METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


Avaliar é uma das atividades mais comuns na vida escolar de todo ser humano e a maioria dos professores tende a encarar a avaliação como algo que ocorre somente em momentos isolados, como após o processo de ensino-aprendizagem. Mas, a insatisfação com esses tipos padronizados de avaliação de aprendizagem é tão antiga quanto este processo (BARATELLA, 2011).  Como resultado de uma análise de diversas técnicas usadas no processo avaliativo, surgiu-se a avaliação autêntica por meio do portfólio. Sobre o portfólio assinale a alternativa CORRETA:   




  • O portfólio consiste num trabalho gradual de processo de aprendizagem, como a construção do conhecimento, sem socialização entres os estudantes, apenas com o educador.
  • Para a realização do portfólio os objetivos são estabelecidos pelos próprios alunos, assim como a definição das finalidades de aprendizagem. Por isso, é considerada uma avaliação formativa.
  • O portfólio é um tipo de avaliação que ocorre apenas nos finais dos anos letivos, que avalia todo o conteúdo estudado, sem autorreflexão.
  • Trata-se de um tipo de avaliação formativa, em que o professor compartilha resultados com o aluno, otimizando o processo de ensino-aprendizagem e propondo novos caminhos pedagógicos.
  • Trata-se de um tipo de avaliação feita pelos alunos ao longo do período estudado, mas é um sistema rígido onde não há diálogo entre educador e educando.