RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


A partir do surgimento do ser humano na Terra, o equilíbrio natural entre os seres e seu meio começou a ser alterado. Com o passar do tempo e a intensificação das descobertas e utilização de tecnologias, essa realidade foi sendo ampliada. Isso porque a humanidade é criadora de recursos e, ao mesmo tempo, destruidora do patrimônio que a natureza dispõe e do qual nos apropriamos, muitas vezes, de maneira intensiva, predatória e desequilibrada. Desta forma é CORRETO afirmar que:

(01) Embora o ser humano seja parte da natureza e dela dependa, o que se verifica é uma relação predatória aos recursos naturais, o que demonstra pouca conscientização a respeito das consequências possíveis.

 (02) Os elementos da natureza têm sido utilizados no suprimento das necessidades fundamentais e na facilitação da sobrevivência, desde os povos nômades até a civilização contemporânea. 

 (04) Além da dependência existente entre o ser humano e os recursos naturais, há também uma interdependência entre os próprios recursos, que precisam de certo equilíbrio para manutenção e reprodução da vida no planeta.

 (08) A exuberância dos recursos da flora e fauna brasileiros representou incentivo aos navegantes portugueses que aqui aportaram no século XV, o que ficou registrado na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel. 

 (32) A sobrevivência humana depende, fundamentalmente, dos recursos bióticos de um ecossistema, mas, poderia viver sem prejuízos se abrisse mão da exploração dos elementos naturais abióticos disponíveis. 

 A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:

 


40


42


13


14


15

Todos nós temos nos deparado com discussões sobre o aquecimento global. Esse assunto, da mesma forma, tem sido o tema central de reuniões científicas e diplomática em todo o mundo. Leia com atenção os itens abaixo relacionados com o tema e assinale a opção correta.

  I - Os créditos de carbono, também chamados de Redução Certificada de Emissões (RCE), são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissões de gases de Efeito Estufa (GEE). Uma tonelada de dióxido de carbono equivalente corresponde a um crédito de carbono.

 II - A COPs (Conferência das Partes) constitui o órgão supremo da Convenção do Clima.

 III - Representantes de povos da floresta começaram a participar das conferências de clima há alguns anos e conseguiram que suas ideias fossem incorporadas nas discussões.

 IV - O Protocolo de Kyoto é um acordo Internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. Foi finalizado apenas em 2010, no México, baseado em princípios estipulados na própria conferência.

 

Estão corretas as afirmativas:


Apenas IV.


Apenas I.


Apenas II.


Apenas III.


I, II e III. 

De acordo com os seus conhecimentos sobre as questões ambientais analise as afirmativas abaixo e coloque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

(   ) Pode-se afirmar que durante praticamente toda sua existência, o homem sempre degradou, em algum grau, a natureza.

(    ) A monocultura da cana-de-açúcar foi uma das grandes responsáveis pelo início do desmatamento no Brasil e inaugurou o grande ciclo de degradação ambiental no país.

(     ) O desenvolvimento de novas tecnologias não possui relação com a quantidade de energia consumida.

(   ) O termo “endêmica” refere-se às espécies animais e/ou vegetais que são encontradas em diversas regiões.

(   ) A floresta tropical possui mais de 15% de suas espécies vegetais e animais catalogadas e apenas cerca de 10% do princípio ativo de suas espécies vegetais são conhecidos pela comunidade científica.

( ) A biotecnologia aplicada à agricultura ou biotecnologia de alimentos busca sua matéria-prima no patrimônio genético da flora e da fauna.

(    ) O bioma Amazônia abrange os estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, totalizando 4.871.000 km2 e uma população em torno de vinte milhões de habitantes, sendo que apenas 25% desta população vivem nas cidades.

(    ) Nos últimos tempos, a floresta tropical tem sido atingida, frontalmente, pela prática dos desmatamentos, pelo tráfico da madeira, de plantas medicinais, da fauna, dos recursos minerais. 

A alternativa correta está contida em:



F, F, V, F, F, V, F, V.


V, V, F, F, F, V, F, V.


F, F, V, V, F, V, F, V.


V, V, V, F, F, V, F, V.


V, V, F, F, F, V, V, V.

Para um melhor entendimento do estudo das flutuações climáticas, é necessário entender os conceitos de variabilidade, de anomalia e de mudança climática. De acordo com os estudos sobre variabilidade x mudança climática leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a correta.

 I - Anomalia climática é a variação das condições climáticas em torno da média climatológica.

 II - Mudanças climáticas é a tendência de alteração da média por um longo período de tempo.

 III - Variabilidade climática é definida como uma flutuação extrema de um elemento em uma série climatológica.


Estão corretas as afirmações:


III. 


I e II. 


II. 


II e III. 


I. 

Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas 2 graus mais quente do que em 1900.

  Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.

 Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009

 Sabemos que a ação humana tem agravado os problemas ambientais. O aquecimento global é uma preocupação mundial como indica o texto acima. Desse modo indique a opção que apresenta corretamente uma das possíveis catástrofes climáticas, no Brasil, decorrência do aquecimento global.


O fim das chuvas de granizo


Rebaixamento do nível dos oceanos.


Enchentes em todo Brasil, vendavais e, sobretudo o fim da COna atmosfera.


Chuvas abundantes no nordeste brasileiro ao invés de secas prolongadas.


Savanização da Amazônia.

Os processos erosivos ocorrem após o intemperismo, que provoca o desgaste da rocha- processo caracterizado como lento e contínuo. O próximo estágio é o processo de erosão que pode ser classificado em várias instâncias. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Erosão eólica.

2. Erosão hídrica.

3. Erosão marinha.

4. Erosão por gravidade.

5. Erosão glacial.

 

(    )  Essa atividade erosiva consiste no movimento das rochas ou sedimentos montanha abaixo. 

(    ) Esse tipo de erosão é o mais preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido.

(    ) As águas das chuvas penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.

(    ) Esse tipo de processo erosivo é mais visível em regiões onde os ventos são fortes, como no litoral ou no planalto central brasileiro.

(    ) Esse tipo de erosão é resultado do lento desgaste que a água do mar provoca nas rochas. 

A sequência correta está contida em:


1, 2, 3, 4, 5.


2, 5, 1, 3,4.


4, 3, 2, 1, 5.


5, 2, 1, 3, 4.


4, 2, 5, 1, 3.

Conforme seus estudos realizados referente ao capítulo: Impactos ambientais e processos erosivos em ambientes naturais-, o intemperismo pode acontecer por efeito da ação das águas, ventos, gelos, Sol, abalos sísmicos, etc. Dentro do ciclo das rochas, após o intemperismo vem a erosão. Mas esse processo se torna um problema quando passa a afetar a qualidade do solo, que em casos extremos pode passar por processos de desertificação.

 

Analise as frases sobre tipo de erosão, e marque aquela em que a associação entre denominação e conceito esteja coerente.  


Na erosão laminar ou superficial o solo é removido superficialmente. As partículas mais leves, consideradas as mais férteis, são removidas primeiro.


As voçorocas são processos erosivos de grande magnitude, comuns em regiões de climas úmidos, por isso podendo também ser chamadas de erosão pluvial.


A erosão eólica é provocada por grandes concentrações de enxurradas, quando a água se concentra em alguns pontos do terreno, e depois forma sulcos.


erosão hídrica configura um processo bastante visível, especialmente em áreas que ventam muito, como as zonas litorâneas do Brasil.


Os sulcos ou canais representam a forma mais avançada da erosão hídrica. É um tipo de erosão causado pelo vento, que age removendo os fragmentos mais finos do solo.

A erosão hídrica é o tipo mais preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido (solo e rocha) com grande facilidade. É um processo muito comum em regiões que apresentam clima úmido, isto é, onde as chuvas são mais abundantes. Um dos tipos comuns dessa erosão, é a voçoroca que pode ser definida como:

 

 


É o tipo de erosão que é conhecida também como pluvial.

 


É o tipo de erosão provocada por grandes concentrações de enxurrada que passam, ano após ano, no mesmo sulco, que vai aumentando, pelo deslocamento de grandes massas de solo.


É o tipo de erosão que reduz as perdas do solo decorrente de outros processos erosivos.


É o tipo de erosão que remove o solo somente de maneira uniforme, começando pelas partículas mais leves, consideradas as mais importantes para manter a fertilidade do solo.


É o tipo de erosão que resulta de pequenas irregularidades na declividade do terreno.

A América Latina está localizada na maior reserva de água subterrânea do mundo, o aquífero Guarani. A maior parte das terras ocupadas pelo aquífero encontra-se em subsolo brasileiro.

 

Considerando os seus conhecimentos sobre o aquífero Guarani analise as afirmativas abaixo.

 I-             A região que abriga o Aquífero Guarani, a 240 a 140 milhões de anos atrás era um grande deserto, na Era Mesozoica.

II-            O Aquífero Guarani, ocupa trechos do Brasil, da Argentina, Paraguai e do Uruguai.

III-           Estima-se que a população atual sobre o domínio do aquífero gire em torno de 15 milhões de habitantes.

IV-          O Aquífero desperta entre outros países cobiça e representa um importante foco de discussão geopolítica internacional.

 

É correto o que se afirma em:

 


III apenas.


I, II, III e IV.


I e IV  apenas.


I apenas.


II e III apenas.

Observe atentamente o mapa que segue:

O mapa acima apresenta em destaque a localização das principais reservas de:


Petróleo.


Cana-de-açúcar. 


Biodiesel.


Carvão Vegetal.


Aquífero.

Páginas: 123456789