RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Todos os dias nós acompanhamos pelos meios de comunicação as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Os cientistas são unânimes em afirmar que essas mudanças são resultados do aquecimento global. Diante disso leia com atenção as afirmativas abaixo.   I - Os impactos regionais decorrentes dos desmatamentos, aliados ao aquecimento global, produzem climas mais quentes e, possivelmente, mais secos, favorecendo a ocorrência de incêndios florestais e ampliando a vulnerabilidade dos ecossistemas tropicais.    II - Os avanços tecnológicos, como a construção e o lançamento de satélites artificiais de sensoriamento remoto e o desenvolvimento da informática, tiveram papel fundamental na qualidade das pesquisas voltadas para os problemas ambientais.    III- O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra, porém a sua intensificação, resultante do aumento das concentrações de CO2 e de outros gases provocados pelas atividades humanas, tem gerado, segundo alguns especialistas, o aquecimento global, com cenários previsíveis de mudanças climáticas.    IV- A questão ambiental da Amazônia tem sido resolvida de forma responsável, conciliando desenvolvimento social e preservação ambiental, ou seja, o desenvolvimento sustentável. A sequência correta está contida em:

I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
A partir do surgimento do ser humano na Terra, o equilíbrio natural entre os seres e seu meio começou a ser alterado. Com o passar do tempo e a intensificação das descobertas e utilização de tecnologias, essa realidade foi sendo ampliada. Isso porque a humanidade é criadora de recursos e, ao mesmo tempo, destruidora do patrimônio que a natureza dispõe e do qual nos apropriamos, muitas vezes, de maneira intensiva, predatória e desequilibrada. Desta forma é CORRETO afirmar que: (01) Embora o ser humano seja parte da natureza e dela dependa, o que se verifica é uma relação predatória aos recursos naturais, o que demonstra pouca conscientização a respeito das consequências possíveis.  (02) Os elementos da natureza têm sido utilizados no suprimento das necessidades fundamentais e na facilitação da sobrevivência, desde os povos nômades até a civilização contemporânea.   (04) Além da dependência existente entre o ser humano e os recursos naturais, há também uma interdependência entre os próprios recursos, que precisam de certo equilíbrio para manutenção e reprodução da vida no planeta.  (08) A exuberância dos recursos da flora e fauna brasileiros representou incentivo aos navegantes portugueses que aqui aportaram no século XV, o que ficou registrado na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.   (32) A sobrevivência humana depende, fundamentalmente, dos recursos bióticos de um ecossistema, mas, poderia viver sem prejuízos se abrisse mão da exploração dos elementos naturais abióticos disponíveis.   A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:  

40
15
13
42
14

De acordo com seus conhecimentos sobre a relação do homem com a natureza, considere que todas as alterações a seguir, são decorrentes da ação antrópica sobre o ambiente, exceto numa. Assinale-a:


As alterações da superfície terrestre pelo uso são extremamente visíveis e intensas.


O aumento da produtividade biológica e da biodiversidade. 


A redução da camada de ozônio produz efeitos negativos sobre os seres vivos. 


O aquecimento e as alterações climáticas globais trazem impactos sobre o ambiente e a sociedade. 


A redução da diversidade cultural é produzida pelas alterações ambientais. 

A desertificação deriva do esgotamento, isto é, da perda da fertilidade dos solos, que se tornam incapazes de nutrir os vegetais. Para melhor se entender o processo de desertificação, vários termos foram criados. De acordo com os estudos realizados, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Deserto específico

2. Desertificação

3. Deserto

4. Área de desertificação

5. Processo de desertificação

6. Área propensa à desertificação

 

(    ) Diz respeito à atividade predatória que irá conduzir a formação de desertos.

(    ) Região de clima árido, caracteriza-se por apresentar solos ressequidos.

(    ) A desertificação já se manifesta em grau máximo.

(    )  Área onde a fragilidade do ecossistema favorece o processo de instalação de desertificação.

