócio; foco no cliente, iniciativa e criatividade, entre outros, a gestão de desempenho tornou-se processo fundamental na busca de resultados.

 

Na abordagem do professor Joel Dutra (Gestão de Pessoas Realidade Atual e Desafios Futuros, 2017), atualmente observa-se a importância da avaliação de pessoas em dois aspectos essenciais: primeiro, de forma estruturada e oferecendo bases concretas para os gestores tomarem decisões sobre: movimentação, remuneração, desenvolvimento, carreira e processo sucessório; segundo, como um ritual por excelência, com revisões periódicas dos critérios e da metodologia utilizada.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/2017/09/30/desafios-da-avaliacao-de-desempenho/

 

 

A partir dessa reportagem é CORRETO supor que:

 


A avaliação de desempenho é um grande desafio para as empresas, com implicações para outras práticas organizacionais como carreiras, movimentação, remuneração, etc.


Apenas gestores devem ser avaliados nas empresas.


A avaliação de desempenho é uma prática desnecessária nas empresas.


A avaliação de desempenho é uma prática de fácil execução.


O método mais adequado de avaliação de desempenho é o de 360 graus e deveria ser usado por todas as empresas.

Dando um passo decisivo para se firmar entre os maiores grupos financeiros do país, um grande banco estrangeiro comprou um banco nacional em 2007. Três anos depois, no início de novembro de 2010, foi anunciado o fim da marca do banco nacional, consolidando-se a integração desses bancos. Para a vice-presidente executiva de RH do banco nacional, o desafio da integração envolveu três questões principais: apoio aos gestores, para que eles pudessem fortalecer e ajudar suas equipes na transição, garantindo o bom clima; equilíbrio entre o foco nas ações de integração e o desempenho das tarefas do dia a dia; desafio de manter o melhor das culturas dos dois bancos. “O maior desafio foi, e sempre será, assegurar que o fator humano seja efetivamente levado em conta em tudo o que se faz, dentro e fora da nossa organização”, afirma a vice-presidente de RH do banco nacional.

 

A partir do texto acima, avalie as afirmações abaixo.

 

I) Entender a organização que se está formando como uma cultura é reconhecer o papel ativo dos indivíduos na construção da nova realidade organizacional. A partir desse entendimento, os colaboradores passam a contribuir para o correto andamento do trabalho durante a fusão e pelo gerenciamento do bom ambiente de trabalho.

 

II) A fusão entre empresas é sempre um momento delicado para os funcionários. Nesse contexto, o grande desafio da área de Recursos Humanos da corporação é gerenciar a nova cultura, fruto da junção de duas empresas, zelar pelo bom clima organizacional e garantir o andamento do trabalho no decorrer da integração.

 

III) A fusão entre empresas demanda reaprendizagem organizacional por ambas as empresas, envolve a absorção de novas técnicas e pressupõe a adoção de novas posturas, o que exige a mudança nas pessoas. Para facilitar o processo, deve haver sempre um sistema de aprendizagem, onde há o crescimento mútuo da organização com foco em seus membros.  

 

Assinale a alternativa correta.  

 


II, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III. 


III, apenas.

O conceito de  Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) apresendado por Limongi-França (1997), atualmente um dos mais aceitos, explicita que a tônica está no conjunto de ações a serem implantadas com vistas à melhoria do ambiente de trabalho.

 

I) A qualidade de vida envolve criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho seja em suas condições físicas, psicológicas e sociais. Isso resulta em um ambiente de trabalho agradável, que promove bem-estar e contribui para qualidade de vida das pessoas na organização.

 

II) Pesquisas atuais indicam que a baixa motivação, falta de atenção, reduzida produtividade e alta rotatividade numa organização encontram-se ligadas a ausência de qualidade de vida no meio de trabalho.

 

III) Ao relacionarem a QVT á mudanças positivas no faturamento e na produtividade, os estudos apresentados desvelam o papel estratégico dessa ferramenta, cujas ações e programas podem beneficiar diretamente os trabalhadores, repercutindo em ganhos para as organizações.  

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:

 


III, apenas.


Todas alternativas são corretas.


I, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.

Para Chiavenato (2008), em uma organização de pequeno porte, os gerentes de linha assumem todas as responsabilidades sem qualquer interferência interna ou externa. À medida que a organização cresce, o trabalho dos gerentes se divide e se especializa e eles passam a necessitar de assistência de consultoria de um Staff de RH. Uma das atividades exercidas pelo Staff de RH é:


executar as ações de RH. 


executar as ações gerenciais. 


alcançar resultados de RH.


cuidar da tática e operações de RH.


cuidar das políticas de RH.

De acordo com Chiavenato (2008), a gestão de pessoas ocorre por meio de um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, que são: os processos de agregar pessoas, de aplicar pessoas, de recompensar pessoas, de desenvolver pessoas, de manter pessoas e de monitorar pessoas. .Os processos de recompensar as pessoas são utilizados para:


desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.


 capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. 


incluir novas pessoas na empresa.


incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.


acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. 

Em algumas empresas, não são raras as cenas em que as pessoas exercem suas atividadesno automático. A consequência desse piloto automático já se tornou conhecida: profissionais estressados, apresentando sinais de esgotamento físico e mental. Quando se chega a esse estágio, perdem o profissional e a empresa, pois os índices de desligamento e de absenteísmo aumentam, o que impacta diretamente na produtividade e nos resultados do negócio.

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A análise do cenário organizacional e as mudanças da natureza do trabalho devem ser observadas pelo gestor de recursos humanos ao propor um programa dequalidade de vida.


 II. Um programa de qualidade de vida na organização deve estar associado aos programas de saúde no trabalho e às atividades de segurança.


III. O gestor de recursos humanos deve elaborar o programa de qualidade de vida com o envolvimento e a participação dos trabalhadores nas sugestões de implantação de melhorias.


É correto o que se afirma em:

 


I e III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.

Com base nas discussões teóricas abordadas no capítulo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o estudioso Richard E. Walton (1973) ao avaliar a Qualidade de Vida no trabalho (QVT) relaciona:

 

I) O atendimento das necessidades e pretensões dos sujeitos trabalhadores entre os âmbitos pessoal e profissional.

 

II) A importância da humanização do trabalho mediante os objetivos das organizações no reconhecimento da importância do capital humano.

 

III) A inclusão das ações de responsabilidade social das empresas nos aspectos internos e externos das organizações na sociedade.

 

Assinale a alternativa que corresponde às assertivas corretas.

 


III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III. 


I, apenas.


II, apenas.

Julgue as seguintes afirmativas:

I) Os escores das avaliações de desempenho devem focar o empregado individualmente e ser instrumento para promoção e desenvolvimento no trabalho.

II) A remuneração fixa possibilita a homogeneidade e padronização dos salários dentro da organização.

III) A pesquisa salarial se baseia em amostras de cargos que representam os demais cargos da organização e em amostras de empresas que representam o mercado de trabalho.

IV)Um recrutamento bem-sucedido é identificado pela retenção do pessoal contratado a longo prazo.

Está correto o que se afirma em:


Todas alternativas.


I, II e IV, apenas.


II e III, apenas. 


I, III e IV, apenas.


I e IV apenas.