ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS


Leia a reportagem abaixo:

Desafios da avaliação de desempenho

30 Setembro 2017 | 15h43

Por Marcelo Treff*

 

Um dos grandes desafios das organizações na gestão da carreira dos profissionais, nos últimos anos, relaciona-se à avaliação de desempenho. Considerando-se que gestores necessitam definir o que deve ser valorizado nos subordinados/avaliados em determinado contexto: inovação; cumprimento de prazos; capacidade analítica; visão de negócio; foco no cliente, iniciativa e criatividade, entre outros, a gestão de desempenho tornou-se processo fundamental na busca de resultados.

 

Na abordagem do professor Joel Dutra (Gestão de Pessoas Realidade Atual e Desafios Futuros, 2017), atualmente observa-se a importância da avaliação de pessoas em dois aspectos essenciais: primeiro, de forma estruturada e oferecendo bases concretas para os gestores tomarem decisões sobre: movimentação, remuneração, desenvolvimento, carreira e processo sucessório; segundo, como um ritual por excelência, com revisões periódicas dos critérios e da metodologia utilizada.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/2017/09/30/desafios-da-avaliacao-de-desempenho/

 

 

A partir dessa reportagem é CORRETO supor que:

 




  • A avaliação de desempenho é um grande desafio para as empresas, com implicações para outras práticas organizacionais como carreiras, movimentação, remuneração, etc.

  • Apenas gestores devem ser avaliados nas empresas.

  • A avaliação de desempenho é uma prática desnecessária nas empresas.

  • A avaliação de desempenho é uma prática de fácil execução.

  • O método mais adequado de avaliação de desempenho é o de 360 graus e deveria ser usado por todas as empresas.