ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS


Leia a reportagem abaixo:

Desafios da avaliação de desempenho

30 Setembro 2017 | 15h43

Por Marcelo Treff*

 

Um dos grandes desafios das organizações na gestão da carreira dos profissionais, nos últimos anos, relaciona-se à avaliação de desempenho. Considerando-se que gestores necessitam definir o que deve ser valorizado nos subordinados/avaliados em determinado contexto: inovação; cumprimento de prazos; capacidade analítica; visão de negócio; foco no cliente, iniciativa e criatividade, entre outros, a gestão de desempenho tornou-se processo fundamental na busca de resultados.

 

Na abordagem do professor Joel Dutra (Gestão de Pessoas Realidade Atual e Desafios Futuros, 2017), atualmente observa-se a importância da avaliação de pessoas em dois aspectos essenciais: primeiro, de forma estruturada e oferecendo bases concretas para os gestores tomarem decisões sobre: movimentação, remuneração, desenvolvimento, carreira e processo sucessório; segundo, como um ritual por excelência, com revisões periódicas dos critérios e da metodologia utilizada.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/2017/09/30/desafios-da-avaliacao-de-desempenho/

 

 

A partir dessa reportagem é CORRETO supor que:

 


A avaliação de desempenho é uma prática de fácil execução.


Apenas gestores devem ser avaliados nas empresas.


A avaliação de desempenho é um grande desafio para as empresas, com implicações para outras práticas organizacionais como carreiras, movimentação, remuneração, etc.


O método mais adequado de avaliação de desempenho é o de 360 graus e deveria ser usado por todas as empresas.


A avaliação de desempenho é uma prática desnecessária nas empresas.

Na etapa final da avaliação de desempenho, funcionário e supervisor reveem e discutem a avaliação.

 

I) Essa entrevista permite uma opinião das avaliações e apresenta dois objetivos: o primeiro é rever as principais responsabilidades do cargo e como os funcionários as cumpriu, e o segundo consiste no planejamento futuro de metas que o funcionário deverá alcançar.

 

                                PORQUE

 

II)  A avaliação de desempenho deve ser utilizada para melhorar  a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência. A avaliação deve cobrir não somente para o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Chiavenato (2009) conceitua treinamento como o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos previamente definidos. O treinamento é um processo cíclico e contínuo constituido de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

 

I) A etapa de implementação corresponde ao levantamento de necessidades de treinamento a serem satisfeitas, as quais podem ser passadas, presentes ou futuras.

 

                                                                              PORQUE

 

II)   A etapa de  desenho consiste na eficácia; se o treinamento realmente atendeu às necessidades da organização, das  pessoas e dos clientes. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As  organizações globalizadas encontram-se ligadas às pessoas que as constituem. Nesse sentido, analise as assertivas sobre a  qualidade de vida dos trabalhadores. 

 

I) A motivação dos trabalhadores pode influenciar diretamente na produtividade de uma organização.

 

II) A valorização do capital humano é fundamental para o desenvolvimento da organização.

 

III) Um ambiente sem inovação, participação e satisfação dos indivíduos pode comprometer o rendimento do trabalho na organização.

 

Assinale a alternativa correta.

 


I, II e III. 


II, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


III, apenas.

De acordo com Chiavenato (2008), a primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta. Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e descobri-las. Nesse sentido, as necessidades de treinamento:


consiste na aplicação e condução  do programa de treinamento.


se estruturam nas estratégias organizacionais como: quem treinar, como treina, onde treinar e quando treinar , por quem  treinar.


avaliam os resultados obtidos com o treinamento.


consiste na diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.


consistem em estratégias para avaliar o desempenho do colaborador.

Veja a figura abaixo:

A qual tipo de avaliação de desempenho essa figura faz referência?

 


Avaliação de desempenho comportamental


Avaliação de desempenho por traços


Escolha forçada


Escolha cruzada


Avaliação 360 graus

Segundo Chiavenato (2009), treinamento é o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemáticaa e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências em função de objetivos previamente definidos. Assinale a alternativa que corresponde adequadamente aos critérios de treinamento organizacional. 


