PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Leia o texto abaixo.

Características principais dos órgãos linfoides

Os órgãos linfoides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estão, portanto, relacionados com a defesa do organismo contra moléculas e contra organismos cujas moléculas são consideradas pelo organismo como estranhas. Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo, seja concentrados em estruturas anatomicamente distintas - os chamados órgãos linfoides - seja difusos no tecido conjuntivo.

O tecido linfoide é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Podemos reconhecer três variedades de tecido linfoide:

1 tecido linfoide frouxo - constituído por acúmulos de linfócitos espalhados no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides. Os limites destes acúmulos não são muito bem demarcados.

2 tecido linfoide denso - constituído de acúmulos de linfócitos bem organizados e com limites bem demarcados.

3 tecido linfoide nodular - formado por linfócitos que se organizam em acúmulos esféricos ou ovoides denominados nódulos linfoides ou folículos linfoides. Estes estão presentes no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfoides

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/12-1-linfoides.html. Acesso em: 06 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA

Local de maturação e liberação dos linfócitos T e B, além de promoverem limpeza do organismo, destruição de hemácias velhas, entre outras.




  • Timo.

  • Baço.

  • Tonsila.

  • Fígado.

  • Medula óssea.