PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


O projeto político-pedagógico é um meio para a construção da identidade e da organização do trabalho escolar. As alternativas abaixo, apresentam características que para Veiga (2001, p. 11) o projeto político-pedagógico deve conter. Com base no capítulo estudado, assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(  ) Ser processo participativo de decisões.

(  ) Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

(  ) Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.

(  ) Opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.

(  ) Explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

 

A sequência correta é:


F, F, V, F, F


V, V, F, V, V


V, V, V, F, F


V, V, V, V, F


V, V, V, V, V

 A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo. Quais são eles?

 


As Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares


O ENEM e o ENADE


A Estrutura Organizacional e o Tempo Escolar


A Base Nacional Comum e a Parte Diversificada


A Avaliação e as Relações de Trabalho

1)   De acordo com Veiga (2001, p. 19-23), três pressupostos norteiam o projeto político-pedagógico. Dentre as alternativas abaixo assinale aqueles que correspondem a esses pressupostos.

 

I – (  ) Epistemológicos

II – (  ) Situacional

III – (  ) Didático-metodológicos

IV – (  ) Operacional

V – (  ) Filosófico-sociológicos

A sequência correta está contida na alternativa:


III, IV e V


I, III e V


II, III e IV


I, II e IV


I, II e III

Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da valorização docente.

 


Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.


Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.


Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.


Faz referência à previsão da formação, inicial e continuada, condições de trabalho que provê recursos didáticos, físicos e materiais para o exercício do professor. A dedicação exclusiva do professor na escola evitando que ele pule de escola em escola para garantir uma remuneração mais digna, redução do número de aluno em sala de aula, dentre outros aspectos.


Significa condições de acesso e permanência na escola.

O planejamento participativo, entendido como ações organizativas na elaboração do projeto político pedagógico, tem por finalidade:

 

Assinale a resposta correta:

 


Valorizar a hierarquia e os poderes centralizados.


Manter a escola funcionando como antes.


Alcançar os objetivos e as metas estabelecidas.


Impor a ideia dos gestores para a melhoria da qualidade de ensino.


Cessar o sistema de regras estabelecidos para a criação de um ensino independente.

O ano de 2008 foi repleto de atividades e comemorações na Escola machado de Assis, devido ao centenário de morte do grande escritor brasileiro. O resultado desse processo necessitava ser sistematizado e socializado. Para isso, considerou-se a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades:

 

I - Organizar reuniões com docentes das escolas vizinhas para que os mesmos procedimentos fossem adotados pelas demais.

II - Publicar as produções de alunos e professores, visando à valorização e difusão do conhecimento.

III - Convidar um especialista no tema para ratificar a qualidade das produções dos alunos e legitimar os conhecimentos construídos.

IV - Realizar um período de culminância das atividades, com exposições, apresentações artísticas e demonstrações para a comunidade.

 

A (s) atividade (s) coerente (s) com uma concepção de uma escola como produtora de conhecimento e de vivências democráticas é (são) APENAS:

 


II apenas


I apenas


II e III apenas


II e IV apenas


I, II, III e IV 

Para VEIGA (2001) a autonomia possui três dimensões básicas: jurídica, pedagógica, financeira e administrativa.

Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que corresponde ao que vem a ser a autonomia jurídica.



É a possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações escolares como por exemplo, formas de acesso.


Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.


É a capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.


Ela pode ser total ou parcial, mas, se relaciona com a administração de pessoal e orçamento.


Alto grau de compromisso e responsabilidade de todos os segmentos da comunidade escolar.

 

A educação democrática é uma invenção social que exige um saber político gestando-se na prática de por ela lutar, refletir e refazer.

 

                                                                                                            PORTANTO

 

A participação, o engajamento, o discernimento político, a coerência e a coesão, não são necessários para que se constitua em um processo contínuo.

 


Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.  


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

 Dentre esses órgãos colegiados, podemos incentivar na escola a instituição de Conselho Escolar, do Conselho de Classe, da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil.

Assinale nas alternativas abaixo aquela a que corresponda à definição de Conselho de Classe:



Órgão que elabora um documento teórico-metodológico que registra um processo vivenciado e em reconstrução, para a intervenção e mudança da realidade.


Órgão que incentiva as famílias a participarem da escola, não só nas festas ou com trabalho, mas discutindo, refletindo e buscando soluções para seus problemas.


Órgão que permite a reflexão e participação política, favorecendo o amadurecimento dos educandos frente aos seus problemas e a experiência democrática, formando desse modo, verdadeiros cidadãos.


Órgão que deve representar um apoio, uma estratégia de ação, na qual todos se reúnem tendo em vista a melhoria nos resultados do processo de ensino.


Órgão que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde à definição de currículo real.

 


É aquele que promove uma revisão periódica das atribuições específicas e gerais e dos procedimentos burocráticos da escola.


É o currículo, proposto, o currículo em ação, é o que de fato está acontecendo na escola.


Nova concepção de educação. Uma educação mais integradora.


Refere-se aos objetivos que realmente pretendemos alcançar na escola.


É o centro de debates, de discussão, de ampliação dos valores da própria cultura, da civilização e do grupo social a que atende.

Páginas: 12345678