MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Segundo a ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (http://www.anfacer.org.br), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de revestimentos cerâmicos, com produção anual de mais de 980 milhões de metros quadrados de pisos, revestimentos e porcelanatos, dados de 2013. Assim sendo, considere as afirmações sobre revestimentos cerâmicos.
I) Tecnicamente, os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica à flexão, porém apresenta baixa resistência ao impacto, o que é uma característica dos materiais cerâmicos.
II) Os revestimentos cerâmicos devem ter alta resistência mecânica, por isso que a norma NBR 13818, recomenda que seja aplicado produtos PEI 5 em garagem, pois é onde a peça cerâmica recebe maior carga devido a circulação dos carros, evitando que ocorram trincas ou até mesmo quebras de peças.
III) A porosidade da base cerâmica tem relação direta com a absorção de água e com a resistência mecânica dos revestimentos cerâmicos. Se considerarmos uma alta porosidade da peça cerâmica, e se este material for assentado em regiões de frio com áreas onde cai neve, pode haver uma expansão da peça com o gelo, provocando trincas e até mesmo estouro das peças.
IV) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o tamanho, a classe de qualidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
V) Nas embalagens dos produtos cerâmicos, deve constar o nome do produto, a tonalidade, o coeficiente à abrasão e ainda orientações sobre o assentamento, o que inclui a junta de assentamento adequada.
Quanto às afirmações acima: