PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


O projeto político pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria com universidades, entidades de classe, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e, também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário sobretudo deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado.

(SANTOS, C. R. A Gestão Educacional e Escolar para a Modernidade. São Paulo. Cengage Leaming. 2008. P. 61)

 

Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Político Pedagógico:

 




  • Deve partir da gestão escolar que procura envolver, professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para solução de problemas específicos levantados por esta gestão.

  • Deve envolver toda a comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudanças necessários a uma educação de melhor qualidade.

  • Necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.

  • Tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.

  • Deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.