MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Metade dos municípios não tem política de saneamento básico
 

Mais da metade dos municípios brasileiros não contam com uma política municipal de saneamento básico, segundo a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros - Aspectos Gerais da Política de Saneamento Básico. São mais de 3 mil municípios sem nenhum tipo de planejamento para tratamento de água e esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Verminoses, diarreias e dengue foram as doenças mais reportadas pelas cidades - problemas relacionados às condições de saneamento. O levantamento revelou ainda que, 58% das cidades (3.257) não têm nenhum plano de tratamento de água, esgoto e resíduos. E os números revelam a profunda desigualdade do país. Enquanto 72,9% dos municípios do sul têm uma política de tratamento de água e esgoto, apenas 15,7% das cidades do Nordeste contam com algum tipo de plano de saneamento [...].
 

Disponível em:
https://www.terra.com.br/economia/mais-da-metade-dos-municipios-nao-contam-com-politica-de-saneamento-basico,01bb4360d59beed5aa7163356653e266ot527qp1.html. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando o contexto acima apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
 

I – As ações de saneamento estão inter-relacionadas, de forma que a implantação parcial de algumas atividades poderá comprometer a eficiência de outras.
 

     PORQUE
 

II – O abastecimento de água potável, poderá ter um saldo negativo, na ausência da implantação conjunta e concomitante do esgotamento sanitário.
 

A respeito das asserções analisadas acima, assinale abaixo a alternativa correta...
 




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.