MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
(Cód. de Cadastro 23017.00037) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como substâncias puras.
II) Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo proibida qualquer exploração que não seja supervisionada pelo Ministério de Minas e Energia.
III) Os minérios são as substâncias portadoras de metais e o termo redução é uma forma de purificação do metal.
IV) As partes aproveitáveis dos minérios, são denominadas gangas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa I
II e IV
I, III e IV
II, III e IV
II e III
Segundo a ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (http://www.anfacer.org.br), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de revestimentos cerâmicos, com produção anual de mais de 980 milhões de metros quadrados de pisos, revestimentos e porcelanatos, dados de 2013. Assim sendo, considere as afirmações sobre revestimentos cerâmicos.
I) Tecnicamente, os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica à flexão, porém apresenta baixa resistência ao impacto, o que é uma característica dos materiais cerâmicos.
II) Os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica, por isso que a norma NBR 13818, recomenda que seja aplicado produtos PEI 5 em garagem, pois é onde a peça cerâmica recebe maior carga devido a circulação dos carros, evitando que ocorram trincas ou até mesmo quebras de peças.
III) A porosidade da base cerâmica tem relação direta com a absorção de água e com a resistência mecânica dos revestimentos cerâmicos. Se considerarmos uma alta porosidade da peça cerâmica, e se este material for assentado em regiões de frio com áreas onde cai neve, pode haver uma expansão da peça com o gelo, provocando trincas e até mesmo estouro das peças.
IV) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o tamanho, a classe de qualidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
V) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II e IV estão corretas
As afirmações I, III e IV estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
As afirmações I e II estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Segundo a norma ABNT NBR 1172 – Aglomerantes de Origem Mineral, a cal, sob a forma de pó seco, obtida pela calcinação a uma temperatura próxima à da fusão de calcário com impurezas sílico- aluminosas, formando silicatos, aluminatos e ferritas de cálcio, que lhe conferem um certo grau de hidraulicidade. Analise as afirmações a seguir e veja as quem tem relação direta e unica com o termo hidraulicidade.
I) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
II) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
III) Grau dado aos aglomerantes a base d'água de tempo de endurecimento.
IV) Aglomerante Inertes como a argilas e betumes.
V) Propriedade que têm a cal, o cimento e outros ligantes de endurecer e adquirir consistência sob a ação da água.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
As afirmações III e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Em relação aos agregados de pavimentação rodoviária, considere:
I) O SUBLEITO é o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego (de 60 a 1,50 m de profundidade).
II) O agregado, quando usado no preparo do subleito, é a pedra britada 1, proveniente diretamente da pedreira. Pode ser usado também o rachão, principalmente para a correção da plasticidade excessiva do solo.
III) O agregado para o esqueleto das bases é a pedra britada originada da rocha. É característica importante para que os grãos sejam capazes de suportar os esforços de rolagem sem perder as arestas, permitindo um melhor empacotamento. Nessa camada, o agregado não deve conter material fino.
IV) O CBUQ (Concreto Betuminoso Úmido à Quente) é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um agregado orgânico (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados é realizada à úmido em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados, onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibro acabadora. Após seu lançamento, a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.
V) O solo brita é uma mistura de material natural e pedra britada. Usado quando o solo disponível (geralmente areno-argiloso) apresenta deficiência de agregado graúdo (retido na # 10). A pedra britada entra na mistura para suprir esta deficiência, aumentando as características de resistência do material natural.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I, II e IV estão corretas.
As afirmações I, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 99434.00024 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Material granular, com forma e com volume definidos com uma minima variação dos tamanhos, proporcionando maior resisticia à argamassa e concreto.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com pouca ou nenhuma variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa I
II e IV
I, III e IV
II, III e IV
II e III
Segundo a ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (http://www.anfacer.org.br), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de revestimentos cerâmicos, com produção anual de mais de 980 milhões de metros quadrados de pisos, revestimentos e porcelanatos, dados de 2013. Assim sendo, considere as afirmações sobre revestimentos cerâmicos.
I) Tecnicamente, os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica à flexão, porém apresenta baixa resistência ao impacto, o que é uma característica dos materiais cerâmicos.
II) Os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica, por isso que a norma NBR 13818, recomenda que seja aplicado produtos PEI 5 em garagem, pois é onde a peça cerâmica recebe maior carga devido a circulação dos carros, evitando que ocorram trincas ou até mesmo quebras de peças.
