METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


A observação é um processo resultante da curiosidade humana. Costumamos olhar tudo o que nos cerca, mas geralmente não tiramos disto o melhor proveito, seja porque os elementos não nos despertam maior interesse, seja porque nossa observação não é bastante cuidadosa.

Considerando o texto acima e a análise das alternativas abaixo, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

I)  Se desenvolvermos a capacidade de observação pelos sentidos, estaremos concorrendo para a formação de perfeitos observadores e, em consequência, de atitude científica.

II)  A audição e a fala, favorece a ampliação do repertório linguístico e a estruturação das frases enriquece à base de experiências, estrutura o pensamento.

III) Usando os sentidos, poderemos observar a natureza das coisas vivas – meio biótico e não vivo - fatores abióticos, e diversos acontecimentos que ocorrem naquele local.

IV) Uma boa aprendizagem implica em um duplo compromisso: o aluno deve assumir uma disposição para aprender e compreender-se a trabalhar para consegui-lo, e o professor deve preparar o ambiente a atuar como agente mediador entre o estudante e a cultura. 

Diante dessas informações/afirmações, podemos verificar que a alternativa CORRETA está contida em:




  • I, II, III e IV

  • I e III, apenas

  • II, III e IV, apenas

  • I, II e IV, apenas

  • II e IV, apenas