RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Apesar do consumo mundial de carvão mineral estar declinante desde o início dos anos 90, no final de 1994 começaram a ser verificadas retomadas no mercado internacional. O crescimento do mercado envolveu os volumes produzidos e consumidos pelos diversos países, além dos preços específicos do mercado. As causas destes acontecimentos ocorreram em função do retorno do crescimento econômico em diversos países, principalmente nos países em desenvolvimento e naqueles com economia estabilizada internamente. A produção mundial em 1994 indicou um aumento de 1,2% em seus volumes totais. Foram produzidas aproximadamente 4,45 bilhões de toneladas métricas de todos os tipos de carvões minerais". http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/carvao/carvao_mineral_e_energia_no_mundo.html. Acesso em 04/08/2016).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carv%C3%A3o_mineral#/media/File:Coal.jpg. ACESSO EM 04/08/2016.

Com base em seus estudos sobre essa importante fonte energética, julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas, em seguida, marque a opção correta:

a. (    ) O carvão mineral é uma rocha magmática que desempenha um importante papel na indústria siderúrgica. Seu poder calorífico é inferior ao carvão vegetal.

b. (    ) A turfa pode ser considerada pode ser considerada o primeiro estágio de formação do carvão. Se houver formação de turfeira é porque o ambiente não permitiu a decomposição total da matéria orgânica.

c. (    ) O carvão mineral é uma fonte de energia do tipo não-renovável; trata-se de um combustível fóssil, assim, uma vez queimado, pode não ser reposto pela natureza.

d. (    ) A condição para a formação do carvão é a profundidade em que a matéria vegetal foi soterrada, pois o oxigênio deve ter acesso a essa área, para que haja ação bacteriana.

e. (    ) O processo geológico de formação do carvão mineral é designado como "incarbonização" e seu curso é: celulose, turfa, linhito, crvão betuminoso, antracito e grafita.




  • F, V, F, F, V.

  • F, V, V, F, V. 

  • F, V, V, V, V.

  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, V, V.