III) A porosidade da base cerâmica tem relação direta com a absorção de água e com a resistência mecânica dos revestimentos cerâmicos. Se considerarmos uma alta porosidade da peça cerâmica, e se este material for assentado em regiões de frio com áreas onde cai neve, pode haver uma expansão da peça com o gelo, provocando trincas e até mesmo estouro das peças.
IV) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o tamanho, a classe de qualidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
V) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II e IV estão corretas
As afirmações I, III e IV estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
As afirmações I e II estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Segundo a norma ABNT NBR 1172 – Aglomerantes de Origem Mineral, a cal, sob a forma de pó seco, obtida pela calcinação a uma temperatura próxima à da fusão de calcário com impurezas sílico- aluminosas, formando silicatos, aluminatos e ferritas de cálcio, que lhe conferem um certo grau de hidraulicidade. Analise as afirmações a seguir e veja as quem tem relação direta e unica com o termo hidraulicidade.
I) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
II) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
III) Grau dado aos aglomerantes a base d'água de tempo de endurecimento.
IV) Aglomerante Inertes como a argilas e betumes.
V) Propriedade que têm a cal, o cimento e outros ligantes de endurecer e adquirir consistência sob a ação da água.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
As afirmações III e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Em relação aos agregados de pavimentação rodoviária, considere:
I) O SUBLEITO é o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego (de 60 a 1,50 m de profundidade).
II) O agregado, quando usado no preparo do subleito, é a pedra britada 1, proveniente diretamente da pedreira. Pode ser usado também o rachão, principalmente para a correção da plasticidade excessiva do solo.
III) O agregado para o esqueleto das bases é a pedra britada originada da rocha. É característica importante para que os grãos sejam capazes de suportar os esforços de rolagem sem perder as arestas, permitindo um melhor empacotamento. Nessa camada, o agregado não deve conter material fino.
IV) O CBUQ (Concreto Betuminoso Úmido à Quente) é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um agregado orgânico (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados é realizada à úmido em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados, onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibro acabadora. Após seu lançamento, a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.
V) O solo brita é uma mistura de material natural e pedra britada. Usado quando o solo disponível (geralmente areno-argiloso) apresenta deficiência de agregado graúdo (retido na # 10). A pedra britada entra na mistura para suprir esta deficiência, aumentando as características de resistência do material natural.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I, II e IV estão corretas.
As afirmações I, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 99434.00024 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Material granular, com forma e com volume definidos com uma minima variação dos tamanhos, proporcionando maior resisticia à argamassa e concreto.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com pouca ou nenhuma variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II e IV estão corretas
As afirmações I, III e IV estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
As afirmações I e II estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Segundo a norma ABNT NBR 1172 – Aglomerantes de Origem Mineral, a cal, sob a forma de pó seco, obtida pela calcinação a uma temperatura próxima à da fusão de calcário com impurezas sílico- aluminosas, formando silicatos, aluminatos e ferritas de cálcio, que lhe conferem um certo grau de hidraulicidade. Analise as afirmações a seguir e veja as quem tem relação direta e unica com o termo hidraulicidade.
I) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
II) Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
III) Grau dado aos aglomerantes a base d'água de tempo de endurecimento.
IV) Aglomerante Inertes como a argilas e betumes.
V) Propriedade que têm a cal, o cimento e outros ligantes de endurecer e adquirir consistência sob a ação da água.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
As afirmações III e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Em relação aos agregados de pavimentação rodoviária, considere:
I) O SUBLEITO é o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego (de 60 a 1,50 m de profundidade).
II) O agregado, quando usado no preparo do subleito, é a pedra britada 1, proveniente diretamente da pedreira. Pode ser usado também o rachão, principalmente para a correção da plasticidade excessiva do solo.
III) O agregado para o esqueleto das bases é a pedra britada originada da rocha. É característica importante para que os grãos sejam capazes de suportar os esforços de rolagem sem perder as arestas, permitindo um melhor empacotamento. Nessa camada, o agregado não deve conter material fino.
IV) O CBUQ (Concreto Betuminoso Úmido à Quente) é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um agregado orgânico (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados é realizada à úmido em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados, onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibro acabadora. Após seu lançamento, a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.
V) O solo brita é uma mistura de material natural e pedra britada. Usado quando o solo disponível (geralmente areno-argiloso) apresenta deficiência de agregado graúdo (retido na # 10). A pedra britada entra na mistura para suprir esta deficiência, aumentando as características de resistência do material natural.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I, II e IV estão corretas.
As afirmações I, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 99434.00024 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Material granular, com forma e com volume definidos com uma minima variação dos tamanhos, proporcionando maior resisticia à argamassa e concreto.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com pouca ou nenhuma variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações II, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
As afirmações III e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Em relação aos agregados de pavimentação rodoviária, considere:
I) O SUBLEITO é o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego (de 60 a 1,50 m de profundidade).
II) O agregado, quando usado no preparo do subleito, é a pedra britada 1, proveniente diretamente da pedreira. Pode ser usado também o rachão, principalmente para a correção da plasticidade excessiva do solo.
III) O agregado para o esqueleto das bases é a pedra britada originada da rocha. É característica importante para que os grãos sejam capazes de suportar os esforços de rolagem sem perder as arestas, permitindo um melhor empacotamento. Nessa camada, o agregado não deve conter material fino.
IV) O CBUQ (Concreto Betuminoso Úmido à Quente) é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um agregado orgânico (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados é realizada à úmido em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados, onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibro acabadora. Após seu lançamento, a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.
V) O solo brita é uma mistura de material natural e pedra britada. Usado quando o solo disponível (geralmente areno-argiloso) apresenta deficiência de agregado graúdo (retido na # 10). A pedra britada entra na mistura para suprir esta deficiência, aumentando as características de resistência do material natural.
Quanto às afirmações anteriores:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I, II e IV estão corretas.
As afirmações I, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 99434.00024 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Material granular, com forma e com volume definidos com uma minima variação dos tamanhos, proporcionando maior resisticia à argamassa e concreto.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com pouca ou nenhuma variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I, II e IV estão corretas.
As afirmações I, III e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 99434.00024 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Material granular, com forma e com volume definidos com uma minima variação dos tamanhos, proporcionando maior resisticia à argamassa e concreto.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com pouca ou nenhuma variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e III
II e IV
I e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00029)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) A resistência do cimento Portland à compressão possui valor referência de 25 Mpa à 40 Mpa conforme o tipo.
II)O gesso é adicionado ao cimento Portland em alguns casos como acelerador de pega.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
II e III
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00026)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais (de origem mineral) utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios ácidos, não resistindo, porém, ao ataque de meios alcalinos.
II) Como requisitos principais de um aglomerante mineral podemos citar, tenacidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, a argila e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de adesão sendo utilizados em reparações de concreto danificado.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
I e IV
O gesso é um material aglomerante ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta. Os aglomerantes foram desenvolvidos ao longo da história em grande parte devido aos contatos do homem com os materiais da natureza, da percepção das propriedades destes, e, sobretudo do desenvolvimento tecnológico. Os primeiros aglomerantes conhecidos pela humanidade foram certamente o barro e o betume (quimicamente inativo), seguindo-se pelos aglomerantes aéreos como a cal e o gesso (quimicamente ativos), pelos aglomerantes hidráulicos formados pela mistura da cal com a pozolana, pela cal hidráulica natural, e finalmente, pela cal hidráulica artificial e o cimento de pega rápida (todos quimicamente ativos), segundo Steuer at al (2013). Considere as afirmativas que relacionam as propriedades e características do gesso.
I) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
II) Pega lenta, solúvel em água depois de endurecido, isolante térmico e acústico, resistente ao fogo.
III) Pega rápida, insolúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
IV) Pega rápida, solúvel em água depois de endurecido, péssimo isolante térmico, resistente ao fogo.
V) Pega lenta, insolúvel em água depois de endurecido, isolante térmico, baixa resistência ao fogo.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II, III e IV estão corretas.
As afirmações I, III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
Pode-se dizer, então, que:
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
(Cód. de Cadastro 96191.00018)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados miúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em três faixas, denominadas fina, média e grossa.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais fina do que o pó de pedra.
IV) Pedra britada é brita produzida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente de diâmetros médios: pedrisco, pedra 1, pedra 2, pedra 3 e pedra 4.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.