METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


 

Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/metamorfose-das-borboletas.htm.

Acesso em: 06 out. 2017.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

 

Quando falamos em metamorfose estamos nos referindo às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo de alguns organismos durante seu desenvolvimento. Os anfíbios anuros, e a maioria dos insetos, passam por metamorfose, ou seja, passam por uma mudança intensa de larva para a fase adulta. A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, diferente da metamorfose incompleta,  o animal que sai do ovo é totalmente diferente do animal, da fase adulta, como o caso das borboletas.

Assim, a metamorfose completa compreende quatro fases distintas, são elas:

 

É correto apenas o que se afirma em:


casulo, ovo, larva e imago.


ovo, larva, pupa e imago.


casulo, larva, pupa e imago.


casulo, ovo, larva e inseto.


ovo, larva, imago e inseto.

Em 1929, o pesquisador Alexander Flemming descobriu acidentalmente que fungos formadores de mofo verde encontrados em alimentos podres eram capazes de produzir uma substância que inibia o desenvolvimento de certas bactérias. Estes fungos, pertencentes ao gênero Penicillium estão classificados atualmente dentro de um grupo denominado Ascomicetos. 

 

 Fonte: Disponível em: http://blogdabiologiaegestaoambiental.blogspot.com.br/2011/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html. Acesso em: 23 jul.2016.

Assinale a alternativa que indica uma característica dos fungos:


todos os representantes são parasitas intracelulares obrigatórios


são considerados organismos acelulares 


são seres heterótrofos


são seres autótrofos ou produtores em uma cadeia alimentar


podem realizar a fotossíntese ou quimiossíntese

A figura abaixo mostra um exemplar de animal que já existiu em nosso planeta, mas que foi extinto há muito tempo. 

Sabemos da existência deste animal mesmo sem nunca ter convivido com ele, pois deixou marcas de sua passagem pelo planeta. Estas “marcas” são chamadas de:


registros ambientais


registros fotográficos


registros fósseis


registros bioquímicos


registros humanos

Segundo Gowdak e Martins (2002), dentro da nova proposta curricular, a interdisciplinaridade promove a integração dos diferentes conhecimentos, propiciando condições para uma:


aprendizagem conservadora, que não considera a relevância dos conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


aprendizagem conservadora, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, que aumente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, mais motivadora, que diminua o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos.


nova aprendizagem, que aumente exclusivamente o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência de alunos na Educação de Jovens e Adultos.

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos e cada espécie vive em determinado habitat úmido – na água do mar no fundo do oceano; em água doce, salobra ou poluída, na terra; no solo ou matéria orgânica em decomposição. Alguns desses protozoários são úteis na purificação de filtros de água e de esgoto, em estações de tratamento, outras espécies, são causadoras de moléstias para a humanidade.

 

Dentre as doenças causadas por protozoários, assinale a alternativa correta.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase, gripe asiática e gripe suína.


Malária, amebíase, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase e gripe asiática.


Malária, dengue, chikungunya, amebíase, giardíase e leishmaniose visceral.


Malária, dengue, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.

A observação é um processo resultante da curiosidade humana. Costumamos olhar tudo o que nos cerca, mas geralmente não tiramos disto o melhor proveito, seja porque os elementos não nos despertam maior interesse, seja porque nossa observação não é bastante cuidadosa.

Considerando o texto acima e a análise das alternativas abaixo, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

I)  Se desenvolvermos a capacidade de observação pelos sentidos, estaremos concorrendo para a formação de perfeitos observadores e, em consequência, de atitude científica.

II)  A audição e a fala, favorece a ampliação do repertório linguístico e a estruturação das frases enriquece à base de experiências, estrutura o pensamento.

III) Usando os sentidos, poderemos observar a natureza das coisas vivas – meio biótico e não vivo - fatores abióticos, e diversos acontecimentos que ocorrem naquele local.

IV) Uma boa aprendizagem implica em um duplo compromisso: o aluno deve assumir uma disposição para aprender e compreender-se a trabalhar para consegui-lo, e o professor deve preparar o ambiente a atuar como agente mediador entre o estudante e a cultura. 

Diante dessas informações/afirmações, podemos verificar que a alternativa CORRETA está contida em:


I, II, III e IV


I e III, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e IV, apenas


II e IV, apenas

Você já deve ter lido algum texto informando que a maioria dos peixes se encontra no mar, mas há muitas espécies que são encontradas na água doce. Entre estas, os maiores são os peixes-espátula, certos bagres e os esturjões (VIDE Figura). Segundo relatos, o grande peixe-espátula do rio Yangtze, na China, pode atingir quase sete metros de comprimento e alguns bagres da Europa e da Ásia chegam a medir até pouco mais de três metros. Já os esturjões do rio Volga podem ter até mais de quatro metros de comprimento e chegam a pesar pouco mais de uma tonelada. Até na costa do Pacífico dos Estados Unidos, foram observados esturjões com quase quatro metros de comprimento. Não existe nenhum peixe de água doce na Groenlândia nem na Antártica, por causa do gelo que recobre, permanentemente, a maior parte destas terras (ORR, 1999). 

Embora a maioria dos peixes esteja confinada à água, alguns como Periophthalmus, podem caminhar na terra e até mesmo subir em galhos mais baixos das árvores; outros, como certos dipnoicos, podem cobrir-se de lama e viver meses sem água; outros, ainda, como os peixes voadores, conseguem planar no ar.

Figura: Esturjão - representante de uma das mais antigas famílias de peixes ósseos existentes.

Fonte: Acervo do autor.

Obs: A imagem cima é apenas ilustrativa, ela não interfere na resposta.

 

Considerando as informações acima e os estudos sobre a morfofisiologia dos peixes ósseos, podemos afirmar que essa classe de animais possui uma bolsa com gases, que funciona como órgão flutuador, regulando a  densidade do corpo do animal. Essa "bolsa de gases" é conhecida por:


cloaca.


pulmões.


bexiga natatória.


sacos aéreos.


linha lateral.

O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção de professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções ”.(BARATELLA, 2012)

Considerando o texto acima, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Uma boa aprendizagem implica em um duplo compromisso: o aluno deve assumir uma disposição para aprender e comprometer-se a trabalhar para consegui-lo, o professor deve preparar o ambiente e atuar como agente mediador entre o estudante e a cultura.  

II)  Os alunos não podem ser encarados como receptáculos de informação. Eles devem ter participação ativa, com experiências que merecem consideração.

III) Os estilos de aprendizagem são as linhas cognitivas, afetivas e fisiológicas que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.

A(AS) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) contida(s) em:


I e III, apenas


I, apenas


II e III, apenas


I, II e III


II, apenas

Os tetrápodes são, simplesmente, vertebrados com quatro patas (membros), ao menos em sua ancestralidade. 

Os primeiros vertebrados a possuir patas, em vez de nadadeiras, foram um grupo de anfíbios do Devoniano Superior, os quais eram, provavelmente, aquáticos, assim como seus ancestrais entre os peixes. Provavelmente utilizam seus membros para andar sobre o fundo de água rasa, para remar onde a água era mais profunda e para rastejar na região da margem. Todavia, a maioria dos tetrápodes é terrestre ou possuem ancestrais terrestres, de forma que vale considerar as modificações que permitiram a vida terrestre aos descendentes dos peixes. Antes de tornarem-se totalmente livres da água ou de ambientes úmidos para a reprodução, os tetrápodes tiveram de realizar o “milagre” de evoluir ovos com cascas e membranas fetais, para a proteção dos embriões do ressecamento, dos danos mecânicos e dos dejetos metabólicos. Algumas outras modificações estruturais, fisiológicas e comportamentais também foram necessárias para a conquista do meio terrestre. Portanto, não surpreende que os primeiros tetrápodes, os anfíbios (VIDE Figura), não foram capazes de realizar, completamente, todas essas modificações.

Figura: Sapo - anfíbio anuro.

Fonte: Acervo do autor.

Obs: A imagem acima é apenas representativa, ela não interfere na resposta.

Os anfíbios não podem distanciar-se muito da água para evitar a desidratação, mas também porque o acasalamento e a reprodução acontecem no meio aquático. A fecundação é externa e, à medida que elimina os ovócitos, o macho despeja o esperma sobre eles (GAINOTTI; MODELLI, 2002). Os ovos fecundados são pequenos e protegidos apenas por um invólucro gelatinoso, desenvolvendo-se em larvas aquáticas, chamadas:


cercárias


trocóforas


girinos


miracídios


alevinos

Disponível em: https://br.depositphotos.com/search/artr%C3%B3podes-st100.html. Adaptada. Acesso em: 06 out. 2017.

 

Dos animais acima ilustrados, quais os que representam o filo dos artrópodes? Assinale a alternativa correta.

 


I, III, IV, V e VI apenas.


I, II, III, IV, V e VI.


I, II, IV, V e VI apenas.


IV, V e VI apenas.


II, IV, V e VI apenas.

Páginas: 12345