PATOLOGIA E IMUNOLOGIA
Analise a frase a seguir, substituindo os números 1 a 3 pelas palavras corretas.
Os macrófagos são células originadas a partir dos ________1_______ que migraram para o ________2_______. São bastante importantes, participando da imunidade inata por meio da _______3________ e destruição de microrganismos invasores. Participam da apresentação do invasor, necessária para a ativação da resposta imune adaptativa, além de serem responsáveis pela limpeza de tecidos necrosados, remoção de restos celulares, entre outros. Possuem formato ameboide por estarem constantemente emitindo pseudópodes.
Assinale a alternativa CORRETA.
1: monócitos; 2: tecido conjuntivo; 3: fagocitose.
1: monócitos; 2: tecido epitelial; 3: fagocitose.
1: basófilos; 2: tecido epitelial; 3: pinocitose.
1: eosinófilos; 2: tecido conjuntivo; 3: pinocitose.
1: basófilos; 2: tecido conjuntivo; 3: fagocitose.
Analise o texto abaixo.
Imunologia
A Imunologia, como o nome sugere, é a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela se atém à análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e também de alergias. O sistema imune é complexo e envolve a relação entre tecidos, células e mediadores químicos, capazes de responder à presença dos antígenos. Na grande maioria dos casos, ele os reconhece, enviando respostas específicas para a sua neutralização, metabolização e eliminação. Em um novo contato com o mesmo antígeno, o sistema age de forma mais rápida e eficiente e, em alguns casos, por criar resistência a ele, inviabiliza reinfecções.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/imunologia.htm. Acesso em: 04 fev. 2017.
A partir das informações do texto acima, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.
Grupo de células do sistema imunológico, correspondem a aproximadamente, 3% dos leucócitos totais. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
Basófilos.
Mastócitos.
Eosinófilos.
Monócitos.
Neutrófilos.
Leia o texto abaixo.
Características principais dos órgãos linfoides
Os órgãos linfoides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estão, portanto, relacionados com a defesa do organismo contra moléculas e contra organismos cujas moléculas são consideradas pelo organismo como estranhas. Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo, seja concentrados em estruturas anatomicamente distintas - os chamados órgãos linfoides - seja difusos no tecido conjuntivo.
O tecido linfoide é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Podemos reconhecer três variedades de tecido linfoide:
1 tecido linfoide frouxo - constituído por acúmulos de linfócitos espalhados no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides. Os limites destes acúmulos não são muito bem demarcados.
2 tecido linfoide denso - constituído de acúmulos de linfócitos bem organizados e com limites bem demarcados.
3 tecido linfoide nodular - formado por linfócitos que se organizam em acúmulos esféricos ou ovoides denominados nódulos linfoides ou folículos linfoides. Estes estão presentes no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides
Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/12-1-linfoides.html. Acesso em: 06 fev.2017.
A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Local de maturação e liberação dos linfócitos T e B, além de promoverem limpeza do organismo, destruição de hemácias velhas, entre outras.
Timo.
Baço.
Tonsila.
Fígado.
Medula óssea.
Imunoglobulina que está presente em baixa quantidade no soro. Possui estrutura monômera e, portanto, dois sítios de ligação com o antígeno. Liga-se pela região efetora (Fc) na superfície de células como: mastócitos, basófilos, eosinófilos, fazendo com que essas células liberem seus grânulos. Está associada aos vermes e aos quadros alérgicos.
IgE
IgG
IgM
IgD
IgA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
1: monócitos; 2: tecido conjuntivo; 3: fagocitose.
1: monócitos; 2: tecido epitelial; 3: fagocitose.
1: basófilos; 2: tecido epitelial; 3: pinocitose.
1: eosinófilos; 2: tecido conjuntivo; 3: pinocitose.
1: basófilos; 2: tecido conjuntivo; 3: fagocitose.
Analise o texto abaixo.
Imunologia
A Imunologia, como o nome sugere, é a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela se atém à análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e também de alergias. O sistema imune é complexo e envolve a relação entre tecidos, células e mediadores químicos, capazes de responder à presença dos antígenos. Na grande maioria dos casos, ele os reconhece, enviando respostas específicas para a sua neutralização, metabolização e eliminação. Em um novo contato com o mesmo antígeno, o sistema age de forma mais rápida e eficiente e, em alguns casos, por criar resistência a ele, inviabiliza reinfecções.
Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/imunologia.htm. Acesso em: 04 fev. 2017.
A partir das informações do texto acima, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.
Grupo de células do sistema imunológico, correspondem a aproximadamente, 3% dos leucócitos totais. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
Basófilos.
Mastócitos.
Eosinófilos.
Monócitos.
Neutrófilos.
Leia o texto abaixo.
