PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


Dentre esses órgãos colegiados, podemos incentivar na escola a instituição de Conselho Escolar, do Conselho de Classe, da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil.

Assinale nas alternativas abaixo aquela a que corresponde à definição de Grêmio Estudantil:




Órgão que elabora um documento teórico-metodológico que registra um processo vivenciado e em reconstrução, para a intervenção e mudança da realidade.
Órgão que deve representar um apoio, uma estratégia de ação, na qual todos se reúnem tendo em vista a melhoria nos resultados do processo de ensino.
Órgão constituído por alunos e membros da comunidade, com o único objetivo de organizar festas e recreações.
Órgão que incentiva as famílias a participarem da escola, não só nas festas ou com trabalho, mas discutindo, refletindo e buscando soluções para seus problemas.
Órgão que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

 É no Conselho de Classe que a comunidade escolar deve discutir as funções e processos de avaliação realizados na escola. Nesse sentido terá subsídios para repensar a avaliação em uma perspectiva formativa e processual.

 

SENDO ASSIM

 

Deverá ser um momento também da avaliação do trabalho docente, das estratégias e técnicas utilizadas, tendo em vista replanejar ações educativas para garantir o aperfeiçoamento do ensino e, da aprendizagem.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:

 


Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.  
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

  “[...] bom porque em parte a comunidade pode saber como a escola é por dentro. O que é feito com nossos filhos, a utilização do dinheiro. Antes, a comunidade ficava do portão para fora. Só entrávamos na escola para saber das notas e reclamações dos filhos. Era só para isso que, antigamente, os pais eram chamados – ou para trazer para as festas um prato de quitute” (FREIRE, 2003, p. 76).

 

Conforme esse pensamento de Freire (2003), apresentado em seu livro “O projeto político-pedagógico / Processos históricos da educação brasileira” (p.109), estamos nos referindo a qual Órgão de gestão? Assinale a opção correta dentre as alternativas abaixo.

 

 


Conselho Escolar ou Colegiado Escolar.
Conselho de Classe.
Currículo Real.
Grêmio Estudantil.
Associação de Pais e Mestres.

O currículo das escolas pode ser concebido sob as seguintes perspectivas: multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Quando afirmamos que as perspectivas exigem comprometimento de toda a comunidade escolar em torno de uma concepção de educação mais integradora, viva e que contemple o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, chamados de Temas Transvesais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e orientação Sexual), e que, segundo o documento, dialogam com a base nacional comum, estamos nos referindo às perspectivas:

 

I-             Multidisciplinar

II-            Pluridesciplinar

III-          Interdisciplinar

IV-          Transdisciplinar.

 

A sequência correta é:

 


II apenas
III apenas
III e IV apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas

Nas alternativas abaixo, estão listadas as definições das perspectivas em que os currículos podem ser compostos. Dentre elas, assinale a definição de perspectiva multidisciplinar e pluridisciplinar.

 


Essa perspectiva é adotada na metodologia de projetos, em que os conhecimentos são trazidos para a resolução dos problemas propostos pelos alunos.
É uma grade fechada que não se comunica entre si, nem com a realidade na qual está inserida.
Significa a interação e a comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que gera a integração do conhecimento em áreas significativas.
É o currículo organizado por variadas disciplinas isoladas. É uma grade fechada, que não se comunica entre si, nem com a realidade na qual está inserida.
Ultrapassa a visão fragmentada do currículo por disciplinas, mas transpõe as disciplinas de modo a articular o conhecimento em seus vários diálogos com as áreas do conhecimento.

Durante todo o curso de Pedagogia, Liza teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa do professor. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania.

 

Dentre as opções abaixo, assinale quais ações são fundamentais para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido.

 

I- Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento. Elas devem ser seguidas sem alteração.

II- Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões, para que as metas possam ser alcançadas ou revistas.

III- Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


II e III apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I e II apenas
II apenas

O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas uma referência de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, e, em relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica:

 


Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.

 A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001, p. 15-16), em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:


Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, formas de acesso.
Autonomia que permite aos gestores mudar o núcleo comum da grade curricular.
Esta autonomia pode ser total ou parcial e se relaciona com administração de pessoal e de orçamento.
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

 Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:

ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM

 

a)            Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.

b)            O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.

c)            A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.

d)            Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.

 

A sequência correta está contida em:

 


concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação
concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo
interação, homem, paradigmas, concepção, currículo, organização
organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem
organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem

A legislação educacional brasileira prevê dois eixos para o currículo: a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada. Dentre as alternativas abaixo assinale a que corresponde ao que vem a ser a Parte Diversificada.

 


Se baseia no diálogo e não somente na transferência do conhecimento, que fortaleça o trabalho em equipe.
Reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação de maneira geral e, particularmente, do ponto de vista da escola, buscando a transformação dessa realidade.
É obrigatória e definida pela união, com a qual se garante uma unidade nacional, de forma que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários.
É a que promove a igualdade de oportunidades educativas contribuindo também para ampliar as fronteiras de conhecimento.
É obrigatória mas deve ser escolhida em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola, pois diz respeito à sua singularidade. São conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local.
Páginas: 123456