TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Segundo a Teoria Institucional, o processo de institucionalização (FIGURA 1) envolve três etapas principais: habitualização, objetivação e sedimentação.

 

Fonte: TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da Teoria Institucional. In: Handbook de estudos organizacionais, v. 1. São Paulo: Atlas, 2010, p. 205.

 

Pensando nessas etapas assinale a alternativa INCORRETA:

 


A habitualização ocorre quando novos arranjos estruturais, de políticas ou processos precisam ser gerados em resposta a problemas organizacionais específicos.


A sedimentação é o processo que fundamentalmente se apoia na continuidade histórica da estrutura e, especialmente, em sua sobrevivência pelas várias gerações de membros da organização.


A formação de instituições ocorre de maneira aleatória e muito particular em cada organização não sendo possível pensar em etapas do processo de institucionalização.


Habitualização, objetivação e sedimentação podem variar em relação ao grau em que estão profundamente imbricados no sistema social, variando em termos de sua estabilidade e de seu poder em determinar comportamentos.


A objetivação ocorre quando mudanças em arranjos estruturais, políticas ou processos começam a ser assimiladas, com um certo grau de consenso social entre os membros da organização.

(Adaptada) Considere:

I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo.

 

II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.

 

Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:

 


identidade - imagem.


identidade - reputação.


manual de imagem - reputação.


imagem - identidade.


reputação - identidade.

Veja a figura abaixo:

 

 

Essa figura representa o modelo desenvolvido por Burrel e Morgan (1979), um modelo de grande importância para o estudo das teorias organizacionais. Pensando nesse modelo, avalie as sentenças abaixo:

 

  1. Trata-se de um modelo que defende a análise multiparadigmática das organizações.
  2. Este modelo apresenta dimensões básicas, organizadas em eixos (inferior, superior, direito e esquerdo) que auxiliam no entendimento dos diferentes paradigmas.
  3. O eixo “inferior x superior” representado pela Sociologia da regulação e a Sociologia da mudança radical, respectivamente, sinalizam o posicionamento quanto ao consenso e estabilidade ou mudança e transformação nas organizações.
  4. O eixo “direito x esquerdo” representado pelo objetivo e subjetivo, respectivamente, sinaliza o posicionamento quanto a utilização de metodologias objetivas ou subjetivas para a busca do conhecimento sobre as organizações.

 

Agora marque a alternativa CORRETA:

 


Apenas 1 e 2 são verdadeiras.


Todas são falsas.


Todas são verdadeiras.


Apenas 3 e 4 são verdadeiras.


2, 3 e 4 são verdadeiras.

Avalie as sentenças abaixo, atribuindo V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 

(     ) Não existe uma forma adequada de desenvolvimento que cause impacto zero.

(   ) O desenvolvimento sustentável procura fazer com que a repercussão na natureza seja a maior possível e seja irreversível.

(    ) O uso de pesticidas e herbicidas são importantes aliados para uma gestão ambiental, já que reduzem os impactos causados na natureza.

(   ) É possível desenvolver tecnologias que possam ajudar na solução de problemas ocasionados pelo homem, respeitando a interatividade entre o homem e a natureza.

 

A sequência CORRETA é:

 


F, V, V, F.


V, V, F, F.


F, F, F, F.


V, F, F, V.


V, V, V, V.

Veja o título de uma reportagem divulgada no site da Época em 08.12.2017:

 

Fonte: https://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/12/premio-epoca-empresa-verde-destaca-empresas-com-estrategias-ambientais.html

 

Essa reportagem exemplifica uma premiação que é dada a empresas que praticam uma gestão voltada para a sustentabilidade. Sobre isso, É CORRETO AFIRMAR que:

 


São consideradas empresas verdes aquelas organizações que desconhecem as legislações ambientais vigentes.


Prêmios como esse são superficiais e incapazes de reconhecer uma empresa verde.


São consideradas empresas verdes aquelas organizações que se preocupam com a gestão ambiental e a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável.


Esses prêmios entendem a gestão ambiental como uma estratégia, exclusivamente, de marketing, visando uma imagem positiva da organização no mercado em que atua.


Esses prêmios são desnecessários, já que todas as empresas praticam, obrigatoriamente, ações voltadas para a gestão ambiental.

Expressões como “Funcionário bom é funcionário comprometido!”, “É preciso que o funcionário vista a camisa da empresa!” são muito comuns nas organizações.

 

Fonte: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-ser-o-funcionario-do-mes-14631.html

 

Pode-se dizer que essas expressões são exemplos de:

 


Trabalho em equipe.


Emoções no ambiente organizacional.


Discursos organizacionais.


Comunicação nas empresas.


Relação líder e liderança.

Analise as afirmativas abaixo e diga se são (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

(     ) A cultura organizacional é importante para integrar as pessoas e permitir que elas ajam conforme o esperado.

(     ) A cultura organizacional não contribui para a formação de uma identidade de seus membros.

(     ) Uma das funções da cultura organizacional é definir fronteiras organizacionais, delimitando aspectos próprios à empresa e distintivos das demais organizações.

(     ) A cultura organizacional dificulta o envolvimento dos empregados para com um propósito maior.

 

 Assinale a sequência CORRETA.

 


V, F, V, F.


V, V, V, V.


V, F, F, V.


F, F, V, F.


F, V, F, V.

A manutenção de uma cultura organizacional pode ser feita por meio de diferentes mecanismos em uma organização. São exemplos desses mecanismos, EXCETO:

 


Socialização.


Políticas e práticas de gestão.


Rituais.


Demonstrações financeiras.


Histórias.

Veja a figura abaixo:

Fonte: https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/organizacao-como-funcao-administrativa/

 

A partir dessa figura É POSSÍVEL AFIRMAR que:

 


Uma organização é um conjunto de pessoas/ações coordenadas em prol de um objetivo comum.


Uma organização é um sistema fechado, que depende exclusivamente de sua equipe de colaboradores.


As necessidades das pessoas pouco impactam uma organização, a qual trabalha em prol de seus próprios interesses.


Uma organização é formada por pessoas, independente do objetivo pretendido.


Um banco, uma igreja e uma escola não podem ser consideradas organizações.

A Teoria do Custo das Transações estuda os custos da organização de trocar recursos no ambiente e de gerenciar trocas, de modo a diminuir custos e promover transações interorganizacionais mais efetivas. Pensando nisso, É CORRETO AFIRMAR que:

 


A Teoria do Custo das Transações estabelece uma relação entre as disciplinas de Direito e Economia.


Em situações de baixo custo de transação a empresa deve escolher mecanismos de conexão mais formal, para aumentar o controle.


Em situações de alto custo de transação empresas podem usar mecanismos de interação relativamente informais, como reputação, contratos não escritos e boca a boca.


Mecanismos formais maximizam os custos de transação associados à redução e incerteza, oportunismo e risco.


Umas das questões que guiam os trabalhos da Teoria do Custo das Transações é: “Por que há tantos tipos de organizações?”.