MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS


Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos, um sistema de ductos, as glândulas sexuais acessórias e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis. O sistema de ductos transporta e armazena esperma, auxilia na sua maturação e o conduz para o exterior. O tubo retilíneo que passa na face posterior do testículo, forma uma ampola e desemboca junto à vesícula seminal, formando o ducto ejaculatório que passa atrás da próstata, é denominado:


Epidídimo


Ducto eferente


Ducto deferente


Ducto ejaculatório


Ducto prostático

O fígado é o maior órgão interno, situa-se no quadrante superior direito da cavidade abdominal, abaixo do diafragma. Na face inferior do fígado, localiza-se um pequeno saco, que possui a função de armazenar a bile. A bile é drenada desta estrutura sacular pelo ducto:


cístico


arterial


pancreático


hepático


colédoco

O sistema endócrino é composto de várias glândulas que estão localizadas em diversas regiões do corpo. As glândulas endócrinas participam da regulação das atividades do corpo, produzindo substâncias chamadas hormônios, que são liberados diretamente na corrente sanguínea. A maior glândula endócrina, constituída de dois grandes lóbulos laterais, ligados por um istmo e localizada anteriormente à parte superior da traqueia, é denominada:


paratireoide


laringe


pâncreas


tireoide


suprarrenal

Podemos verificar diferentes arranjos das fibras musculares. O músculo que apresenta fibras (fascículos) dispostos nos dois lados de um tendão central é denominado bipenado. O músculo classificado como bipenado é denominado:


vasto lateral


gastrocnêmio


reto do abdome


bíceps braquial


reto da coxa

As articulações sinoviais contêm um espaço entre os ossos, chamado cavidade articular. Elas são classificadas de acordo com sua morfologia e movimento. Temos cinco classificações, entre elas a gínglimo ou dobradiça. Assinale a alternativa onde podemos encontrar a articulação sinovial gínglimo.


ombro e quadril


punho e metacarpofalângicas


intercarpais e carpometacarpal


cotovelo e joelho


tarsometatarsal e interfalângicas

O intestino delgado possui cerca de 6 metros de comprimento, podendo variar entre 5 e 8 metros. Sua extensão fornece grande área de superfície para a digestão e absorção, sendo ainda muito aumentada pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. Ele é constituído por:


duodeno, jejuno e reto.


duodeno, jejuno e íleo.


duodeno, sigmoide e íleo.


ceco, colo ascendente, duodeno e íleo.


ceco, colo ascendente, transverso sigmoide e reto.

Na mecânica respiratória, o ar entra nos pulmões quando a pressão nos pulmões é menor do que a pressão atmosférica, e sai dos pulmões quando a pressão no seu interior é maior do que a pressão atmosférica. Os músculos que atuam durante uma inspiração calma são:


diafragma e intercostais internos.


intercostais externos e abdominais.


diafragma e intercostais externos.


intercostais internos e abdominais.


diafragma e escalenos.

O coração é um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba propulsora, impulsionando sangue através do sistema de vasos. Ele possui um sistema condutor próprio, conhecido como marcapasso. Esta estrutura é denominada:


nó sinoatrial


nó ventricular


nó atrioventricular


nó ventriculoatrial


nó atrial

As articulações são uniões ou junções entre dois ou mais ossos ou partes rígidas do esqueleto. Nas articulações cartilaginosas, as estruturas são unidas por tecido fibrocartilaginoso (sínfise) ou cartilagem hialina (sincondrose). É um exemplo de cartilagem sincondrose:


articulação sínfise púbica


articulação esternoclavicular


articulação costocondral


articulação rádioulnar.


articulação escápulo-umeral

Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, se assemelhando à um paralelepípedo, conhecidos como planos de delimitação. Os planos verticais, um tangente ao ventre e outro ao dorso são denominados de:


planos lateral direito e esquerdo


planos anterior e posterior


planos ventral e podálico


planos cranial e podálico


planos cefálico e caudal

Páginas: 123456