MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 14131.00055)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:

I)São classificados segundo sua origem, sendo divididos em “mistos” e “puros”.
II) Uma pedra de Barita de 3 mm de tamanho é um agregado graúdo e pesado.
III) A escória de alto-forno é um tipo de agregado, gerada do resíduo resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos, constituída basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio.
IV) A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos médios e leves.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
II e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 38760.00017)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:

I) O cimento do tipo CP I é chamado de Cimento Portland Comum, podendo conter gesso, é apropriado quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas e quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
II) O cimento do tipo CP IV é chamado de Cimento Portland de Alto Forno.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento do tipo CP V é um cimento de alta resistência inicial, chegando à 26 Mpa no primeiro dia e passando dos 50 Mpa após um mês.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e III
II e IV
II, III e IV
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 15998.00039)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:

I)  A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) Por serem subproduto de minerais, os sacos de cal não são perecíveis, e não precisam ter prazo de validade.
III) A cal virgem não possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o dióxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos dióxidos presentes no produto.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e IV
I e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa III
I e III

Considere as afirmações sobre os agregados, embasadas nos slides e em apontamentos e discussões em sala de aula:

 

I)      A brita é um agregado obtido a partir de rochas friáveis que ocorrem em depósitos geológicos (jazidas) pelo processo industrial de cominuição ou fragmentação controlada.

II)     O pó de pedra, o pedrisco, a areia de brita e o fíler são os materiais derivados da produção da brita que têm as menores graduações, sendo os mais finos.

III)    De todos os materiais britados, a bica corrida tem a mesma granulometria do material que sai do britador primário, daí o nome bica corrida primária.

IV)   Os blocos são fragmentos de rochas de dimensões acima do metro, resultantes dos fogos de bancada, que, depois de devidamente reduzidos em tamanho, vão abastecer o britador primário.

V)    A barita (BaSO4) é um minério de alta densidade que pode ser usado como agregado para a fabricação de artefatos de concretos pesados.

 

Em relação às afirmações anteriores:


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações I, II e III estão corretas.


As afirmações II e IV estão corretas.


As afirmações II, III, IV e V  estão corretas.


 As afirmações II, III e IV estão corretas.

(Cód. de Cadastro 17150.0001)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:

I) Os veículos ou solventes, são materiais voláteis, que significa dizer que não evaporam.
II) Eles não fazem parte da pintura após sua secagem e cura, pois por serem voláteis com o passar do tempo, vão se degradando no ambiente, e o que permanece é a tinta propriamente dita.
III) Os solventes embora sejam voláteis nunca deixam de fazer parte totalmente da pintura após evaporação e têm função importante na pigmentação.
IV) O teor de solvente é corrigido, conforme a necessidade, momentos antes da aplicação, pois a capacidade de absorção do substrato depende da viscosidade da tinta, da rugosidade e da porosidade.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II, III e IV
Apenas a afirmativa I
II e III
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 39844.00045)Com base em seus estudos sobre a relação água/cimento (pasta) da argamassa, analise as afirmativas abaixo:

I) Fator água/cimento maior significa maior resistência.
II) A lei de Abrans considera a resistência do concreto com a relação água/cimento, estabelecida experimentalmente em função do tipo de cimento mas não considera a influência do agregado.
III) Tem influência nas propriedades do concreto na trabalhabilidade, porosidade , permeabilidade, resistência à compressão e durabilidade.
IV) Fator água/cimento maior significa menor trabalhabilidade.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II, III e IV
II e IV
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 38708.00051)Em relação a Aglutinantes e afins, podemos dizer que:

I) Cal e Cimento são alguns dos aglomerantes com constituintes minerais que, para sua aplicação, se exibem sob forma de pó fino e que na presença da água forma uma pasta com propriedades aglutinantes.
II) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso, a areia fina e o cimento.
III) Os aglomerantes aéreos são os aglomerantes cuja pasta demonstra a propriedade de enrijecer por resposta de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) contido na atmosfera e que, após seu enrijecimento, resiste aceitavelmente quando sujeita à ação da água.
IV) O gesso além de resistente à humidade apresenta um bom isolamento térmico e acústico.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e IV
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, II, III e IV
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 16774.0003)Os aços estruturais para concreto armado ou protendido, fabricados no Brasil, podem ser classificados em três grupos principais. Analise as afirmações a seguir:

I) Aços de dureza natural, laminados a quente são os denominados “comuns”, CA-25 (limite de escoamento de 25kgf/mm²), CA-32, CA-40, CA-50 e CA-60, sendo os dois últimos quase os únicos fabricados atualmente.
II) Os aços laminados a quente não sofrem tratamento algum após a laminação. Suas características elásticas são alcançadas unicamente pela composição química adequada com ligas de C, Mn, Si e Cr.
III) Os aços são processados em linha de produção para uso em concreto armado (CA) e são recomendados por CA seguido do número 20, 30 ou 40 que caracteriza a sua densidade em g/cm³.
IV) Aços Encruados por Tração são os aços trefilados. No processo de trefilação, há uma compressão diametral do fio durante sua passagem pela fieira a uma tração elevada, ambas respondendo pela mudança da textura do aço e pelo aumento de sua resistência.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

I, II e III
I, III e IV
I, II e IV
I, II, III e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 15998.00050)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:

I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal, ocorre pela exposição ao ar seco sem nenhum agente hidratador.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade aglomerante que transmite às argamassas.
IV) "Queima do Cal" é um termo bastante usado nos canteiros de obra onde se aquece em recipientes metálicos ou cerâmicos, o cal, para eliminação da humidade.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II e IV
I e III
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
(Cód. de Cadastro 14131.00010)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:

I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado industrializado graúdo.
II) Exemplos de agregados industrializados são as areias e os cascalhos, bem como as britas, o rachão e o fíler.
III) São classificados ainda segundo as dimensões das partículas, as quais podem ser divididas em leves, médias e pesadas.
IV) Aproximadamente 3/4 do volume de concreto são ocupados pelos agregados.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?

II, III e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
II e IV
Páginas: 12345678910