PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas, comumente, por pedreiras e exploradas, normalmente, com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que: 




  • A realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis. 

  • Materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas.

  • Materiais que possuem índice de forma inferior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas.

  • Permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória desses materiais ao material betuminoso empregado. 

  • Materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas.