PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


Com relação a espessura mínima a ser adotada nos revestimentos rodoviários, o manual de pavimentação do DNIT, 2006 dispõe o seguinte:

"A fixação da espessura mínima a adotar para os revestimentos betuminosos é um dos pontos ainda em aberto na engenharia rodoviária, quer se trate de proteger a camada de base dos esforços impostos pelo tráfego, quer se trate de evitar a ruptura do próprio revestimento por esforços repetidos de tração na flexão."

Para determinar a espessura do revestimento necessário para os acostamentos de pistas, o correto segundo este manual, é considerar:




  • Consideração, para efeito de escolha de revestimento, de um tráfego nos acostamentos da ordem de, até 10% do tráfego na pista de rolamento.
     

  • Consideração, para efeito de escolha de revestimento, de um tráfego nos acostamentos da ordem de, até 5% do tráfego na pista de rolamento.
     

  • Consideração, para efeito de escolha de revestimento, de um tráfego nos acostamentos da ordem de, até 1% do tráfego na pista de rolamento.

  • Consideração, para efeito de escolha de revestimento, de um tráfego nos acostamentos da ordem de, até 15% do tráfego na pista de rolamento.

     

  • Consideração, para efeito de escolha de revestimento, de um tráfego nos acostamentos da ordem de, até 20% do tráfego na pista de rolamento.
    Â