PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


O século XIX é marcado pelo desenvolvimento da ciência. O crescimento da nova ordem econômica, o capitalismo, trouxe consigo o processo massivo de industrialização. Essa nova ordem social precisava de uma ciência que desse respostas e soluções práticas no campo da técnica. Houve, então, um impulso muito grande para o desenvolvimento das ciências enquanto um suporte para essa nova ordem econômica e para os problemas colocados por ela. Wilhelm Wundt (1832-1920) criou, na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório de Psicologia, onde realizava experimentos na área de Psicofisiologia. Por esse fato ele é considerado o pai da Psicologia moderna ou científica.

 

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).

 

O excerto anterior descreve o período de construção da Psicologia científica. Sobre esse período, analise as assertivas a seguir:

   I.          Os estudos de Wilhelm Wundt contribuíram para tornar a Psicologia uma ciência específica, separada da Filosofia.

PORQUE

II.          O método científico e as técnicas de experimentos em laboratório definem a ciência moderna. Ao estudar os fenômenos da Psicofisiologia em laboratório, esse autor deu à Psicologia o status de ciência moderna.  


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Vigotski entende que aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos, mas que caminham juntos, entrelaçados. Para esse autor, a aprendizagem gera desenvolvimento. O indivíduo se desenvolve a partir da apropriação dos instrumentos e signos sociais, a partir de sua relação com o outros, em um constante processo de aprendizagem. Vigotski define dois importantes conceitos relacionados com a aprendizagem e o desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir dos estudos de Vigotski, assinale a alternativa que melhor define o que é a área do desenvolvimento iminente.


Diz respeito ao conjunto de conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


São os processos de maturação e de desenvolvimento que já estão efetivos na criança.


Diz respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.


Diz respeito ao nível já adquirido de desenvolvimento das funções psicológicas.


São o conjunto dos conceitos concretos baseados na experiência do indivíduo.

De acordo com a Epistemologia Genética de Piaget, a criança constrói seu conhecimento por meio de um processo de adaptação à realidade, denominado de equilibração. Existem dois processos fundamentais relacionados à equilibração: a assimilação e a acomodação. Quando a criança entra em contato com um novo objeto, ocorre um desequilíbrio. A criança busca alcançar o equilíbrio por meio dos mecanismos de assimilação e acomodação. Especificamente sobre a acomodação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A acomodação:


Se caracteriza pela reversibilidade do pensamento.


É o processo de organização das informações em sistemas.


Ocorre a partir da reorganização e/ou criação de novas estruturas cognitivas.


Se caracteriza pelo raciocínio hipotético-dedutivo.


É a adaptação do novo conhecimento aos conhecimentos prévios da criança.

Frederic Skinner foi um dos principais desenvolvedores da Análise do Comportamento (Abordagem Comportamental ou Behaviorismo). Esse autor criou a teoria do comportamento operante. Skinner compreende que o sujeito age sobre o ambiente e, ao se comportar, provoca alterações no meio. Essas alterações, por sua vez, modificam a maneira como o sujeito se comporta. Esse comportamento que gera consequências e que é modificado por elas é denominado por Skinner de comportamento operante. O comportamento operante é aquele que opera no meio produzindo consequências e sendo afetado por elas. Sobre a teoria do comportamento operante (condicionamento operante), analise as assertivas a seguir.

 

I - Os eventos que seguem a resposta, ou seja, as consequências do comportamento, afetam a probabilidade de esse comportamento ocorrer novamente.

 

II - Quando o comportamento é seguido de uma consequência satisfatória, o sujeito tende a não repetir esse comportamento no futuro.

 

III - As consequências negativas, chamadas de aversivas, diminuem a frequência do comportamento.

 

IV – Todos os comportamentos operantes são aprendidos por modelagem, processo esse também denominado de aprendizagem por aproximações sucessivas.

É correto o que se afirma em:


I, III, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II, e III, apenas.


II e IV, apenas.


I e II, apenas.

Um importante aspecto de nosso desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento da linguagem e da escrita. A linguagem surgiu durante o desenvolvimento filogenético da espécie humana. Ao longo do processo de desenvolvimento da atividade de trabalho humano, surgiu a necessidade de os indivíduos se comunicarem uns com os outros. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem e da escrita, analise as assertivas a seguir e marque com V, de verdadeiro, e F, de falso.

 

(   ) A escrita é um importante sistema de signos criados pela humanidade para simbolizar a realidade.

 

(   ) Com o desenvolvimento da linguagem e da escrita, o homem não precisa mais experienciar o mundo de forma direta. Ele pode aprender com a experiência dos demais.

 

(    ) A linguagem e a escrita estão relacionadas com a capacidade de representar, de simbolizar a realidade, de expressar uma ideia por meio de símbolos.

 

(   ) O desenvolvimento da linguagem e da escrita são dois processos distintos, que não possuem pontos em comum.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – V – F – V.


V – V – V – F.


F – F – F – V.


V – F – V – F.


V – V – F – F.

O processo de ontogênese se refere à história de desenvolvimento particular de cada pessoa. No desenvolvimento ontogenético, ocorre um entrelaçamento dos eventos biológicos (compartilhados pelos membros de nossa espécie), com os eventos culturais (compartilhados pelos membros de um grupo social) e com as situações não compartilhadas que são específicas da histórica de um sujeito particular. Essas três dimensões são responsáveis pela formação da personalidade de cada um, tornando cada ser humano único. Em relação aos eventos culturais compartilhados pelos membros de um determinado grupo social, analise as assertivas a seguir.

 

I – Esses eventos são experienciados por todos os indivíduos pertencentes à espécie humana.

 

II – Esses eventos referem-se aos acontecimentos particulares vivenciados pelo indivíduo e que são significativos na constituição de cada pessoa.

 

III – Esses eventos são os acontecimentos partilhados e relacionados com o modo de viver de uma cultura.

 

IV – Esses eventos demonstram que a comunidade, ou grupo social no qual o sujeito está inserido, contribui para a construção de sua personalidade.

 

É correto o que se afirma em:


III, apenas.


II e IV, apenas.


III e IV, apenas


 I, apenas.


II, apenas.

A aprendizagem significativa ocorre quando o novo conceito aprendido passa a fazer parte de uma rede de conceitos, de um todo coerente de conteúdos. A partir do conceito de aprendizagem significativa, o professor pode propor metodologias e estratégias que objetivem desenvolver o interesse dos alunos pelo conteúdo que será exposto. Sobre o conceito de aprendizagem significativa exposto no texto (indicado na orientação de estudos), analise as asserções a seguir:

I.   As relações feitas pelo professor do conteúdo exposto com os demais conceitos e ideias estudados anteriormente pelo aluno podem contribuir para gerar a aprendizagem significativa.

II.    A repetição das tarefas é fator central  na geração de uma aprendizagem significativa.

III.   A memorização de conteúdos gera uma aprendizagem significativa.

IV.   A aprendizagem torna-se mais significativa para o aluno quando o conteúdo é exposto de forma contextualizada.

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e IV, apenas.


I e IV, apenas.

Muitas ciências, ao longo da história, buscaram esclarecer como se dá o processo de formação humana. Buscaram analisar como nos tornamos humanos, ou seja, o que nos caracteriza enquanto seres humanos. Entende-se que a história da formação humana é uma história de práticas sociais que pode ser analisada a partir de três parâmetros, ou três dimensões inter-relacionadas: a filogenética, a cultural e a ontogenética. Sobre a dimensão filogenética da formação humana, analise as assertivas a seguir e assinale a que melhor define essa dimensão: 


Filogênese é o estudo da história das ciências.


Filogênese diz respeito à história da evolução humana enquanto espécie.


Filogênese é a história de desenvolvimento individual de cada pessoa.


Filogênese diz respeito ao processo de humanização do homem.


Filogênese é o estudo da complexidade funcional de nosso cérebro.

Interessa tanto à Psicologia quanto à Educação (concebidas enquanto áreas de estudo e de aplicação) compreender e desvelar os mecanismos que atuam na formação dos indivíduos, ou seja, os processos presentes em nossa sociedade e que corroboram para a constituição de nossas subjetividades. Esse é o aspecto principal que interliga Psicologia e Educação.

CARMO, J. S. Fundamentos psicológicos da educação [livro eletrônico]. (Série Psicologia em Sala de Aula). Curitiba: InterSaberes, 2012 (adaptado).

Sobre a interlocução entre Psicologia e Educação, analise as assertivas a seguir:

 I.           Psicologia e Educação estão interligadas. Os dois campos de atuação estudam a formação humana.

PORQUE

 II.          Ambos os campos de atuação, atualmente, buscam avaliar e classificar os indivíduos com dificuldades escolares. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Para Vigotski, o desenvolvimento de uma criança vai além do que ela já é capaz de fazer sozinha. Ele também está relacionado com os processos que estão se desenvolvendo, que ainda não foram totalmente estabelecidos. Para melhor explicar o processo de desenvolvimento da criança, Vigotski define dois importantes conceitos: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir desses estudos, assinale a alternativa que melhor define a relação existente entre nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente


Significam que para que o sujeito possa apreender um conceito científico, ele precisa antes ter desenvolvido seus conceitos cotidianos.


As capacidades que compõem a área do desenvolvimento iminente hoje serão internalizadas pela criança e se tornarão parte de seu nível de desenvolvimento real no futuro.


Esses conceitos demonstram que as atividades pedagógicas planejadas e sistematizadas pelo professor não interferem no desenvolvimento das funções psicológicas.


O processo de ensino escolar deve ser orientado para a área do desenvolvimento iminente.


Representam duas categorias distintas de capacidades da criança, não relacionadas entre si.