MEIO AMBIENTE E SAÚDE


De acordo com o médico polonês Napoleão Chernoviz, miasmas são todas as emanações nocivas, que corrompem o ar e atacam o corpo humano (CHERNOVIZ, 1862).
 

CHERNOVIZ, Napoleão. Dicionário de medicina popular. [s.l.]: 1890. Disponível em:
. Acesso em: 14 out..2019.

 

Considerando o contexto apresentado e a evolução do conceito causal, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
 

I – No período conhecido como Unicausalidade Miasmática, as sociedades antigas acreditavam que a doença era um castigo de Deus.
 

     PORQUE
 

II - Este castigo vinha na forma de forças invisíveis pelo ar, atingia os indivíduos e provocava doença, sofrimento ou morte.
 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
        


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


c)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


b)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A Revolta da Vacina marcou a derrota de Oswaldo Cruz e da ciência institucionalizada, por sua incapacidade de estabelecer uma comunicação de mão dupla com a população, que considerasse o diálogo participativo e o respeito às suas tradições e vontades (SALGADO, 2018, p. 29).
 

SALGADO, Aline Silva. A Revolta contra a vacina: A vulgarização científica na grande imprensa no ano de 1904. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: 2018. 

Considerando a Revolta da Vacina, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
 

I - Oswaldo Cruz colocou guardas e soldados da polícia para visitar as casas em várias regiões da cidade, a fim de combater o mosquito transmissor da febre amarela.
 

      PORQUE
 

II - Intensificou a limpeza pública para acabar com os ratos e erradicar a peste e, aprovou uma lei que tornava a vacinação obrigatória para erradicar a varíola.
 

A respeito das asserções acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


c)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.


b)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Crescimento populacional e o desafio da alimentação
 

A população do planeta cresce em 83 milhões de pessoas por ano: um pouco mais do que o total dos habitantes da Alemanha. Caso essa tendência se mantenha, em 2050 já haverá 9 bilhões de pessoas no mundo, e até o final do século serão mais de 10 bilhões. Para saciá-las, seria necessário pelo menos duplicar, se não triplicar, a produção agrícola nos próximos 40 anos. Será possível alcançar essa meta com os recursos limitados de nosso planeta? Segundo o professor de agronomia Harald von Witzke, da Universidade Humboldt de Berlim, a resposta é "sim". Mas um "sim" seguido de um "porém". O enorme crescimento da produção agrícola nas últimas décadas deve-se 80% ao aumento da produtividade. Apenas 20% são o resultado da ampliação das áreas agricultáveis. "No futuro, precisaremos investir ainda mais no aumento de produtividade para satisfazermos as crescentes necessidades humanas de alimento. O solo será, cada vez, um fator limitante para a produção de gêneros alimentícios", diz Von Witzke [...].
 

O texto acima traz uma abordagem profunda sobre os desafios do controle populacional e ao mesmo tempo da produção de alimentos. Mas essa preocupação não é recente. Muitos cientistas e economistas se dedicaram, desde o século XVII a estudar o crescimento da população, sendo que um cientista postulou uma teoria que causou polêmica na época. O cientista em questão foi...
 


e)    Niels Bohr.


c)    Gregor Mendel.


b)    Francesco Redi.


a)    Thomas Robert Malthus.


d)    Ernest Rutherford.

As reformas urbanas em diversas cidades brasileiras, entre o final do século XIX e o início do século XX, lançaram as bases do moderno urbanismo brasileiro, em que se implantavam obras viárias, de saneamento básico e embelezamento paisagístico em conjunto com as bases legais para um mercado imobiliário em termos capitalistas. A população excluída desse processo era expulsa para os morros e para as franjas das cidades (MURTHA et al., 2015, p. 202).
 

Considerando a importância do saneamento, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
 

I - A baixa cobertura dos serviços de saneamento no Brasil implica desdobramentos prejudiciais para a saúde das pessoas, principalmente aquelas de mais baixa renda, além das consequências negativas ao meio ambiente.
 

     PORQUE...
 

II - A utilização do saneamento como instrumento de promoção da saúde pressupõe a superação dos entraves tecnológicos, políticos e gerenciais, que dificultam a extensão dos benefícios a todos os brasileiros.
 
A respeito das assertivas acima, assinale abaixo a alternativa CORRETA...
 


c)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


b)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.
 

Os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos faz parte de um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações para prover e garantir o saneamento básico, estabelecido pela Lei Federal nº11445, em 2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico. Além dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos,...

assinale abaixo a alternativa que também constitui um serviço de saneamento básico:
 


Esgotamento sanitário.


Controle da qualidade ambiental.


Manejo de áreas degradadas.


Identificação de áreas ambientalmente sensíveis.  


Gestão de bacias hidrográficas.

A _________ tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde de forma a adotar medidas de promoção, prevenção contra doenças e agravos e atenção integral à saúde das populações expostas a contaminantes químicos. Esta área trabalha com os contaminantes químicos que interferem na saúde humana e nas inter-relações entre o homem e o ambiente, buscando articular ações de saúde integradas – prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde de populações expostas a contaminantes químicos.