Características principais dos órgãos linfoides
Os órgãos linfoides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estão, portanto, relacionados com a defesa do organismo contra moléculas e contra organismos cujas moléculas são consideradas pelo organismo como estranhas. Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo, seja concentrados em estruturas anatomicamente distintas - os chamados órgãos linfoides - seja difusos no tecido conjuntivo.
O tecido linfoide é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Podemos reconhecer três variedades de tecido linfoide:
1 tecido linfoide frouxo - constituído por acúmulos de linfócitos espalhados no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides. Os limites destes acúmulos não são muito bem demarcados.
2 tecido linfoide denso - constituído de acúmulos de linfócitos bem organizados e com limites bem demarcados.
3 tecido linfoide nodular - formado por linfócitos que se organizam em acúmulos esféricos ou ovoides denominados nódulos linfoides ou folículos linfoides. Estes estão presentes no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides
Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/12-1-linfoides.html. Acesso em: 06 fev.2017.
A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Local de maturação e liberação dos linfócitos T e B, além de promoverem limpeza do organismo, destruição de hemácias velhas, entre outras.
Timo.
Baço.
Tonsila.
Fígado.
Medula óssea.
Imunoglobulina que está presente em baixa quantidade no soro. Possui estrutura monômera e, portanto, dois sítios de ligação com o antígeno. Liga-se pela região efetora (Fc) na superfície de células como: mastócitos, basófilos, eosinófilos, fazendo com que essas células liberem seus grânulos. Está associada aos vermes e aos quadros alérgicos.
IgE
IgG
IgM
IgD
IgA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
A partir das informações do texto acima, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.
Grupo de células do sistema imunológico, correspondem a aproximadamente, 3% dos leucócitos totais. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
Basófilos.
Mastócitos.
Eosinófilos.
Monócitos.
Neutrófilos.
Leia o texto abaixo.
Características principais dos órgãos linfoides
Os órgãos linfoides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estão, portanto, relacionados com a defesa do organismo contra moléculas e contra organismos cujas moléculas são consideradas pelo organismo como estranhas. Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo, seja concentrados em estruturas anatomicamente distintas - os chamados órgãos linfoides - seja difusos no tecido conjuntivo.
O tecido linfoide é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Podemos reconhecer três variedades de tecido linfoide:
1 tecido linfoide frouxo - constituído por acúmulos de linfócitos espalhados no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides. Os limites destes acúmulos não são muito bem demarcados.
2 tecido linfoide denso - constituído de acúmulos de linfócitos bem organizados e com limites bem demarcados.
3 tecido linfoide nodular - formado por linfócitos que se organizam em acúmulos esféricos ou ovoides denominados nódulos linfoides ou folículos linfoides. Estes estão presentes no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides
Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/12-1-linfoides.html. Acesso em: 06 fev.2017.
A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Local de maturação e liberação dos linfócitos T e B, além de promoverem limpeza do organismo, destruição de hemácias velhas, entre outras.
Timo.
Baço.
Tonsila.
Fígado.
Medula óssea.
Imunoglobulina que está presente em baixa quantidade no soro. Possui estrutura monômera e, portanto, dois sítios de ligação com o antígeno. Liga-se pela região efetora (Fc) na superfície de células como: mastócitos, basófilos, eosinófilos, fazendo com que essas células liberem seus grânulos. Está associada aos vermes e aos quadros alérgicos.
IgE
IgG
IgM
IgD
IgA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
Timo.
Baço.
Tonsila.
Fígado.
Medula óssea.
Imunoglobulina que está presente em baixa quantidade no soro. Possui estrutura monômera e, portanto, dois sítios de ligação com o antígeno. Liga-se pela região efetora (Fc) na superfície de células como: mastócitos, basófilos, eosinófilos, fazendo com que essas células liberem seus grânulos. Está associada aos vermes e aos quadros alérgicos.
IgE
IgG
IgM
IgD
IgA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
IgE
IgG
IgM
IgD
IgA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia atentamente as informações a seguir.
Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:
[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.
A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
Hibridação molecular.
Anatomopatologia.
Ultrassonografia.
Citologia aspirativa.
Citologia esfoliativa.
Primeiramente, leia as informações a seguir.
Imunologia, do latim: immunitas significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.
Funções do sistema imune
Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.
Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.
II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.
III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.
IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.
As afirmações CORRETAS estão contidas em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Doença causada por resposta imunológica contra antígenos próprios, normalmente desencadeando a produção de auto-anticorpos. Por exemplo, o diabetes melito tipo 1, em que o organismo produz anticorpos contra as células produtoras de insulina.
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.
Condição na qual, além da constatação da infecção, há sinais de respostas sistêmicas, tais como: aumento da frequência respiratória (taquipneia), da frequência cardíaca (taquicardia) e hiper ou hipotermia (>38oC ou <35,6oC, respectivamente).
Neoplasia.
Aterosclerose.
Doença autoimune.
Hipercolesterolemia.
Kwashiorkor.