Fatores como qualidade do material de treinamento, qualidade dos instrutores e aprendizes correspondem a fase de levantamento de necessidades, seu diagnóstico e planejamento das atividades envolvida no processo de T & D.


O processo de treinamento é constituído sequencialmente pelas seguintes etapas: programação dos eventos, execução, levantamento de necessidades de treinamento e avaliação dos resultados do treinamento. 


O treinamento é uma ferramenta organizacional que traz benefícios exclusivamente para o colaborador. A organização é apenas o local e meio pelo qual  essa politica desenvolve. 


Os pontos mais importantes de um processo de treinamento consistem em preparar o colaborador para exercer diversas tarefas do cargo, oportunizar o desenvolvimento pessoal e social e moldar as atitudes das pessoas.


A etapa levantamento de necessidades de treinamento consiste em programar o local, conteúdo, período e o indivíduo responsável pela condução do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da organização. 

Dando um passo decisivo para se firmar entre os maiores grupos financeiros do país, um grande banco estrangeiro comprou um banco nacional em 2007. Três anos depois, no início de novembro de 2010, foi anunciado o fim da marca do banco nacional, consolidando-se a integração desses bancos. Para a vice-presidente executiva de RH do banco nacional, o desafio da integração envolveu três questões principais: apoio aos gestores, para que eles pudessem fortalecer e ajudar suas equipes na transição, garantindo o bom clima; equilíbrio entre o foco nas ações de integração e o desempenho das tarefas do dia a dia; desafio de manter o melhor das culturas dos dois bancos. “O maior desafio foi, e sempre será, assegurar que o fator humano seja efetivamente levado em conta em tudo o que se faz, dentro e fora da nossa organização”, afirma a vice-presidente de RH do banco nacional.

 

A partir do texto acima, avalie as afirmações abaixo.

 

I) Entender a organização que se está formando como uma cultura é reconhecer o papel ativo dos indivíduos na construção da nova realidade organizacional. A partir desse entendimento, os colaboradores passam a contribuir para o correto andamento do trabalho durante a fusão e pelo gerenciamento do bom ambiente de trabalho.

 

II) A fusão entre empresas é sempre um momento delicado para os funcionários. Nesse contexto, o grande desafio da área de Recursos Humanos da corporação é gerenciar a nova cultura, fruto da junção de duas empresas, zelar pelo bom clima organizacional e garantir o andamento do trabalho no decorrer da integração.

 

III) A fusão entre empresas demanda reaprendizagem organizacional por ambas as empresas, envolve a absorção de novas técnicas e pressupõe a adoção de novas posturas, o que exige a mudança nas pessoas. Para facilitar o processo, deve haver sempre um sistema de aprendizagem, onde há o crescimento mútuo da organização com foco em seus membros.  

 

Assinale a alternativa correta.  

 


I, II e III. 


II, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.

Conforme as discussões teóricas abordadas no capítulo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a atenção voltada às melhorias das condições de trabalho dos colaboradores ganha evidência por parte das organizações que buscam por melhorias na qualidade do desenvolvimento organizacional (DO). Nesse sentido, o papel dos Recursos Humanos centra-se em:

 

I) Identificar as necessidades de cada indivíduo na empresa para subsidiar a elaboração e implantação de programas de QVT.

 

II) Contribuir para ferramentas de gestão no atendimento às necessidades de todos na promoção de um ambiente de trabalho mais satisfatório.  

 

III) Criar ações de prevenção e programas de QVT na resolução de situações do cotidiano, evitando desgastes e conflitos no ambiente de trabalho.

 

Das assertivas acima enumeradas, podemos assinalar como corretas: 

 


I, II e III. 


I, apenas.


III, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.

O treinamento que apresenta como vantagens: proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca permanente de informações e “feedback”; possibilidade de aprofundamento do assunto pela prática da discussão e maior interação entre os participantes é denominado de: 


Treinamento presencial.


Assinatura de jornais e revistas.


Treinamento à distância.


Workshops.


Palestras.

Páginas: 123456789