PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
O Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) é responsável pela:
Transferência de recursos financeiros da União para os Estados e Municípios.
Transferência de recursos financeiros dos Municípios para os Estados e União.
Transferência de recursos financeiros da Estados para a União e os Municípios.
Transferência de recursos financeiros da União para os Estados e Distrito Federal.
Transferência de recursos financeiros dos Estados para Municípios e Distrito Federal.
Leia as definições sobre as Teorias da administração:
I- Teorias clássicas: nelas, o pressuposto fundamental é o de uma empresa ou organização na qual as pessoas são consideradas peças abstratas e o conceito de rendimento se associa à ideia de produção mecânica.
II- Teorias novas: não afirmam que as concepções clássicas sejam errôneas ou inúteis, apenas incompletas por não levarem em conta o fato de que as decisões numa organização se dão em todos os níveis e não apenas no topo ou em certos escalões de uma hierarquia formal, por isso buscam considerar a pessoa de cada trabalhador em particular.
Associe as teorias aos seus representantes:
( ) Frederick Taylor
( ) Henri Fayol
( ) Max Weber
( ) Georges Elton Mayo
( ) Roald Campbell
( ) Henry Ford
( ) Taiichi Ohno
A sequência correta é:
I, I, I, II, II, II, I
II, I, II, I, II, I, II
I, I, II, II, I, I, II
I, I, II, II, II, I, I
I, II, I, I, I, II,II
Segundo (LUCK, 2000), uma gestão escolar participativa será viabilizada ao assumir procedimentos de gestão capazes de propiciar:
I- estabelecer procedimentos institucionais adequados à igualdade de participação de todos os segmentos da comunidade escolar;
II- articular interesses coletivos de forma a melhorar o projeto pedagógico, a qualidade do ensino e o clima organizacional;
III- estabelecer mecanismos de controle público das ações efetuadas.
Está correto:
I, II, III
I, III
Apenas II
I, II
II, III
Um novo paradigma de gestão escolar faz-se necessário por todos os motivos listados a seguir.
No entanto, apenas dos motivos apresentados contraria essa nova proposta de gestão.
Identifique-o:
possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.
adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.
adotar práticas de interação, mediante a participação conjunta da comunidade escolar.
mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização.
controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.
O texto da Constituição Federal de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
Os fragmentos de texto abaixo foram adaptados do exemplo de gestão escolar da Escola Municipal Justino Pedrosa que vem seu livro de estudos (GLAUCIA et al., 268).
Associe cada fragmento de texto a um dos sete princípios do Art. 206 da Constituição Federal de 1988:
( ) A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes para que se implantasse uma nova gestão nas escolas, baseada no fortalecimento da unidade escolar por meio da autonomia pedagógica,(...) instituindo um programa permanente de capacitação dos professores e demais funcionários, o estabelecimento de uma política de remuneração e investimento na melhoria das condições de trabalho dos educadores.
( ) A escola passou a gerir seus próprios processos, ganhando a cada dia mais autonomia nas decisões e no atendimento às suas necessidades. Para contribuir no processo de gestão, foram criados órgãos colegiados, com função deliberativa e consultiva, cujos representantes eram pais, alunos, professores e funcionários eleitos por seus pares por meio do voto direto.
( ) A direção procura envolver os professores e alunos em todas as tomadas de decisões e, sobretudo nas ações, pois acredita que a ação conjunta favorece um melhor desempenho e produtividade das pessoas, o que repercute positivamente na resolução dos problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e, consequentemente, no sucesso do ensino.
( ) Os professores sentiram a necessidade de discutir a avaliação da aprendizagem e solicitaram à direção que oferecesse um curso sobre essa temática(...) Com as pesquisas e estudos realizados, os professores identificaram no dia a dia da sala de aula exemplos que elucidaram questões relevantes sobre o tema. O resultado do estudo foi tão significativo que a equipe escolar foi convidada a apresentá-lo no Congresso Municipal de Educação.
A sequência correta é:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
Transferência de recursos financeiros da União para os Estados e Municípios.
Transferência de recursos financeiros dos Municípios para os Estados e União.
Transferência de recursos financeiros da Estados para a União e os Municípios.
Transferência de recursos financeiros da União para os Estados e Distrito Federal.
Transferência de recursos financeiros dos Estados para Municípios e Distrito Federal.
