PATOLOGIA E IMUNOLOGIA
Leia o texto abaixo.
Imunoensaios: ensaios de aglutinação
A importância da sorologia reside na possibilidade de pesquisar de Ac ou Ag específicos por testes rigorosamente padronizados é de grande valia na definição da suspeita clínica, na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM: processos agudos e IgG: processos crônicos - imunoglobulina de memória), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na avaliação do prognóstico da doença, na avaliação da eficácia terapêutica, na avaliação da imunidade adquirida ou induzida e na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de piora da patologia). Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população. Testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e/ou quantificação de antígenos e anticorpos, ou outras substâncias que desempenhem o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, DNA, RNA, citocinas.
Fonte: Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/imunoensaios-ensaios-de-aglutinacao/54437. Acesso em: 07 fev.2017.
Considerando as informações do texto e os métodos utilizados em Imunologia para diagnóstico de doenças, analise as assertivas a seguir.
I) Na citometria de fluxo identifica-se células por meio de sinais gerados pelas células em suspensão quando interceptadas por um feixe de luz.
II) A turbidimetria é uma técnica utilizada para quantificação de antígenos e anticorpos, por meio da quantidade de luz transmitida em relação a incidente.
III) A nefelometria é uma técnica sensível para quantificar as reações de precipitação entre antígenos e anticorpos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em: