PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


A Psicologia da Educação é uma das várias ciências que dão base para a Educação, contribuindo para pensarmos o cotidiano das escolas. Psicologia e Educação se interligam, já que ambas estudam o processo de formação humana. Sobre as contribuições que a Psicologia pode trazer para a Educação, analise as assertivas a seguir e marque com (V) de verdadeiro e (F) de falso.

 

(   ) Os estudos da Psicologia contribuem para que os professores possam nortear seu trabalho pedagógico e atingir seu objetivo, que é o de transmitir o conhecimento.

 

(   ) A Psicologia da Educação contribui exclusivamente para que o professor saiba identificar e classificar as dificuldades de aprendizagem.

 

(   ) Os estudos da Psicologia da Educação contribuem para compreendermos o complexo processo de aprendizagem e desenvolvimento, em seus vários componentes e aspectos.

 

(   ) A Psicologia estuda a linguagem, a aprendizagem, a consciência, a cognição, a afetividade, dentre diversos outros aspectos que interessam ao campo educacional.

 

(   ) Os estudos da Psicologia trazem ínfimas contribuições para a prática dos professores.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:




  • F – F – V – F – V.

  • V – V – V – F – F.

  • F – F – V – F – F.

  • V – F – V – V – V.

  • V – F – V – V – F.