Leia as definições sobre as Teorias da administração:
I- Teorias clássicas: nelas, o pressuposto fundamental é o de uma empresa ou organização na qual as pessoas são consideradas peças abstratas e o conceito de rendimento se associa à ideia de produção mecânica.
II- Teorias novas: não afirmam que as concepções clássicas sejam errôneas ou inúteis, apenas incompletas por não levarem em conta o fato de que as decisões numa organização se dão em todos os níveis e não apenas no topo ou em certos escalões de uma hierarquia formal, por isso buscam considerar a pessoa de cada trabalhador em particular.
Associe as teorias aos seus representantes:
( ) Frederick Taylor
( ) Henri Fayol
( ) Max Weber
( ) Georges Elton Mayo
( ) Roald Campbell
( ) Henry Ford
( ) Taiichi Ohno
A sequência correta é:
I, I, I, II, II, II, I
II, I, II, I, II, I, II
I, I, II, II, I, I, II
I, I, II, II, II, I, I
I, II, I, I, I, II,II
Segundo (LUCK, 2000), uma gestão escolar participativa será viabilizada ao assumir procedimentos de gestão capazes de propiciar:
I- estabelecer procedimentos institucionais adequados à igualdade de participação de todos os segmentos da comunidade escolar;
II- articular interesses coletivos de forma a melhorar o projeto pedagógico, a qualidade do ensino e o clima organizacional;
III- estabelecer mecanismos de controle público das ações efetuadas.
Está correto:
I, II, III
I, III
Apenas II
I, II
II, III
Um novo paradigma de gestão escolar faz-se necessário por todos os motivos listados a seguir.
No entanto, apenas dos motivos apresentados contraria essa nova proposta de gestão.
Identifique-o:
possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.
adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.
adotar práticas de interação, mediante a participação conjunta da comunidade escolar.
mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização.
controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.
O texto da Constituição Federal de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
Os fragmentos de texto abaixo foram adaptados do exemplo de gestão escolar da Escola Municipal Justino Pedrosa que vem seu livro de estudos (GLAUCIA et al., 268).
Associe cada fragmento de texto a um dos sete princípios do Art. 206 da Constituição Federal de 1988:
( ) A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes para que se implantasse uma nova gestão nas escolas, baseada no fortalecimento da unidade escolar por meio da autonomia pedagógica,(...) instituindo um programa permanente de capacitação dos professores e demais funcionários, o estabelecimento de uma política de remuneração e investimento na melhoria das condições de trabalho dos educadores.
( ) A escola passou a gerir seus próprios processos, ganhando a cada dia mais autonomia nas decisões e no atendimento às suas necessidades. Para contribuir no processo de gestão, foram criados órgãos colegiados, com função deliberativa e consultiva, cujos representantes eram pais, alunos, professores e funcionários eleitos por seus pares por meio do voto direto.
( ) A direção procura envolver os professores e alunos em todas as tomadas de decisões e, sobretudo nas ações, pois acredita que a ação conjunta favorece um melhor desempenho e produtividade das pessoas, o que repercute positivamente na resolução dos problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e, consequentemente, no sucesso do ensino.
( ) Os professores sentiram a necessidade de discutir a avaliação da aprendizagem e solicitaram à direção que oferecesse um curso sobre essa temática(...) Com as pesquisas e estudos realizados, os professores identificaram no dia a dia da sala de aula exemplos que elucidaram questões relevantes sobre o tema. O resultado do estudo foi tão significativo que a equipe escolar foi convidada a apresentá-lo no Congresso Municipal de Educação.
A sequência correta é:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
I, I, I, II, II, II, I
II, I, II, I, II, I, II
I, I, II, II, I, I, II
I, I, II, II, II, I, I
I, II, I, I, I, II,II
Segundo (LUCK, 2000), uma gestão escolar participativa será viabilizada ao assumir procedimentos de gestão capazes de propiciar:
I- estabelecer procedimentos institucionais adequados à igualdade de participação de todos os segmentos da comunidade escolar;
II- articular interesses coletivos de forma a melhorar o projeto pedagógico, a qualidade do ensino e o clima organizacional;
III- estabelecer mecanismos de controle público das ações efetuadas.
Está correto:
I, II, III
I, III
Apenas II
I, II
II, III
Um novo paradigma de gestão escolar faz-se necessário por todos os motivos listados a seguir.
No entanto, apenas dos motivos apresentados contraria essa nova proposta de gestão.
Identifique-o:
possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.
adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.
adotar práticas de interação, mediante a participação conjunta da comunidade escolar.
mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização.
controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.
O texto da Constituição Federal de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
Os fragmentos de texto abaixo foram adaptados do exemplo de gestão escolar da Escola Municipal Justino Pedrosa que vem seu livro de estudos (GLAUCIA et al., 268).
Associe cada fragmento de texto a um dos sete princípios do Art. 206 da Constituição Federal de 1988:
( ) A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes para que se implantasse uma nova gestão nas escolas, baseada no fortalecimento da unidade escolar por meio da autonomia pedagógica,(...) instituindo um programa permanente de capacitação dos professores e demais funcionários, o estabelecimento de uma política de remuneração e investimento na melhoria das condições de trabalho dos educadores.
( ) A escola passou a gerir seus próprios processos, ganhando a cada dia mais autonomia nas decisões e no atendimento às suas necessidades. Para contribuir no processo de gestão, foram criados órgãos colegiados, com função deliberativa e consultiva, cujos representantes eram pais, alunos, professores e funcionários eleitos por seus pares por meio do voto direto.
( ) A direção procura envolver os professores e alunos em todas as tomadas de decisões e, sobretudo nas ações, pois acredita que a ação conjunta favorece um melhor desempenho e produtividade das pessoas, o que repercute positivamente na resolução dos problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e, consequentemente, no sucesso do ensino.
( ) Os professores sentiram a necessidade de discutir a avaliação da aprendizagem e solicitaram à direção que oferecesse um curso sobre essa temática(...) Com as pesquisas e estudos realizados, os professores identificaram no dia a dia da sala de aula exemplos que elucidaram questões relevantes sobre o tema. O resultado do estudo foi tão significativo que a equipe escolar foi convidada a apresentá-lo no Congresso Municipal de Educação.
A sequência correta é:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
I, II, III
I, III
Apenas II
I, II
II, III
Um novo paradigma de gestão escolar faz-se necessário por todos os motivos listados a seguir.
No entanto, apenas dos motivos apresentados contraria essa nova proposta de gestão.
Identifique-o:
possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.
adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.
adotar práticas de interação, mediante a participação conjunta da comunidade escolar.
mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização.
controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.
O texto da Constituição Federal de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
Os fragmentos de texto abaixo foram adaptados do exemplo de gestão escolar da Escola Municipal Justino Pedrosa que vem seu livro de estudos (GLAUCIA et al., 268).
Associe cada fragmento de texto a um dos sete princípios do Art. 206 da Constituição Federal de 1988:
( ) A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes para que se implantasse uma nova gestão nas escolas, baseada no fortalecimento da unidade escolar por meio da autonomia pedagógica,(...) instituindo um programa permanente de capacitação dos professores e demais funcionários, o estabelecimento de uma política de remuneração e investimento na melhoria das condições de trabalho dos educadores.
( ) A escola passou a gerir seus próprios processos, ganhando a cada dia mais autonomia nas decisões e no atendimento às suas necessidades. Para contribuir no processo de gestão, foram criados órgãos colegiados, com função deliberativa e consultiva, cujos representantes eram pais, alunos, professores e funcionários eleitos por seus pares por meio do voto direto.
( ) A direção procura envolver os professores e alunos em todas as tomadas de decisões e, sobretudo nas ações, pois acredita que a ação conjunta favorece um melhor desempenho e produtividade das pessoas, o que repercute positivamente na resolução dos problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e, consequentemente, no sucesso do ensino.
( ) Os professores sentiram a necessidade de discutir a avaliação da aprendizagem e solicitaram à direção que oferecesse um curso sobre essa temática(...) Com as pesquisas e estudos realizados, os professores identificaram no dia a dia da sala de aula exemplos que elucidaram questões relevantes sobre o tema. O resultado do estudo foi tão significativo que a equipe escolar foi convidada a apresentá-lo no Congresso Municipal de Educação.
A sequência correta é:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.
adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.
adotar práticas de interação, mediante a participação conjunta da comunidade escolar.
mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização.
controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.
O texto da Constituição Federal de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
Os fragmentos de texto abaixo foram adaptados do exemplo de gestão escolar da Escola Municipal Justino Pedrosa que vem seu livro de estudos (GLAUCIA et al., 268).
Associe cada fragmento de texto a um dos sete princípios do Art. 206 da Constituição Federal de 1988:
( ) A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diretrizes para que se implantasse uma nova gestão nas escolas, baseada no fortalecimento da unidade escolar por meio da autonomia pedagógica,(...) instituindo um programa permanente de capacitação dos professores e demais funcionários, o estabelecimento de uma política de remuneração e investimento na melhoria das condições de trabalho dos educadores.
( ) A escola passou a gerir seus próprios processos, ganhando a cada dia mais autonomia nas decisões e no atendimento às suas necessidades. Para contribuir no processo de gestão, foram criados órgãos colegiados, com função deliberativa e consultiva, cujos representantes eram pais, alunos, professores e funcionários eleitos por seus pares por meio do voto direto.
( ) A direção procura envolver os professores e alunos em todas as tomadas de decisões e, sobretudo nas ações, pois acredita que a ação conjunta favorece um melhor desempenho e produtividade das pessoas, o que repercute positivamente na resolução dos problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e, consequentemente, no sucesso do ensino.
( ) Os professores sentiram a necessidade de discutir a avaliação da aprendizagem e solicitaram à direção que oferecesse um curso sobre essa temática(...) Com as pesquisas e estudos realizados, os professores identificaram no dia a dia da sala de aula exemplos que elucidaram questões relevantes sobre o tema. O resultado do estudo foi tão significativo que a equipe escolar foi convidada a apresentá-lo no Congresso Municipal de Educação.
A sequência correta é:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
I, VII, VI, II
VII, III, VI, IV
II, VI, V, I
V, VI, VII, II
V, II, VI, VII
Segundo Laranja (2004, p. 242), espera-se de um gestor ou de uma gestora que Tenha criatividade, perceba o macro, saiba trabalhar em equipe, seja ágil na resolução de problemas, se comunique com eficiência.
Analise as soluções apresentadas pelo gestor em cada uma das situações , a seguir, ao ser procurado por uma mãe, reclamando que a filha foi advertida por faltas pela especialista de forma brusca, ríspida e até mal-educada, o gestor...
Situação 1:
... conversou com a mãe e pediu calma, pois a coitada da funcionária está com sérios problemas em família.
Situação 2:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado e disse que, depois de apurados os fatos, daria um retorno a mãe.
Situação 3:
... conversou com a mãe, fez uma ocorrência por escrito de tudo o que foi relatado, em seguida, chamou a especialista, explicou-lhe toda a situação apresentada pela mãe. Da mesma forma, a funcionária explicou como tudo aconteceu e foi feito o registro. Com os fatos apurados de ambas partes envolvidas, o gestor falou do compromisso e seriedade da escola no atendimento ao aluno e aos seus responsáveis e que, de forma nenhuma, aquela situação seria aceita pela gestão. A funcionária se retratou, pediu desculpas. O gestor também pediu desculpas em nome da escola, chamou atenção da funcionária e se comprometeu a não permitir que o fato venha a ocorrer novamente.
Situação 4:
... conversou com a mãe, ouviu tudo que ela tinha a dizer e disse não acreditar, porque a especialista é excelente funcionária, jamais faria aquilo. A mãe saiu mais revoltada ainda e disse que procuraria a superintendência para resolver. O diretor não se importou, disse que poderia procurar, que ninguém daria ouvidos àquela infâmia.
Situação 5:
... conversou com a mãe, elogiou muito a garota, dizendo que a funcionária seria duramente advertida para não repetir o ocorrido. Chamou a mãe para tomar um cafezinho e confidenciou a ela que a funcionária passa por problemas graves na família, por isso pediu para que não levasse em conta o ocorrido, porque todos estão sujeitos a errar. Depois que a mãe foi embora, riu com a funcionária, dizendo que quem lida com a educação tem que ter jogo de cintura, pois tudo se resolve com jeitinho.
Das situações apresentadas, segundo o que se espera de um gestor, principalmente quanto à agilidade na resolução de problemas e comunicação eficiente, em qual das situações estas competências se presentificam em sua atuação:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
Situação 1
Situação 4
Situação 2
Situação 3
Situação 5
Os desdobramentos sofridos pela concepção sociocrítica são:
A- concepção autogestionária
B- concepção interpretativa
C- concepção democrático-participativa
Sobre as características da concepção democrático-participativa, use (V) para as alternativas que apresentarem características verdadeiras sobre essa concepção e (F) as alternativas que forem falsas:
( ) definição dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
( ) auto-organização do grupo de pessoas da instituição pela alternância no exercício de funções, fazendo-se escolhas por meio de eleições.
( ) acompanhamento e avaliação sistemática dos processos institucionais.
( ) a escola é produtora de sua própria cultura, conforme seus interesses e objetivos.
( ) ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais para se atingir com êxito os objetivos da escola.
A ordem correta é:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
V, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, F, V, F, V
Organização, administração e gestão são termos que têm significados semelhantes e, comumente, são aplicados aos processos organizacionais. A escola é uma organização e, como tal, necessita de ações administrativas e de gestão democrático-participativa.
Confira o significado de cada um dos vocábulos:
ORGANIZAÇÃO: significa pôr em ordem, arrumar, pôr para funcionar; formas de constituição de um organismo, preparação (Larousse Cultural, 1999, p. 675);
ADMINISTRAÇÃO: significa organizar, gerenciar alguma coisa, dirigir um negócio, um serviço, gerir bens (idem, p.20);
GESTÃO: é a ação de gerir, administrar, gerência, administração de um estabelecimento (idem, p. 460).
Agora, com base no que você estudou, e nos significados apresentados acima, relacione os termos: organização, administração, gestão, com as situações apresentadas a seguir:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
O resultado que melhor se aplica as situações é o que se encontra na opção:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
SITUAÇÃO 1: administração; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: organização; SITUAÇÃO 3: administração.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: gestão.
SITUAÇÃO 1: Gestão; SITUAÇÃO 2: administração; SITUAÇÃO 3: organização.
SITUAÇÃO 1: organização; SITUAÇÃO 2: gestão; SITUAÇÃO 3: administração.
Compare as três situações apresentadas, a seguir, e indique qual(is) dela(s) melhor exemplifica uma gestão democrática:
SITUAÇÃO 1:
Toda a comunidade escolar foi convidada para uma reunião, na qual seriam discutidos os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos e quais procedimentos a escola deveria adotar para sanar tais dificuldades. Todas as sugestões foram ouvidas, um planejamento conjunto foi elaborado, acatando as sugestões de todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, etc) e dividindo responsabilidades nas tarefas a serem executadas para alcançar o objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos, ou seja, todos se envolveriam nesse processo dando contribuições para a realização do que foi planejado, avaliando frequentemente os resultados e mudando os rumos do planejamento, caso não produzisse os resultados esperados.
SITUAÇÃO 2:
São vários os segmentos de profissionais que trabalham em uma escola e cada um tem uma função específica para o bom andamento dos trabalhos realizados. Por exemplo: o porteiro precisa receber bem a todos, dando informações de onde se encontram as salas dos profissionais que ali trabalham; as secretárias atendem pais para fazerem as matrículas, tiram dúvidas, passam as ligações e registram informações e recados, cuidam dos diários e arquivam notas; as cantineiras preparam o lanche e servem os alunos no recreio; a especialista assiste os professores quanto aos planejamentos e registros pedagógicos; os professores organizam livros e recursos tecnológicos para levarem às salas de aula; o diretor permeia por todo o ambiente escolar, conferindo se todos os funcionários estão desempenhando bem sua função para o bom andamento da escola.
SITUAÇÃO 3:
No início de cada ano letivo, as escolas são arrumadas para receber os funcionários, professores, alunos e pais. Assim, é necessário que tudo esteja limpo, as salas com a quantidade de carteiras adequadas ao número de alunos, as listas de presença das turmas acessíveis para a consulta dos pais e alunos, painéis de boas-vindas para a acolhida, entre outros.
A opção correta é:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2
Veja a definição de colegiado:
O colegiado ou conselho escolar é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os diversos representantes dos segmentos da comunidade escolar se encontram e tomam decisões que contribuam para o aprimoramento do projeto político pedagógico da escola, da melhoria da qualidade da educação.
Levando em consideração os representantes dos segmentos da escola que compõem o colegiado, indique a alternativa que contempla essa composição:
SITUAÇÃO 1, 2 e 3
SITUAÇÃO 1
SITUAÇÃO 3
SITUAÇÃO 2
SITUAÇÃO 1 e 2