MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
(Cód. de Cadastro 23017.00068) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) Os metais aparecem na natureza em estado livre, ou, mais comumente, como substâncias puras.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) A mineração considera-se a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa I
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 99434.00010 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Aproximadamente 75% do volume de concreto são ocupados pelos agregados.
II) Os agregados geralmente são dinâmicos e incoesivos.
III) Possuem atividade química altamente alcalina.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 15998.00023)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar seco sem nenhum agente hidratador.
II) Os sacos de cal, possuem validade, pois com o tempo e exposição pode gerar o "empedramento do material que normalmente é em forma de pó.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
I e III
II e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00037)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II) A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento mas não em pavimentação asfáltica.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 15998.0001)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade segregante que transmite às argamassas
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa I
II e IV
II e III
I, III e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 99434.00010 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Aproximadamente 75% do volume de concreto são ocupados pelos agregados.
II) Os agregados geralmente são dinâmicos e incoesivos.
III) Possuem atividade química altamente alcalina.
IV) Os agregados são provenientes da natureza e em alguns casos podem ser sintetizados, industrializados ou mesmo reciclados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 15998.00023)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar seco sem nenhum agente hidratador.
II) Os sacos de cal, possuem validade, pois com o tempo e exposição pode gerar o "empedramento do material que normalmente é em forma de pó.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
I e III
II e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00037)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II) A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento mas não em pavimentação asfáltica.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 15998.0001)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade segregante que transmite às argamassas
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 15998.00023)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar seco sem nenhum agente hidratador.
II) Os sacos de cal, possuem validade, pois com o tempo e exposição pode gerar o "empedramento do material que normalmente é em forma de pó.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
I e III
II e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00037)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II) A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento mas não em pavimentação asfáltica.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 15998.0001)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade segregante que transmite às argamassas
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
Apenas a afirmativa III
I e IV
I e III
II e IV
II, III e IV
(Cód. de Cadastro 96191.00037)Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I) A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II) A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento mas não em pavimentação asfáltica.
III) Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
IV) Muitas rochas são aptas a serem exploradas para a produção de agregado fabril. Em cada local nem sempre haverá uma rocha de tal natureza que seja mais vantajosa para o tipo de agregado que se queira produzir, daí a necessidade se se usar mais areia grossa e cascalho, para se substituir a ausência da brita.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 15998.0001)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade segregante que transmite às argamassas
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 15998.0001)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A transformação da cal virgem em cal hidratada ou a extinção da cal, ocorre pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal hidratada é mais conhecida e estudada pela propriedade segregante que transmite às argamassas
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
II, III e IV
I e IV
(Cód. de Cadastro 40263.00044)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em ita e o de uma rocha em ito, segundo a IMA International Mineralogical Association. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão rocha talcítica, que também não é utilizada.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.
I) As argilas podem ser encontradas junto com a extração de areia e devidamente separada das mesmas, onde foram depositadas por ventos e Chuvas.
II) Material natural, terroso, de baixa granulometria, com elevado teor de partículas com ? < 2 ?m, que apresentam plasticidade quando em contato com água.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV) A argila vermelha, na sua composição química, tem menor teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I, III e IV
II e IV
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
(Cód. de Cadastro 23927.00046)Aglomerante são utilizados na confecção de massas, misturas e ligas aplicadas na construção civil, e variam de acordo com a sua necessidade. Sobre aglomerantes considere as afirmações abaixo.
I) De um modo geral, os aglomerantes usuais utilizados em construção tem comportamento satisfatório em meios alcalinos, não resistindo, porém, ao ataque de meios ácidos. Os aglomerantes resistentes aos ácidos são geralmente produtos orgânicos como resinas e plásticos entre eles as resinas furan, resinas fenólicas, resinas epóxi, etc.
II) Cimento sorel é uma mistura de magnésia calcina, cloreto de zinco e óxido de zinco com cloreto de magnésia. Esse cimento da pega em menos de 24 horas, isso dependendo dos elementos constituintes e endurece completamente antes de 4 meses, o resultado é bastante satisfatório não sofre deterioração se lavado frequentemente, porem não resiste muito bem a abrasão.
III) Os principais materiais aglomerantes utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento.
IV) Resinas epóxi derivam do fenol e se destaca pela ótima propriedade de resistir ao calor sua aplicação é em locais que exigem altas temperaturas.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
Apenas a afirmativa III
II e IV
II, III e IV
I e III
(Cód. de Cadastro 14934.00080)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) Fim de pega: situação em que a pasta não experimenta mais nenhuma deformação em função de pequenas cargas e se torna um bloco rígido.
III) Falsa pega: o cimento assume dureza, mas com resistência insuficiente.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a liberação de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da hidratação, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV
(Cód. de Cadastro 17150.00078)Para que seja facilitada a aplicada das mais variadas tintas, é necessário que ela tenha em seus componentes algum material que facilite o transporte dela do recipiente ao substrato. Este material é o solvente. Em relação a ele, considere:
I) A tinta látex, muito conhecida no nosso dia-a-dia é uma emulsão aquosa e tem como solvente o thinner.
II) A tinta No VOC não usa solventes.
III) Os solventes embora sejam voláteis e deixam de fazer parte da pintura após evaporação, têm função importante na aplicação, no desempenho e na durabilidade.
IV) A tinta convencional tem uma quantidade bem maior de solvente que a tinta denominada autos sólidos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
II, III e IV
Apenas a afirmativa I
I, III e IV
II e IV