(    ) Origina-se pela intensa pressão exercida por atividades humanas.

(    ) É a área onde o fenômeno já se manifesta.

A sequência correta é:


5, 3, 1, 6, 2, 4.


1, 4, 6, 3, 5,2.


4, 1, 3, 5, 6,2.


5, 6, 2, 4, 3, 1.


2, 4, 6, 1, 3, 5.

Uma das características marcantes do tempo e do clima é a variação espacial e a flutuação do tempo. Desse modo, existe uma diferenciação entre anomalia, variabilidade e mudança climática. De acordo, com os seus estudos, uma flutuação extrema de um elemento em uma série climatológica, com desvios acentuados, do padrão observado de variabilidade pode ser denominada como:


IPCC.


Mudança climática.


Anomalia climática.


Variabilidade climática.


Catástrofes climáticas.

Conforme seus estudos realizados referente ao capítulo: Impactos ambientais e processos erosivos em ambientes naturais-, o intemperismo pode acontecer por efeito da ação das águas, ventos, gelos, Sol, abalos sísmicos, etc. Dentro do ciclo das rochas, após o intemperismo vem a erosão. Mas esse processo se torna um problema quando passa a afetar a qualidade do solo, que em casos extremos pode passar por processos de desertificação.

 

Analise as frases sobre tipo de erosão, e marque aquela em que a associação entre denominação e conceito esteja coerente.  


As voçorocas são processos erosivos de grande magnitude, comuns em regiões de climas úmidos, por isso podendo também ser chamadas de erosão pluvial.


Os sulcos ou canais representam a forma mais avançada da erosão hídrica. É um tipo de erosão causado pelo vento, que age removendo os fragmentos mais finos do solo.


Na erosão laminar ou superficial o solo é removido superficialmente. As partículas mais leves, consideradas as mais férteis, são removidas primeiro.


erosão hídrica configura um processo bastante visível, especialmente em áreas que ventam muito, como as zonas litorâneas do Brasil.


A erosão eólica é provocada por grandes concentrações de enxurradas, quando a água se concentra em alguns pontos do terreno, e depois forma sulcos.

O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue: 

I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.

II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.

III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.

IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.

V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.

 

Está correto o que se afirma em:

 


I, II, V. 


III e V apenas.


I, III, IV, V. 


I, V apenas. 


I, II, III, IV, V.

Os processos erosivos ocorrem após o intemperismo, que provoca o desgaste da rocha- processo caracterizado como lento e contínuo. O próximo estágio é o processo de erosão que pode ser classificado em várias instâncias. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Erosão eólica.

2. Erosão hídrica.

3. Erosão marinha.

4. Erosão por gravidade.

5. Erosão glacial.

 

(    )  Essa atividade erosiva consiste no movimento das rochas ou sedimentos montanha abaixo. 

(    ) Esse tipo de erosão é o mais preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido.

(    ) As águas das chuvas penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.

(    ) Esse tipo de processo erosivo é mais visível em regiões onde os ventos são fortes, como no litoral ou no planalto central brasileiro.

(    ) Esse tipo de erosão é resultado do lento desgaste que a água do mar provoca nas rochas. 

A sequência correta está contida em:


5, 2, 1, 3, 4.


1, 2, 3, 4, 5.


4, 2, 5, 1, 3.


2, 5, 1, 3,4.


4, 3, 2, 1, 5.

Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste e no Sudeste do Brasil. São os estados de Pernambuco e São Paulo os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.  

c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.

d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.

e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.

 A sequência correta é:

 


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, F.


F, V, V, F, F.


V, F, V, F, F.


V, V, F, F, V.

Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo. 

 De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:

 

 


Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.


Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição pode levar milhares de anos para se efetivar.

 


Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.


O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.


O carvão mineral é um exemplo de recurso natural não renovável, pois é necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar, finalmente, ao ponto de grafita.

Páginas: 123456