MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Nova Délhi enfrenta nuvem perigosa de poluição

Olhos irritados, garganta seca e um nevoeiro tóxico nas ruas: desta maneira acordaram os 20 milhões de habitantes de Nova Délhi, onde se registra um nível de poluição atmosférica recorde, que implica grandes riscos para a saúde. A cidade foi tomada por uma densa neblina de cor ocre, provocada em parte pela agricultura de queimadas em regiões próximas. A fumaça é levada pelo vento até a capital indiana, uma cidade já muito poluída. Esta técnica agrícola, ilegal, permite aos agricultores limpar a terra a baixo custo após a colheita do arroz e preparar o terreno para a próxima plantação. Estas partículas em suspensão, que medem a contaminação urbana, procedem por exemplo das emissões dos veículos a diesel e são compostas por poeira, cinzas, fuligem, entre outros elementos. Podem chegar facilmente ao sangue através dos pulmões e uma exposição prolongada pode provocar doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. Para aliviar a situação, as autoridades de Nova Délhi planejam limitar a circulação de veículos particulares e suspender temporariamente as obras de construção.

Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/nova-delhi-enfrenta-perigosa-nuvem-de-poluicao/

Considerando o contexto apresentadoacima, avalie as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:

I - Na atmosfera os principais poluentes, que causam efeitos adversos à saúde e, por isso são monitorados, como por exemplo o material particulado.

     PORQUE

II – A poluição atmosférica é um problema urbano e um dos principais desafios para a Vigilância em Saúde Ambiental, uma vez que não podemos escolher o ar que respiramos.

A respeito das asserções acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 




  • c)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • b)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • e)    As asserções I e II são proposições falsas.