SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA


Atualmente, com a evolução da eletrônica e a introdução de equipamentos digitais, além dos requisitos básicos, quais sejam: confiabilidade de proteção, seletividade entre equipamentos de proteção, sensibilidade e velocidade de atuação de funções específicas, suportabilidade às solicitações térmicas e suportabilidade às solicitações dinâmicas; é desejável que os relés de proteção elétrica também possuam, entre outros:

 


Dispositivos eletrônicos que, por serem microprocessados e com baixa velocidade de processamento (> 600 MHz), englobam uma série de funções.


A possibilidade de enviar um sinal a uma entrada para que possa ser enviada ao disjuntor à montante.


Uma verificação própria que examina se todas as funções do relé estão operando de forma correta.


Uma impossibilidade de se conectar à rede, o que protegeria a integridade do relé.


Um dispositivo com função de disparar um autodelete ao sistema em condição de erro no programa de rotina principal.

Com a tecnologia de sistemas digitais, sua aplicação em proteção elétrica apresenta como grande vantagem:

 

I - Aumento da velocidade de proteção.

II - Novas funções ANSI de proteção.

III - Maior performance nas funções ANSI existentes.

IV - Possibilidade de implantação de redes de proteção com protocolos e sistemas de supervisão.


Marque a alternativa que contém os itens corretos.


Todos os itens estão corretos.


I, II e III


II e IV


II e III


III e IV

Assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA.



Na comunicação por fio piloto, utilizam-se sinais DC, sinais AC (60Hz) dos TCs de linha ou sinais de áudio frequência. Esse tipo de comunicação ainda está em uso, mas apresenta desvantagem de elevada atenuação de sinal e está sujeita a interferências.


Canal de Comunicação via Cabo OPGW se dá através de comunicação usando o próprio cabo de transporte de energia, apresentando como desvantagem quedas de tensão e grandes interferências elétricas e atmosféricas.


O uso de fibra ótica em sistemas de proteção apresenta a vantagem de baixas perdas de transmissão e grande banda passante; de segurança do sinal e imunidade a interferências; porém apresenta dificuldade de conexão e de configuração básica ponto a ponto.


Canal de Comunicação Carrier utiliza os próprios cabos de energia da Linha de Transmissão como meio físico de propagação do sinal, é usado para grandes distâncias e apresenta limitação de faixa de frequências, estando sujeito a interferências.


Canal de Comunicação por micro-ondas apresenta a vantagem de ser independente do Sistema Elétrico de Potência, porém exige infraestrutura onerosa e é afetado pelas condições atmosféricas e sujeito a interrupções.

Em relação ao relé de distância do tipo MHO, podemos afirmar que:



Sua sensibilidade não se baseia no seu ângulo característico.


Não apresenta zonas de atuação, sendo tal característica somente do relé de impedância.


Sua característica é direcional, pois parte do início da linha.


A característica de unidade direcional a ser habilitada é desprezível.


A representação de sua característica de atuação no plano R-X é uma reta traçada paralelamente ao eixo da indutância.

As curvas normalizadas de tempo inverso ao aumento da corrente:  curva normal inversa, curva muito inversa e curva extremamente inversa (entre outras) possibilitam:



O tempo de sua atuação é realizado pelas curvas de atuação, porém estas não permitem sobrecargas.


Definir um tempo de atuação de um relé a partir de uma determinada corrente com tempo definido.


O início de temporização do relé é irrelevante.


Correntes acima do valor preestabelecido não dever permitir o início da temporização ou ação por tempo definido, permitindo assim que as instalações atendam sua função que é atender cargas elétricas com bom funcionamento.


Definir um tempo de atuação de um relé a partir de uma determinada corrente sem tempo definido.

Vimos alguns requisitos básicos e adicionais dos relés de proteção eletrônica. Dentre eles:

 

I - Breaker failure, autocheck, seletividade lógica, oscilografia, quantidade de entradas e saídas digitais (E/S digitais).

II - Seletividade entre equipamentos de proteção, sensibilidade e velocidade de atuação de funções específicas, suportabilidade às solicitações térmicas e suportabilidade às solicitações dinâmicas.

III - Deve-se sempre avaliar baixo custo de implantação, operação e manutenção.

 

Está correto o que se afirma:

 


Em todas as afirmativas.


Apenas nas alternativas II e III.


Apenas na alternativa I.


Apenas nas alternativas I e III.


Apenas na alternativa II.

Perturbações em sistemas elétricos de potência causam efeitos e consequências a serem avaliados. A partir desse conceito, assinale a alternativa que não contém esses princípios.



Cortes de Cargas (ERAC) são frequentemente utilizados no controle de subfrequência.


Afundamentos de tensão e desvios de frequência são consequências do aumento continuado de carga no SEP.


A sobrefrequência é menos problemática que a subfrequência, porque o desligamento da unidade, nesse caso, irá contribuir para a redução da frequência.


A estabilidade de frequência é caracterizada pela capacidade de um sistema de potência de manter a frequência dentro de uma faixa aceitável durante condições de operação normais.


A estabilidade transitória, por defasagem entre ângulos elétricos do sistema e ângulo mecânico no eixo das máquinas, acarreta aceleração ou frenagem da máquina.

Assinale a afirmativa que contém a afirmação incorreta a respeito dos relés digitais.

 


São dispositivos programáveis, podendo mudar suas características e execução de diversas funções: medição, monitoramento, localização de faltas, característica adaptativa.


Mudança de posição de contato aberto/fechado que permite o telecomando de equipamentos e dispositivos (chaves, disjuntores etc.) faz parte dos sinais digitais.


Ajustes de referências podem ser analógicos de corrente (em mA ou amperes), sendo sinais analógicos com faixa de ajuste de 0 a 100%.


Valores de tensão, corrente, temperaturas e níveis de reservatório, dentre outros, são essencialmente sinais analógicos.


Inicialmente o relé computadorizado era mais caro que o relé convencional, hoje, o preço de um relé digital sofisticado (incluindo o software) é praticamente igual ao preço de um relé convencional.

Quanto à proteção contra arcos elétricos, os relés microprocessados atuais visam proteger pessoas e patrimônio. Escolha a alternativa que contenha apenas sentenças verdadeiras quanto aos seus princípios de atuação para proteção:

  I - Avaliação da temperatura dos arcos, de alta intensidade.

  II - Avaliação do valor da sobrecorrente.

  III - Avaliação de luz emitida pelos arcos elétricos, através de sensores.

 

 


Apenas I


Apenas I e III


Apenas II e III


I, II e III


Apenas I e II

As funções de proteção, medição e controle são decompostas em nós lógicos, chamados de LNs (Logical Nodes). A partir desse conceito, assinale a alternativa que não contém esses princípios.

 


Um IED pode apresentar mais de uma função específica, necessitando de tantos IEDs quantas funções a serem ativadas.


Um dispositivo físico (ou IED) apresenta um endereço de rede, que disponibiliza a localização de vários tipos de “Logical Devices”, que podem ser proteções, comandos, retornos digitais, através configurações do próprio IED.


O endereçamento dos IED e suas funções são efetivados pela inclusão no formado e pastas com a aparência do “Explorer” do Windows, amarrando as funções aos endereços dos IEDs.


Mensagens GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) são mensagens do tipo multicast que carregam informações entre os IEDs. São responsáveis apenas pelo tráfego de mensagens que informam sobre a atuação de qualquer proteção ou sinal digital.


Os dados são trocados entre todos os IEDs que compõem o sistema, através das funções alocadas nos dispositivos.

Páginas: 12345