METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


Avaliar é uma das atividades mais comuns na vida escolar de todo ser humano e a maioria dos professores tende a encarar a avaliação como algo que ocorre somente em momentos isolados, como após o processo de ensino-aprendizagem. Mas, a insatisfação com esses tipos padronizados de avaliação de aprendizagem é tão antiga quanto este processo (BARATELLA, 2011).  Como resultado de uma análise de diversas técnicas usadas no processo avaliativo, surgiu-se a avaliação autêntica por meio do portfólio. Sobre o portfólio assinale a alternativa CORRETA:   

O portfólio consiste num trabalho gradual de processo de aprendizagem, como a construção do conhecimento, sem socialização entres os estudantes, apenas com o educador.
Para a realização do portfólio os objetivos são estabelecidos pelos próprios alunos, assim como a definição das finalidades de aprendizagem. Por isso, é considerada uma avaliação formativa.
O portfólio é um tipo de avaliação que ocorre apenas nos finais dos anos letivos, que avalia todo o conteúdo estudado, sem autorreflexão.
Trata-se de um tipo de avaliação formativa, em que o professor compartilha resultados com o aluno, otimizando o processo de ensino-aprendizagem e propondo novos caminhos pedagógicos.
Trata-se de um tipo de avaliação feita pelos alunos ao longo do período estudado, mas é um sistema rígido onde não há diálogo entre educador e educando.

Leia o texto a seguir.

O uso do jornal na sala de aula

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.
A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e lingüística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.
O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.
O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, por meio dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se por meio do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.

Fonte: Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/jornal-sala-aula.htm. Acesso em: 18 fev.2017.

A partir do texto acima, analise a veracidade das afirmações abaixo.

I)  A utilização de jornais e revistas, como recurso pedagógico, aproxima e traz, para a sala de aula, a sociedade em que vivemos, por meio de notícias e informações que podemos utilizar de forma significativa e interdisciplinar.

II) Ao invés de apenas trabalharmos com atividades preestabelecidas em livros didáticos, podemos utilizar, em alguns momentos, matérias jornalísticas para que nossos alunos busquem uma forma de relacionar o conteúdo e as temáticas escolhidas.

III) Uma educação de qualidade só será alcançada quando utilizarmos diversas formas metodológicas, por meio de trabalhos interdisciplinares que apresentem, para o aluno, um significado para sua vida.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, II e III.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


III. apenas.


II, apenas.

Vivemos em um mundo dos que têm e dos que não têm. Apesar do crescimento econômico ter sido multiplicado por oito entre 1950 e 2005 praticamente um em cada dois trabalhadores no mundo tenta sobreviver com uma renda menor que US$ 2 por dia. Essa pobreza afeta a qualidade ambiental, pois, para sobreviver, muitos pobres exaurem e degradam as florestas, os campos, o solo e a vida selvagem locais. Biólogos estimam que as atividades humanas tenham provocado a extinção prematura das espécies terrestres à taxa exponencial de 0,1% a 1% ao ano – uma perda irreversível da grande variedade de formas de vida, ou biodiversidade, da Terra. Há uma crescente preocupação de que o crescimento exponencial das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas, mudará o clima da Terra durante este século. Isso poderia arruinar algumas áreas agrícolas, modificar as reservas hídricas, alterar e reduzir a biodiversidade e influenciar a economia de diversas partes do mundo (MILLER, 2007).

Uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental atende às (aos):


recursos perenes, pois em uma escala de tempo humano ela é renovada continuamente.


necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade das gerações futuras.


necessidades atuais de sua população em relação ao setor terciário de seu município, exclusivamente.


necessidades atuais de sua população em relação ao setor primário de seu município, exclusivamente.


valores produtivos não consumistas e aos valores ligados ao lazer e ecoturismo.

Analise o texto abaixo.

Orientação sexual

O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento. O professor transmite valores com relação à sexualidade no seu trabalho cotidiano, na forma de responder ou não às questões mais simples trazidas pelos alunos. É necessário então que o educador tenha acesso à formação específica para tratar de sexualidade com crianças e jovens na escola, possibilitando a construção de uma postura profissional e consciente no trato desse tema. O professor deve então entrar em contato com questões teóricas, leituras e discussões sobre as temáticas específicas de sexualidade e suas diferentes abordagens; preparar-se para a intervenção prática junto dos alunos e ter acesso a um espaço grupal de supervisão dessa prática, o qual deve ocorrer de forma continuada e sistemática, constituindo, portanto, um espaço de reflexão sobre valores e preconceitos dos próprios educadores envolvidos no trabalho de Orientação Sexual. 

Ao atuar como um profissional a quem compete conduzir o processo de reflexão que possibilitará ao aluno autonomia para eleger seus valores, tomar posições e ampliar seu universo de conhecimentos, o professor deve ter discernimento para não transmitir seus valores, crenças e opiniões como sendo princípios ou verdades absolutas. O professor, assim como o aluno, possui expressão própria de sua sexualidade que se traduz em valores, crenças, opiniões e sentimentos particulares. Não se pode exigir do professor uma isenção absoluta no tratamento das questões ligadas à sexualidade, mas a consciência sobre quais são os valores, crenças, opiniões e sentimentos que cultiva em relação à sexualidade é um elemento importante para que desenvolva uma postura ética na sua atuação junto dos alunos.

O trabalho coletivo da equipe escolar, definindo princípios educativos, em muito ajudará cada professor em particular nessa tarefa. Para um bom trabalho de Orientação Sexual, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança entre alunos e professor. Para isso, o professor deve se mostrar disponível para conversar a respeito das questões apresentadas, não emitir juízo de valor sobre as colocações feitas pelos alunos e responder às perguntas de forma direta e esclarecedora. Informações corretas do ponto de vista científico ou esclarecimentos sobre as questões trazidas pelos alunos são fundamentais para seu bem-estar e tranquilidade, para uma maior consciência de seu próprio corpo e melhores condições de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e abuso sexual. Na condução desse trabalho, a postura do educador é fundamental para que os valores básicos propostos possam ser conhecidos e legitimados de acordo com os objetivos apontados. 

Em relação às questões de gênero, por exemplo, o professor deve transmitir, pela sua conduta, a equidade entre os gêneros e a dignidade de cada um individualmente. Ao orientar todas as discussões, deve, ele próprio, respeitar a opinião de cada aluno e ao mesmo tempo garantir o respeito e a participação de todos.

Fonte: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf. Acesso em: 03 abr.2017.

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa CORRETA.


Somente na educação superior, os professores transmitem valores com relação à sexualidade no seu trabalho cotidiano, na forma de responder ou não às questões mais simples trazidas pelos alunos.


Para um bom trabalho de orientação sexual, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança entre alunos e professor.


Para um bom trabalho de orientação sexual, é necessário que os professores já estejam cursando uma pós-graduação na área da saúde.


O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, em indivíduos a partir dos 21 anos.


Para um bom trabalho de orientação sexual, é necessário que os alunos já estejam cursando uma graduação na área da saúde.

Primeiramente, leia o texto a seguir.

As plantas medicinais são importantes para a pesquisa farmacológica e o desenvolvimento de drogas, pois, além da utilização de seus constituintes como agentes terapêuticos, elas são utilizadas como matérias-primas para a síntese, ou modelos para compostos farmacologicamente ativos. Estima-se que aproximadamente 40% dos medicamentos atualmente disponíveis foram desenvolvidos direta ou indiretamente a partir de fontes naturais, assim subdivididos: 25% de plantas, 12% de microrganismos e 3% de animais. (CALIXTO, 2001).

Considerando as informações do texto e os estudos sobre as plantas medicinais, analise o questionamento abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: tem sua utilização conhecida para tratamento de asmas, bronquites, coriza. No entanto, também são utilizadas externamente em compressas para aliviar dores musculares e do nervo ciático.


Eucalipto


Capim-limão


Arnica


Erva-cidreira


Pitangueira

Leia atentamente o texto abaixo.

Multimídia é a combinação, controlada por computador (computador pessoal, periférico e dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregues de maneira coordenada, a saber:

  • som (voz humana, música, efeitos especiais)
  • fotografia (imagem estática)
  • vídeo (imagens em pleno movimento)
  • animação (desenho animado)
  • gráficos
  • textos (incluindo números, tabelas, etc.)

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia. Acesso em: 17 fev.2017. 

Considerando o texto acima e os estudos sobre o uso das multimídias nos ambientes escolares, analise as assertivas a seguir.

I)  Em se tratando de páginas eletrônicas de Ciências e Biologia, é importante que o professor faça uma prévia pesquisa, a fim de orientar o aluno na busca de páginas confiáveis.

II) Não devemos esquecer que devido à internet ser livre, qualquer pessoa pode criar uma página e publicá-la. Não existe uma obrigatoriedade de seguir algum critério de revisão ou metodologia, o que faz com que as páginas publicadas possam conter alguma informação errônea.

III) Existem páginas eletrônicas que, além de passarem conteúdo textual, apresentam animações, experimentos virtuais e até mesmo gravações reais que podem ajudar o aluno a uma melhor abstração de conteúdo.

É CORRETO o que se afirma em:


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

Primeiramente, leia o texto a seguir.

Plantas medicinais

O uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade, mas saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que o remédio funcione. Antes de tudo, apague a crença de que tudo que é natural não faz mal. “As plantas necessitam de recursos químicos para se defender, como alguns alcaloides, que, por serem amargos e tóxicos, afastam predadores, ou óleos essenciais, que atraem aves para a polinização”, exemplifica a farmacêutica Ivana Suffredini, da Universidade Paulista, na capital. “Assim como algumas dessas substâncias podem atuar positivamente no organismo humano, outras provocam sérios danos”, alerta.

Fonte: Disponível em: http://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/. Acesso em: 15 mar.2017.

Considerando as informações do texto e os estudos sobre as plantas medicinais, analise o questionamento abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: possui ação adstringente, laxativa e antiinflamatória, sendo seu uso indicado para o tratamento de bronquite, tosse, asma, constipação intestinal, abscessos, picaduras de insetos, entre outros.


Erva-cidreira


Carqueja


Malva


Alecrim


Arnica

A realização de experimentos científicos é uma importante prática que deve fazer parte da rotina de alunos e professores. Trata-se de um modo de contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula e um eficiente instrumento no processo ensino-aprendizagem. As atividades experimentais geralmente são praticadas em laboratórios, contudo, outros ambientes podem ser utilizados para a realização de alguns experimentos. Seja no laboratório ou não, algumas práticas podem apresentar riscos aos que as realizam, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes.

A respeito das normas de segurança em laboratórios, analise as afirmativas a seguir e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO:

(   ) o restante dos reagentes que não foram utilizados em um experimento de laboratório, pode ser retornado aos seus frascos, desde que esses frascos estejam devidamente identificados.

(    ) antes de se utilizar substâncias desconhecidas, deve-se procurar informações sobre como manuseá-las e como descartá-las corretamente.

(   ) é importante que o laboratório onde o experimento será realizado seja previamente conhecido. Caso seja utilizado pela primeira vez, deve-se fazer o reconhecimento da localização dos equipamentos de segurança do laboratório antes de utilizá-lo.

(   ) sempre que for verter um líquido de um frasco, deve-se utilizar o lado oposto ao rótulo, evitando que o líquido escorra sobre o mesmo, impedindo sua identificação no futuro.

(    ) a utilização de bermudas e saias é permitida em laboratórios, desde que a pessoa faça uso de um jaleco ou avental por cima de suas vestimentas.

 A alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:


V – F – V – V – F


F – V – V – V – F


F – V – F – V – V


V – V – V – V – F


F – F – V – V – V

As recentes discussões sobre avaliação de aprendizagem sustentam que a avaliação é um meio e está delimitada por uma determinada teoria e uma determinada prática pedagógica (CALDEIRA, 1997). Para Chueiri (2008), examinar para avaliar é o primeiro significado de avaliação escolar, e resgata as práticas dos séculos XVI e XVII com as configurações da atividade pedagógica produzidas pelos padres jesuítas. Nesse contexto a pedagogia é tradicional e a avaliação é reduzida a um exame escolar.

O portfólio é uma nova forma de avaliar. Dessa forma, identifique os componentes do portfólio nos itens abaixo, julgando como VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I – O portfólio transcende a visão de transmissão de conhecimentos a individualidades, é portador de uma dinâmica de mudança, ultrapassa as aulas e o aprendizado de cada aluno, e, além disso, promove o desenvolvimento global.

II – A relação pedagógica entre educandos e educadores, na elaboração do portfólio, atrela qualidades que se expressam por sentimentos que estão intensamente relacionados ao conteúdo da relação.

III – O portfólio é apenas uma avaliação classificatória, em que os professores ficam menos instrumentalizados para a mediação das aprendizagens de todos os educandos e menos informados sobre os processos de desenvolvimento.



Apenas a III está correta.


Apenas a II está correta.


As alternativas II e III estão corretas.


Apenas a I está correta. 


As alternativas I e II estão corretas.

Vivemos em uma situação alarmante!

Atualmente, com o aumento das populações e com a complexidade cada vez maior da tecnologia, o homem está interferindo cada vez mais nos ciclos naturais. Isso poderia destruir parte de nossa agricultura, alterar as nossas reservas hídricas, assim como diminuir a nossa biodiversidade.

O conceito de biodiversidade, construído pelos pesquisadores é uma referência fundamental para se estudar a (as):


complexidade da vida na Terra e obter novas informações sobre a dimensão do ambiente em que vivemos.


dinâmica de populações de um ecossistema, por meio de mecanismos homeostáticos extrínsecos (externos), exclusivamente.


dinâmica de populações de um ecossistema, por meio de mecanismos homeostáticos intrínsecos (internos), exclusivamente.


interações ecológicas, concluindo-se que todo ecossistema é formado somente de fatores bióticos.


interações ecológicas, concluindo-se que todo ecossistema é formado somente de fatores abióticos.

Páginas: 1234567