A lacuna no texto acima é corretamente preenchida pelo termo:...
 


b)    Vigipeq


e)    Vigifis


a)    Vigiar


c)    Vigidesastres


d)    Vigiagua

A vigilância ambiental em saúde é apoiada no reconhecimento da relação entre riscos e seus efeitos adversos sobre a saúde. Uma das tarefas primordiais para o estudo da relação entre ambiente e saúde é a seleção de indicadores para esses níveis de manifestação dos problemas ambientais. Esses componentes devem estar combinados para que se defina uma estratégia eficaz para a prevenção ou redução do impacto dos problemas ambientais sobre a saúde (BARCELLOS e QUITÉRIO, 2006, p. 172).

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas...

I - A partir da junção dos processos que provocam os riscos ambientais é possível estipular uma metodologia para analisar os riscos à saúde.

     PORQUE

II - No Brasil, a presença de programas de vigilância sobre o ambiente começou em 1999, com a criação da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental (CGVAM).

A respeito das asserções acima e da relação proposta entre elas, assinale abaixo a alternativa correta...
 


a)    as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 


e)    as asserções I e II são proposições falsas.


d)    a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b)    a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


c)    as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Metade dos municípios não tem política de saneamento básico
 

Mais da metade dos municípios brasileiros não contam com uma política municipal de saneamento básico, segundo a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros - Aspectos Gerais da Política de Saneamento Básico. São mais de 3 mil municípios sem nenhum tipo de planejamento para tratamento de água e esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Verminoses, diarreias e dengue foram as doenças mais reportadas pelas cidades - problemas relacionados às condições de saneamento. O levantamento revelou ainda que, 58% das cidades (3.257) não têm nenhum plano de tratamento de água, esgoto e resíduos. E os números revelam a profunda desigualdade do país. Enquanto 72,9% dos municípios do sul têm uma política de tratamento de água e esgoto, apenas 15,7% das cidades do Nordeste contam com algum tipo de plano de saneamento [...].
 

Disponível em:
https://www.terra.com.br/economia/mais-da-metade-dos-municipios-nao-contam-com-politica-de-saneamento-basico,01bb4360d59beed5aa7163356653e266ot527qp1.html. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
 

I – As ações de saneamento estão inter-relacionadas, de forma que a implantação parcial de algumas atividades poderá comprometer a eficiência de outras.
 

     PORQUE
 

II – O abastecimento de água potável, poderá ter um saldo negativo, na ausência da implantação conjunta e concomitante do esgotamento sanitário.
 

A respeito das asserções analisadas acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável inclui o estudo e a compreensão clara dos fatores econômicos, sociais, políticos, tecnológicos e ambientais que acompanharam a história do homem. 
 

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 

I – As mudanças sociais acompanharam os processos de transformação tecnológica e econômica, e também a questão da conscientização ambiental ganhou importância e espaço.
 

     PORQUE
 

II – O comprometimento da capacidade de suporte dos sistemas naturais de absorver os impactos das modificações ambientais, tem como resultado negativo a degradação do meio ambiente, com riscos à qualidade de vida e à saúde.
 

A respeito das asserções que você avaliou acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Nova Délhi enfrenta nuvem perigosa de poluição

Olhos irritados, garganta seca e um nevoeiro tóxico nas ruas: desta maneira acordaram os 20 milhões de habitantes de Nova Délhi, onde se registra um nível de poluição atmosférica recorde, que implica grandes riscos para a saúde. A cidade foi tomada por uma densa neblina de cor ocre, provocada em parte pela agricultura de queimadas em regiões próximas. A fumaça é levada pelo vento até a capital indiana, uma cidade já muito poluída. Esta técnica agrícola, ilegal, permite aos agricultores limpar a terra a baixo custo após a colheita do arroz e preparar o terreno para a próxima plantação. Estas partículas em suspensão, que medem a contaminação urbana, procedem por exemplo das emissões dos veículos a diesel e são compostas por poeira, cinzas, fuligem, entre outros elementos. Podem chegar facilmente ao sangue através dos pulmões e uma exposição prolongada pode provocar doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. Para aliviar a situação, as autoridades de Nova Délhi planejam limitar a circulação de veículos particulares e suspender temporariamente as obras de construção.

Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/nova-delhi-enfrenta-perigosa-nuvem-de-poluicao/

Considerando o contexto apresentadoacima, avalie as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:

I - Na atmosfera os principais poluentes, que causam efeitos adversos à saúde e, por isso são monitorados, como por exemplo o material particulado.

     PORQUE

II – A poluição atmosférica é um problema urbano e um dos principais desafios para a Vigilância em Saúde Ambiental, uma vez que não podemos escolher o ar que respiramos.

A respeito das asserções acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 


c)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.

Páginas: 1234