PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


Sobre deformações em perfil é correto afirmar:


Espelhamento
Descolamento do ligante
Escorregamento do revestimento.
Falta de aderência pneu-pavimento.
Peladas

A camada de rolamento é a camada mais solicitada pelo atrito com os pneus dos veículos. Seu dimensionamento leva em conta aspectos mecânicos e principalmente financeiros, pois das camadas de um pavimento é a mais onerosa. Analisando o que é comum ser feito no Brasil, qual a variação média da espessura das camadas de rolamento, nas faixas de tráfego em vias simples no Brasil?


De 1 a 3 cm
De 3 a 5 cm.
De 12 a 15 cm
De 7,5 a 10 cm
De 15 a 18 cm.

Calcule o raio da área circular de contato em função do seguinte carregamento:

Q = 6500 Kgf

q = 6,5 Kgf/cm²


0,58 cm
17,85 cm
32,63 cm
22,52 cm
12,62 cm

Marque a alternativa que apresenta qual deverá ser a inclinação mínima da camada de regularização em áreas com grande precipitação pluviométrica.


4,5%.
1%.
3%.
4%.
6%.

Analise as afirmativas abaixo que contém características de pavimentos flexíveis:

I)  A tração, devida à flexão, traz deformações permanentes.

II) As tensões são dissipadas por barras de transferências.

III) Sofrem patologias devido a reação álcali-agregado.

IV) Possuem relativa deformabilidade.

 

É correto o que se afirma em:


I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I,III e IV, apenas.
I, apenas.

A legislação municipal, em cada município brasileiro, regula se há ou não um percentual de pavimentos com bese em paralelepipedo que deverá ser mantida em observação ao cultivo do patrimonio histórico local. O fato é que os mesmos cairam em desuso. Vários são os motivos que levaram a não adoção deste método construtivo. Dentre as características abaixo qual NÃO é uma característica que justifica o desuso deste método construtivo de pavimentos?


Execução manual "artesanal" que dificulta a produção em escala
Baixa rugosidade, resultante de um pequeno fator de atrito (mi)
Fendas entre as peças que permitem a percolação de água para o solo urbano.
Falta ou baixa aderência em frenagens quando molhados.
Trepidação que causa desconforto caso altas velocidades sejam atingidas,

A condição estrutural de um pavimento pode ser verificada pelo nível de atendimento a duas solicitações. Quais são elas?


A capacidade dos materiais granulares de resistir à flexão. A capacidade das camadas asfálticas e cimentadas a resistir ao cisalhamento.
A capacidade dos materiais granulares de resistir ás deformações elásticas e plasticas. A integridade estrutural das camadas asfálticas e cimentadas relacionadas ao grau e a extensão do fissuramento existente.
A capacidade dos materiais granulares de resistir ás deformações elásticas e plasticas. A capacidade das camadas asfálticas e cimentadas a resistir à flexão.
A capacidade dos materiais granulares de resistir ao cisalhamento. A integridade estrutural das camadas asfálticas e cimentadas relacionadas ao grau e a extensão do fissuramento existente.
A capacidade dos materiais granulares de resistir ao cisalhamento. A capacidade das camadas asfálticas e cimentadas a resistir à flexão.

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, dentre outros aspectos, à: 


Aplicação da massa asfáltica a temperaturas baixas.
Variação térmica do revestimento.
Capacidade insuficiente do sistema de drenagem subsuperficial.
Faixa granulométrica do revestimento com excesso de fíler.
Compactação insuficiente das camadas subjacentes ao revestimento.

Tipo de pavimentação que dispensa em sua base e sub-base o material ligante?


Pavimentos semi-flexíveis com base em misturas betuminosas.
Pavimentos Flexíveis com material granular
Pavimentos semi-flexíveis com material granular
Pavimentos Flexíveis com com base em misturas betuminosas.
Pavimento Rígido

A cada tipo de defeito são associadas algumas causas prováveis para seu aparecimento na superfície. Analise as figuras e assinale a alternativa que se refere respectivamente às prováveis causas que resultaram os tipos de defeitos de superfície dos pavimentos flexíveis:


I - Trincas decorrentes da reflexão de trincas de placas de concreto de cimento Portland ou de trincas pré-existentes; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
I - Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
I – Decorrentes da retração do revestimento asfáltico e por variações diárias de temperatura; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
I - Decorrentes da retração do revestimento asfáltico e por variações diárias de temperatura: Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico.
I - Trincas decorrentes da reflexão de trincas de placas de concreto de cimento Portland ou de trincas pré-existentes; II - Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico.
Páginas: 123