SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS I


A água é um dos principais alimentos que devemos ter atenção em uma propriedade de bovinos de corte, e esta deve ser de boa qualidade e suficiente para abastecimento dos animais, funcionários e demais atividades ligadas ao manejo da fazenda. Pensando-se no fornecimento animal, um animal adulto pode chegar a ingerir até 50 litros/dia de água e este volume deve ser ininterrupto. Nesta sistemática, qual deve ser o período em dias que estimamos para o cálculo de reservatório para uma determinada fazenda para os devidos reparos no abastecimento dos depósitos de água.


25 dias


14 dias


10 dias


1 dia


7 dias

O fator pós-abate também tem grande influência na qualidade da carne e consequentemente no produto final. São muitos os cuidados a serem considerados nesta fase para não comprometer a qualidade da carcaça, pois muitos os fatores que interferem na qualidade do produto final, e há técnicas aplicadas nos frigoríficos que podem ser usadas com o objetivo de melhorar a qualidade final da carne para atendimento do consumidor final. Com este texto podemos dizer que está correto afirmar sobre as técnicas de manipulação das carnes

I- A estimulação elétrica propicia uma melhoria de até 35% na maciez da carne, sendo recomendados dois tipos de voltagem, a alta com3.000 a6.000V e a baixa voltagem, com 110V;

II- O congelamento das carcaças abaixo de 0 °C tem como objetivo conservar o produto e reduzir a perda de água, reduzindo o encurtamento da fibra muscular pelo frio

III- a maturação, além de melhorar a maciez da carne em até 25%, confere-lhe sabor e aroma característicos, devendo ser feita com a carne mantida a uma temperatura acima de 1ºC negativo durante8 a12 dias.

IV- adição de cloreto de cálcio (salmoura) comestível na carne, injetado no corte numa porção de cerca de 5% do seu peso em uma solução de 2,2%,

V- o processo de cocção também tem influência sobre a qualidade final da carne, sendo que a deve ser muito lenta, em altas temperaturas sem vapor.

 

A alternativa que expressa as afirmativas corretas é:


III, IV, V


I, IV, V


II, IV, V


II, III, IV


I, III, IV

A carne bovina é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, exportamos para dezenas de países e infelizmente esporadicamente, passamos por embargos sanitários por parte dos nossos importadores. Das alternativas qual descreve o problema de manejo do rebanho bovino que acarreta estes embargos?


o uso de gado zebuíno não agrada os consumidores estrangeiros


o manejo sanitário é ineficiente por parte dos pecuaristas 


a forma de abater os animais desagrada a comunidade europeia e asiática


o uso da inseminação artificial e transferência de embriões são considerados antiéticos pelos importadores


o manejo nutricional com excesso de uso da ureia prejudicando a carne bovina

O gestor de uma empresa rural de cria de gado de corte deve se ater muito a capacidade reprodutiva do seu rebanho, observar junto ao pessoal de campo a mineralização de vacas parideiras, pois problemas pós-parto podem ser acarretados por deficiências de certos minerais. O problema que pode acometer as vacas recém-paridas é:


Sangramento retal


Queda gradativa de produção de leite


Manqueira


Cio pós-parto


Retenção placentária

As doenças mais comumente conhecidas são as principais causas da diminuição dos planteis nacionais e queda de exportações de bovinos para países da Europa, Ásia e América, por isso devem ser realizadas medidas profiláticas para suas respectivas diminuições no cenário da pecuária nacional e menores constrangimentos para importadores e exportadores. Dentre as principais doenças destacamos a que é obrigatória sua vacinação, causa principalmente vesículas na boca, narinas, lesões nas unhas e diminuição na produção de leite e outras, temos:


Aftosa


Tétano


Anaplasmose


Carbúnculo


Raiva 

A alimentação dos animais é das atividades da pecuária que mais impactam no custo de produção. Na formulação de rações há um alto grau de variação na origem e nas composições dos ingredientes que serão incluídos. Essa variabilidade no decorrer dos balanceamentos, podem se tornar problemas, pois possivelmente haverá nutrientes em quantidade excedentes ou em falta, acarretando dietas desbalanceadas. Que tomada de decisão torna-se fundamental na aquisição de novos ingredientes ou de partidas de insumos das rações que serão elaboradas?


Realização da análise bromatológica da partida do alimento adquirido


Exigir garantia do fornecedor do ingrediente que está sendo comprado


Adquirir insumos sempre do mesmo fornecedor


Exigir documento de certificação de qualidade  e origem do alimento


Adquirir pessoalmente o lote do alimento a ser comprado

A produção em conjunto ou consorciação de forrageiras é uma prática onde no plantio de uma pastagem junta-se uma gramínea com uma ou mais leguminosas. Essa junção é interessante, pois normalmente na época seca do ano, a gramínea perde grande parte de seu teor de proteína e energia, restando praticamente muita material fibroso (bucha), que é pobre em nutrientes, e de baixa digestibilidade, assim não engordando o gado. A leguminosa é rica em proteína e boa palatabilidade na seca. A ingestão de leguminosa na seca aumenta a atividade do rúmen do animal, levando-o a consumir mais massa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que resume a melhor vantagem do uso do consorciamento entre gramíneas e leguminosas no que se refere a manutenção de um estande de pastagens mais produtivo ?


melhor suprimento de Nitrogênio para as plantas, incrementando o valor proteico do alimento


maior índice de fertilidade das fêmeas


redução da idade de abate dos animais


fechamento do terreno plantado, evitando plantas daninhas e erosão


menor mortalidade da bezerrada na estação da seca 

A escolha adequada de reprodutores para monta natural e/ou inseminação artificial (IA) de fêmeas no rebanho é essencial para o sucesso do sistema de produção de leite, pois no mínimo espera-se manter os níveis de produção/produtividade já alcançados na propriedade. Deve-se definir o sêmen ou reprodutor a ser introduzido com base no nível de produção do rebanho, nas linhagens existentes e na disponibilidade de recursos financeiros, evitando-se perdas produtivas e econômicas. A relação touro/vaca está na dependência do material genético, ambiente, sanidade e outros fatores intrínsecos ao reprodutor. Porém, a principal análise que fazemos é a colaboração genética que o touro na monta natural ou IA terá no rebanho. Perguntamos: qual é a participação do touro no melhoramento genético de um rebanho?


75%


95%


50%


25%


0%

De acordo com a FAO (2010), o termo “recurso genético animal” refere-se às espécies animais utilizados, ou que podem ser utilizadas na agricultura e produção de alimentos, assim como às populações que as contém. As raças bovinas são agrupadas quanto à sua origem em taurinas (também conhecidas como europeias), zebuínas e sintéticas. As mesmas podem se destacar por sua especialização para a produção de leite, de carne ou por dupla aptidão (leite e carne). Referenciando as afirmações abaixo, avalie:

I- As raças taurinas exigem melhores condições de ambiente e alimentação, e essas exigências aumentam tanto quanto maior for o volume de produção;

II- Os animais zebuínos são mais adaptáveis às condições tropicais, são menos exigentes em condições de ambiente e de alimentação se comparados às raças taurinas.

III- Dentre as raças sintéticas, a mais conhecida e utilizada é a raça Girolando. Essa raça tem em sua composição genética o grau de sangue 5/8 Gir + 3/8 Holandês.

Considerando as afirmações, considera-se correta:


I, II e III


I apenas


II apenas


III apenas


I e II 

O reconhecimento da engorda de bovinos em fase de terminação é de fundamental importância para o produtor para que este envie os animais para o abate e para o frigorífico, que tendo animais com boa cobertura de gordura, reduz-se as perdas na frigorificação das carcaças. A gordura acumulada proporciona qualidades distintas sobre a carcaça e podem ocorrer em diferentes tipos. Assinale a alternativa que indica sequencia da relação entre o tipo de gordura e sua descrição

1- gordura de cobertura                (   ) denominada de sebo

2- gordura intramuscular               (   ) depositada sobre os músculos

3- gordura medular                      (   ) envolve os órgãos para o amortecimento

4- gordura cavitária                      (   ) é o tutano

5- gordura essencial                     (   ) denominada de marmoreio


5, 3, 1, 2, 4


1, 5, 4, 2, 3


4, 1, 5, 3, 2


3, 5, 1, 2, 4


2, 3, 5, 1, 4

Páginas: 123456