TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Segundo a Teoria Institucional, o processo de institucionalização (FIGURA 1) envolve três etapas principais: habitualização, objetivação e sedimentação.

 

Fonte: TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da Teoria Institucional. In: Handbook de estudos organizacionais, v. 1. São Paulo: Atlas, 2010, p. 205.

 

Pensando nessas etapas assinale a alternativa INCORRETA:

 




  • A habitualização ocorre quando novos arranjos estruturais, de políticas ou processos precisam ser gerados em resposta a problemas organizacionais específicos.

  • A sedimentação é o processo que fundamentalmente se apoia na continuidade histórica da estrutura e, especialmente, em sua sobrevivência pelas várias gerações de membros da organização.

  • A formação de instituições ocorre de maneira aleatória e muito particular em cada organização não sendo possível pensar em etapas do processo de institucionalização.

  • Habitualização, objetivação e sedimentação podem variar em relação ao grau em que estão profundamente imbricados no sistema social, variando em termos de sua estabilidade e de seu poder em determinar comportamentos.

  • A objetivação ocorre quando mudanças em arranjos estruturais, políticas ou processos começam a ser assimiladas, com um certo grau de consenso social entre os membros da organização.